-

JSS: exportações de saquê cresceram de forma constante em 2025, atingindo um recorde de 81 mercados

TÓQUIO--(BUSINESS WIRE)--As exportações de saquê continuaram a expandir-se em 2025, tanto em valor como em volume, com destinos de exportação atingindo um recorde de 81 países e regiões. O valor das exportações aumentou 6% em relação ao ano anterior, para 45,9 bilhões de ienes, enquanto o volume das exportações aumentou 8%, para 33,55 milhões de litros (3,73 milhões de caixas com base em 9 litros), marcando o segundo maior desempenho de exportação já registrado. O preço médio de exportação por garrafa de 750 ml diminuiu 2% em relação ao ano anterior, para 1.026 ienes.

O valor das exportações quase dobrou desde 2020, e a CAGR nos últimos cinco anos atingiu 14%. Isso reforça a posição do saquê como uma categoria de alto crescimento globalmente.

A Ásia continuou sendo o maior destino de exportação, com um valor total de 28,8 bilhões de ienes, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior e respondendo por 63% do valor total das exportações. A América do Norte registrou exportações de 12,4 bilhões de ienes, uma queda de 1% em relação ao ano anterior, tornando-se a única região a ficar abaixo do nível do ano anterior. Embora o valor atual das exportações continue modesto, a América Latina continuou a crescer, quadruplicando em tamanho desde 2020 e expandindo os países de destino para 10.

A China foi o maior país de destino, com as exportações atingindo 13,3 bilhões de ienes, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, as exportações para os Estados Unidos diminuíram 3% em relação ao ano anterior, para 11 bilhões de ienes, refletindo uma desaceleração no segundo semestre do ano. Entre os principais mercados de exportação, a Coreia do Sul registrou um crescimento particularmente forte, com o valor das exportações aumentando 17% em relação ao ano anterior, para 4,4 bilhões de ienes — 4,5 vezes maior do que em 2020. Embora o preço médio unitário das exportações da Coreia do Sul permaneça abaixo da média, ele continuou a subir de forma constante.

Comentando esse crescimento, Hitoshi Utsunomiya, diretor da Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS), citou o aumento do interesse internacional após o registro, em 2024, dos conhecimentos e das técnicas tradicionais de produção de saquê com o uso do mofo koji como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. Ele também destacou o fortalecimento das iniciativas de promoção e educação, incluindo a participação em feiras internacionais, eventos relacionados à Expo e programas educacionais realizados em conjunto com a Association de la Sommellerie Internationale.

Olhando para o futuro, a JSS continuará a reforçar as suas atividades não só nos mercados já estabelecidos, mas também em regiões emergentes como a Europa Central e Oriental e a América Latina. Por meio de iniciativas que enfatizam o potencial de harmonização do sake, o seu valor experiencial e a sua importância cultural, a JSS pretende comunicar ainda mais o encanto do sake aos consumidores em todas as partes do mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

More News From Japan Sake and Shochu Makers Association

Associação de Fabricantes de Saquê e Shochu do Japão: especialistas globais em bebidas exploram o saquê, o shochu Honkaku e a cultura Awamori do Japão

TÓQUIO--(BUSINESS WIRE)--A Associação de Fabricantes de Saquê e Shochu do Japão (em inglês, Japan Sake and Shochu Makers Association – JSS) está organizando uma excursão especial convidando os principais profissionais dos setores globais de vinhos e bares para explorar a profundidade e a herança da cultura japonesa de saquê, honkaku shochu e awamori. Esse programa exclusivo oferece uma experiência em primeira mão das técnicas tradicionais de fabricação de cerveja e destilação do Japão, que fora...

Japan Sake and Shochu Makers Association anuncia dados das exportações de saquê de 2024: recorde de exportações para 80 países, aumento de 6% em relação ao ano anterior (YoY)

TÓQUIO--(BUSINESS WIRE)--Desempenho da exportação de saquê de 2024 A Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) divulgou os dados das exportações de saquê de 2024. O valor total das exportações atingiu JPY 43,5 bilhões, um aumento de +6% em relação ao ano anterior, com 3,45 milhões de caixas (o equivalente a 9L) enviadas para um número recorde de 80 países. Desde 2020, o valor das exportações cresceu 1,8 vezes, o preço médio unitário aumentou 1,3 vezes e o número de destinos de exportação a...

Japan Sake and Shochu Makers Association realiza jantar de harmonização com MOFs em Lyon

LYON, França--(BUSINESS WIRE)--A Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS), em colaboração com a Union de la Sommellerie Française, organizou um jantar no Institute Lyfe (antigo Paul Bocuse Institute) em Lyon (França) no dia 19 de fevereiro, às 19h. Sete sommeliers detentores do título “Meilleur Ouvrier de France” (MOF), um prêmio concedido a artesãos com habilidades avançadas considerados dignos sucessores da cultura francesa, mostraram sua experiência ao combinar o saquê com a culinária...
Back to Newsroom