-

Europa lança computador quântico Euro-Q-Exa na Alemanha, intensificando a infraestrutura digital soberana

  • O Euro-Q-Exa irá atender a comunidade científica e a indústria na Alemanha e na Europa, permitindo pesquisa quântica prática e desenvolvimento de aplicações dentro do ecossistema de computação de alto desempenho (HPC) europeu.
  • Instalado, hospedado e operado no Centro de Supercomputação Leibniz (LRZ), garante controle local, conhecimento operacional e desenvolvimento de capacidades a longo prazo.
  • Desenvolvido pela IQM Quantum Computers usando sua plataforma Radiance, projetado para permitir que instituições construam, operem e evoluam sua própria capacidade quântica. Criado para integração profunda com computação de alto desempenho, suportando fluxos de trabalho híbridos quântico-HPC escaláveis.
  • Cofinanciado pela EuroHPC Joint Undertaking, pelo Ministério Federal Alemão de Pesquisa, Tecnologia e Espaço (BMFTR) e pelo Ministério Estadual de Ciência e Artes da Baviera (StWK).

MUNIQUE, Alemanha--(BUSINESS WIRE)--O Euro-Q-Exa, o primeiro computador quântico do projeto EuroHPC Joint Undertaking implantado na Alemanha, foi apresentado no Centro de Supercomputação Leibniz (LRZ) em Garching, Munique.

A implementação representa um passo significativo no esforço da Europa para gerar capacidade quântica a longo prazo como parte de sua infraestrutura digital soberana, junto com computação de alto desempenho (HPC) de ponta.

Instalado, hospedado e operado no LRZ, o Euro-Q-Exa foi projetado não apenas para fornecer acesso à computação quântica, mas também para permitir que pesquisadores europeus criem, operem e ampliem recursos quânticos localmente. Ao integrar o sistema a um ambiente HPC já estabelecido, ele apoia o desenvolvimento de experiência prática, conhecimento operacional e capacidade de pesquisa sustentável na Europa.

O projeto Euro-Q-Exa fortalece o ecossistema quântico da Europa ao possibilitar:

  • Desenvolvimento de capacidades locais – Os pesquisadores operam, mantêm e aprimoram o sistema diretamente, desenvolvendo conhecimento prático em vez de depender de acesso remoto e insensível.
  • Criação e retenção de propriedade intelectual europeia – Algoritmos, fluxos de trabalho e aplicações desenvolvidos no Euro-Q-Exa permanecem dentro das instituições europeias, apoiando a criação de valor científico e industrial a longo prazo.
  • Integração profunda de HPC e computação quântica – A estreita integração com a infraestrutura de supercomputação do LRZ possibilita fluxos de trabalho híbridos quântico-clássicos realistas e um progresso mais rápido da experimentação à aplicação.
  • Cooperação do ecossistema – Universidades, institutos de pesquisa e parceiros da indústria compartilham uma plataforma comum para testar casos de uso, treinar talentos e criar soluções interoperáveis.

O sistema está baseado na plataforma Radiance do IQM e conta com 54 qubits supercondutores. O Euro-Q-Exa será complementado por um segundo sistema, mais potente, com 150 qubits, até o fim de 2026, expandindo ainda mais a capacidade quântica operacional da Europa.

Ao integrar o Euro-Q-Exa diretamente no ambiente de supercomputação do LRZ, pesquisadores europeus podem desenvolver, testar e expandir aplicações híbridas de computação quântica e de alto desempenho (HPC) em áreas como pesquisa de doenças neurodegenerativas, farmacologia computacional e modelagem climática. Este enfoque permite que as tecnologias quânticas amadureçam em ambientes de pesquisa operacional e apoia sua transição para um uso científico e industrial sustentável.

O Euro-Q-Exa é um dos seis computadores quânticos que vêm sendo integrados aos centros de supercomputação mais avançados da Europa, junto com instalações na República Tcheca, França, Itália, Polônia e Espanha, reforçando a abordagem coordenada da Europa quanto à infraestrutura digital soberana.

Henna Virkkunen, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia para Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia: "Como o mercado quântico ainda está em desenvolvimento, a Comissão Europeia o está configurando ativamente: através do EuroHPC, e em conjunto com os Estados-Membros, já adquirimos e cofinanciamos os seis primeiros sistemas quânticos europeus. Quatro estão operacionais e outros dois estão em processo de licitação. Isto demonstra claramente o compromisso da Europa em desenvolver capacidade quântica soberana em nosso próprio continente. O Centro de Supercomputação Leibniz é um exemplo concreto desta ambição em ação. Ele mostra como podemos apoiar e expandir com sucesso provedores europeus líderes, como o IQM, que estão na vanguarda da inovação quântica. Ao ancorar estes sistemas na Europa, fortalecemos nossa base industrial e garantimos que tecnologias estratégicas sejam desenvolvidas e implantadas na Europa, para a Europa. Com o novo sistema, e sua substancial atualização planejada para o início de 2027, já viabilizamos computações quânticas complexas hoje. Isto não é uma promessa distante; é uma realidade operacional."

Markus Blume, Ministro de Estado de Ciência e das Artes da Baviera: "O primeiro computador quântico europeu da Alemanha está sendo instalado no Centro de Supercomputação Leibniz, na Baviera, o que não é coincidência, mas sim resultado do nosso forte ecossistema de alta tecnologia. O fato é que o Euro-Q-Exa é muito mais do que apenas um novo computador. Ele representa a soberania tecnológica e nossa ambição de desenvolver nossa própria infraestrutura digital. No maior campus de pesquisa da Alemanha, em Garching, um polo vibrante de ideias europeias, combinamos computação quântica, supercomputação e inteligência artificial para criar novas dimensões na computação. É precisamente por isto que também nos candidatamos para sediar uma gigafábrica de IA. Projetos como este demonstram a prontidão da Baviera em assumir a responsabilidade pelo futuro digital da Europa. Garching vem enviando um sinal forte: é aqui que os recursos computacionais que viabilizam a inovação e intensificam nossas capacidades tecnológicas são criados; é aqui que o futuro não está apenas é concebido, mas também calculado."

Anders Dam Jansen, Diretor Executivo da EuroHPC Joint Undertaking: "A inauguração do Euro-Q-Exa representa mais um marco em nossa jornada rumo a uma infraestrutura de computação quântica europeia de classe mundial. Este novo sistema quântico EuroHPC reforça nosso compromisso de prover aos pesquisadores, à indústria e ao setor público recursos computacionais de ponta, fomentando a inovação e a soberania tecnológica em toda a Europa."

Prof. Dieter Kranzlmüller, Presidente do Conselho Administrativo do LRZ: "Com o Euro-Q-Exa, combinamos pontos fortes da computação quântica e da supercomputação. Isto oferece aos pesquisadores a oportunidade de testar novos enfoques e implementar cálculos inovadores, abrindo novas dimensões científicas com o uso da tecnologia europeia. Aqui no LRZ, estamos na expectativa de embarcar em projetos de pesquisa promissores e obter novos conhecimentos."

Dr. Jan Goetz, Diretor Executivo da IQM Quantum Computers: "Os países que detêm a propriedade de sua infraestrutura quântica aberta, e não apenas o acesso à nuvem, estarão na vanguarda. A Europa vem construindo neste sentido: sistemas operados localmente, educação de nova geração, integração híbrida de HPC e a experiência institucional que só é obtida com a propriedade."

Sobre a IQM Quantum Computers:

A IQM é líder mundial em computadores quânticos supercondutores. A IQM fornece tanto computadores quânticos completos para instalação local como uma plataforma em nuvem para acesso a seus sistemas. Os clientes da IQM incluem importantes centros de computação de alto desempenho, laboratórios de pesquisa, universidades e empresas que necessitam de acesso completo a hardware e software quânticos. A IQM possui mais de 300 funcionários, com sede na Finlândia e presença internacional na França, Alemanha, Itália, Japão, Polônia, Espanha, Singapura, Coreia do Sul e EUA.

Sobre o Centro de Supercomputação Leibniz (LRZ):

Durante mais de 60 anos, o Centro de Supercomputação Leibniz (LRZ) é um dos principais centros de computação de alto desempenho da Europa, proporcionando infraestrutura digital avançada para uma ampla comunidade científica em diversas disciplinas, incluindo engenharia, ciências da vida, física e humanidades digitais. Localizado em Garching, perto de Munique, o LRZ opera sistemas de supercomputação em escala nacional e europeia, oferecendo suporte aos usuários com profundo conhecimento em desenvolvimento de aplicações de HPC, portabilidade e escalabilidade. O LRZ vem moldando ativamente o futuro da infraestrutura digital e integrando tecnologias emergentes, incluindo a computação quântica.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Contato com a mídia:
E-mail: press@meetiqm.com
Cel.: +358504790845
www.meetiqm.com

More News From IQM Quantum Computers

IQM Quantum Computers designa Jan Goetz como Diretor Executivo único para liderar próxima fase de crescimento mundial

ESPOO, Finlândia--(BUSINESS WIRE)--A IQM Quantum Computers, líder mundial em computadores quânticos supercondutores de sequenciamento completo, anunciou hoje a transição de sua estrutura com co-diretor executivo para um modelo com um único diretor executivo. O cofundador e atual co-diretor executivo, Dr. Jan Goetz, se torna o único diretor executivo a partir de 1o de janeiro, seguindo uma resolução aprovada pelo conselho da IQM, com o Dr. Søren Hein sendo designado Diretor de Operações e Vice-D...

A CESGA da Espanha seleciona a IQM e a Telefónica para implantar infraestrutura avançada de computação quântica

SANTIAGO DE COMPOSTELA, Espanha--(BUSINESS WIRE)--A IQM Quantum Computers, líder global em computadores implantados no local, e a Telefónica, provedora global de telecomunicações, uniram forças para assinar um contrato de compra com o Centro de Supercomputação da Galícia (CESGA, na sigla em espanhol) para instalar dois computadores quânticos full-stack na Espanha. Nos termos do acordo, a IQM fornecerá e instalará um IQM Radiance de 54 qubits, projetado para integração em centros de computação d...

IQM investirá mais de € 40 milhões para expandir instalações de produção na Finlândia, acelerar inovação e impulsionar crescimento

ESPOO, Finlândia--(BUSINESS WIRE)--IQM Quantum Computers, líder global em computadores quânticos supercondutores, anunciou hoje um investimento superior a € 40 milhões para expandir suas instalações de produção de última geração na Finlândia. Essa expansão estratégica acelerará o desenvolvimento, a fabricação e o teste de unidades de processamento quântico avançadas e a montagem de computadores quânticos, abrindo caminho para sistemas quânticos escaláveis e com correção de erros que impulsionar...
Back to Newsroom