Concessão de subsídio do Fundo GHIT para desenvolver um teste de urina ultrassensível para tuberculose
Concessão de subsídio do Fundo GHIT para desenvolver um teste de urina ultrassensível para tuberculose
TÓQUIO--(BUSINESS WIRE)--A H.U. Group Holdings, Inc. e sua subsidiária de propriedade integral Fujirebio Holdings, Inc. anunciaram hoje que o Fundo Global Health Innovative Technology (GHIT) concedeu uma subvenção de cerca de US$ 4,5 milhões, com duração de dois anos, à Fluxus, Inc. (localização: Sunnyvale, Califórnia), subsidiária de propriedade integral da Fujirebio, para desenvolver um teste de urina ultrassensível para tuberculose no local de atendimento (POC). O teste fará uso da inovadora tecnologia de contagem de moléculas únicas da Fluxus, com potencial de ser utilizado em casos de tuberculose pulmonar e extrapulmonar em todas as populações de pacientes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)*1, até dois milhões de pessoas morrem de tuberculose a cada ano, que a torna uma das principais causas de morte por doenças infecciosas em todo o mundo. Os testes diagnósticos são geralmente realizados no escarro, um tipo de amostra difícil de coletar e que limita severamente os tipos de tuberculose e as populações de pacientes que podem ser testados. Um teste não baseado em escarro, sensível, preciso e acessível, é urgentemente necessário para reduzir a carga mundial da tuberculose.
O novo teste POC medirá a lipoarabinomanana (LAM), um biomarcador de tuberculose, na urina. A Fluxus possui atualmente um ensaio de LAM ultrassensível com protótipo em sua plataforma de análise de bancada*2. A subvenção do GHIT irá financiar o desenvolvimento para lançar o instrumento POC e a adaptação do ensaio LAM ao formato de teste POC. O trabalho será realizado pela Fluxus em parceria com a Rapid Research in Diagnostics Development (R2D2) para a TB Network, representada pelo Hospital Universitário de Heidelberg e pela Universidade Stanford e Centro de Saúde.
Esta subvenção permite que a Fujirebio contribua ainda mais para satisfazer as necessidades mundiais de saúde e oferecer melhorias essenciais no acesso à assistência médica.
*1 OMS. Relatório Mundial sobre Tuberculose 2023, publicado em 7 de novembro de 2023
*2 https://academic.oup.com/ofid/article/12/Supplement_1/ofae631.974/7987127#google_vignette
Sobre o Fundo Global Health Innovative Technology (GHIT)
O Fundo GHIT é um fundo de parceria público-privada (PPP) internacional com sede no Japão, formado entre o Governo do Japão, diversas empresas farmacêuticas, a Fundação Gates, a Wellcome e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Fundo GHIT investe e gerencia um portfólio de P&D em parcerias de desenvolvimento direcionadas ao combate de doenças negligenciadas, como malária, tuberculose e doenças tropicais negligenciadas, que afligem populações vulneráveis e carentes do mundo. Em cooperação com parceiros internacionais, o Fundo GHIT mobiliza a indústria, o âmbito acadêmico e os institutos de pesquisa japoneses, a fim de criar novos medicamentos, vacinas e diagnósticos para malária, tuberculose e doenças tropicais negligenciadas.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Contacts
Para mídia:
Seção de Relações Públicas, Departamento de Relações Públicas / Sustentabilidade
Tel.: +81-3-6279-0884
E-mail: pr@hugp.com
Para investidores e analistas:
Departamento de IR/SR
Tel.: +81-3-6279-0926
E-mail: ir@hugp.com