-

Japan Sake and Shochu Makers Association anuncia dados das exportações de saquê de 2024: recorde de exportações para 80 países, aumento de 6% em relação ao ano anterior (YoY)

TÓQUIO--(BUSINESS WIRE)--Desempenho da exportação de saquê de 2024

A Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) divulgou os dados das exportações de saquê de 2024. O valor total das exportações atingiu JPY 43,5 bilhões, um aumento de +6% em relação ao ano anterior, com 3,45 milhões de caixas (o equivalente a 9L) enviadas para um número recorde de 80 países. Desde 2020, o valor das exportações cresceu 1,8 vezes, o preço médio unitário aumentou 1,3 vezes e o número de destinos de exportação aumentou em 19. Nos últimos cinco anos, os mercados de saquê premium tiveram um crescimento considerável.

Em termos regionais, a Ásia foi responsável por 61% do valor total das exportações, mas houve um pequeno declínio YoY. No entanto, a Coreia do Sul registrou um crescimento significativo de 29%, enquanto a Tailândia e a Malásia também tiveram um bom desempenho. A América do Norte apresentou um aumento de 27%, impulsionado pela adoção de restaurantes finos. A Europa Ocidental cresceu 18% YoY, uma expansão de 2,5 vezes em cinco anos devido às colaborações da indústria do vinho. A expansão dos Reino Unido e da França, em particular, foi de aproximadamente três vezes e 2,6 vezes, respectivamente.

Principais iniciativas e perspectivas futuras do JSS para 2024

Para aumentar a conscientização global sobre o saquê, a JSS fortaleceu parcerias com a Association de la Sommellerie Internationale (ASI) e a Union de la Sommellerie Française (UDSF). Em 2024, a JSS realizou uma oficina masterclass no ASI Boot Camp, na Espanha, para educar jovens sommeliers sobre o saquê. A JSS participou de feiras internacionais, como a ProWein, a ProWine São Paulo e a Warsaw Wine Experience, para expandir os canais de distribuição.

Um marco importante em 2024 foi a inclusão do saquê na tarefa de serviço das finais do Concurso ASI Melhor Sommelier da Europa, África e Oriente Médio 2024, o que aumentou o seu reconhecimento entre os sommeliers. Além disso, o registro de "Conhecimento e habilidades tradicionais de fabricação de saquê com molde koji no Japão" como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em dezembro de 2024 impulsionou a presença global do saquê. Em 2025, a JSS pretende acelerar a expansão para a América Latina, Europa Oriental e Sudeste Asiático para impulsionar ainda mais o crescimento das exportações.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

More News From Japan Sake and Shochu Makers Association

Associação de Fabricantes de Saquê e Shochu do Japão: especialistas globais em bebidas exploram o saquê, o shochu Honkaku e a cultura Awamori do Japão

TÓQUIO--(BUSINESS WIRE)--A Associação de Fabricantes de Saquê e Shochu do Japão (em inglês, Japan Sake and Shochu Makers Association – JSS) está organizando uma excursão especial convidando os principais profissionais dos setores globais de vinhos e bares para explorar a profundidade e a herança da cultura japonesa de saquê, honkaku shochu e awamori. Esse programa exclusivo oferece uma experiência em primeira mão das técnicas tradicionais de fabricação de cerveja e destilação do Japão, que fora...

Japan Sake and Shochu Makers Association realiza jantar de harmonização com MOFs em Lyon

LYON, França--(BUSINESS WIRE)--A Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS), em colaboração com a Union de la Sommellerie Française, organizou um jantar no Institute Lyfe (antigo Paul Bocuse Institute) em Lyon (França) no dia 19 de fevereiro, às 19h. Sete sommeliers detentores do título “Meilleur Ouvrier de France” (MOF), um prêmio concedido a artesãos com habilidades avançadas considerados dignos sucessores da cultura francesa, mostraram sua experiência ao combinar o saquê com a culinária...
Back to Newsroom