-

Conexões, sabores regionais e experiências luxuosas predominam no Bacardi Cocktail Trends Report para o ano de 2026

Resultados deste ano destacam uma tendência para momentos mais significativos, pequenos prazeres e experiências de coquetéis que contam histórias

HAMILTON, Bermudas--(BUSINESS WIRE)--As cinco tendências definidoras que devem remodelar a cultura de coquetéis e a indústria de bebidas destiladas em 2026 são destacadas no sétimo Bacardi Cocktail Trends Report (Relatório Anual de Tendências de Coquetéis da Bacardi). O relatório, publicado pela Bacardi Limited, a maior empresa privada internacional de bebidas destiladas, em colaboração com o The Future Laboratory (TFL), combina dados de estudos realizados pela Bacardi e por terceiros, pesquisas com consumidores, entrevistas com bartenders e previsões de tendências do TFL para desvendar as forças que devem influenciar as experiências com coquetéis, a inovação em sabores e a cultura de consumo de bebidas no próximo ano. O relatório ainda revela quais coquetéis devem se destacar em popularidade em 2026, além das tendências para consumidores mais jovens em idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas.

“A geração Z não diminuiu o consumo de álcool; simplesmente, começou a beber mais cedo, em menor quantidade e com maior propósito”, afirma Sean Kerry, vice-presidente global para o segmento On-Trade da Bacardi. “No mundo inteiro, observamos uma tendência para momentos de consumo de bebidas mais significativos, seja por meio de encontros pessoais com amigos, descoberta de sabores profundamente enraizados na cultura local ou a adoção de novas formas de expressão criativa por meio de coquetéis.”

"Os clientes estão migrando do anseio por experiências personalizadas para o cultivo de conexões. O pêndulo oscilou entre a conveniência digital e a criatividade humana, com a indústria de bebidas posicionando-se no núcleo dessa mudança”, diz Martin Raymond, cofundador do The Future Laboratory. “Em 2026, o valor não será determinado pela escassez ou pelo status, mas pela profundidade: a origem dos ingredientes, as histórias por trás dos serviços e a habilidade de transformar um momento em um significado especial.”

Essas são as macrotendências que devem definir a indústria de bebidas destiladas em 2026:

1. SOCIEDADE DA TARDE

O happy hour vivencia um renascimento cultural, à medida que os prazeres do início do dia substituem os excessos noturnos. A emergência dos "daycaps" (bebidas apreciadas ao fim do dia de trabalho para encerrar o expediente) sinaliza uma transição para microcelebrações que se ajustam às rotinas modernas. Em todas as regiões, pessoas saem mais cedo à noite para beber, comer e socializar. Claramente, os consumidores mais jovens de bebidas alcoólicas de baixo teor calórico estão à frente dessa mudança, com mais da metade dos franceses (51%) e mais de um terço dos americanos (34%) alterando suas rotinas para iniciar as noites mais cedo, conforme a Pesquisa Global de Consumidores da Bacardi (GCS). A ingestão de bebidas alcoólicas durante o dia gira em torno da cultura do Spritz, de coquetéis que variam de acordo com o humor e de porções reduzidas que exploram a economia dos doces. Não se trata de uma fuga; é uma mudança de ritmo e novas rotinas prazerosas que se ajustem à sua energia e à sua agenda.

2. CONEXÃO DE RENATURALIZAÇÃO

Conforme a vida social se reequilibra, distanciando-se da constante conectividade, os consumidores de bebidas alcoólicas buscam experiências intencionais e offline que valorizem a presença ao invés do desempenho. Com 84% dos consumidores declarando que a tecnologia diminuiu a proximidade nas interações sociais, bares e marcas estão promovendo momentos compartilhados e analógicos que resgatam a sensação de humanidade, como encontros sem telas, serviços compartilhados, entretenimento analógico e rituais que estimulam diálogos autênticos. Desde as experiências de degustação de martinis até encontros em escala reduzida, a "conexão de renaturalização" reflete o anseio do consumidor por desacelerar, reencontrar-se consigo mesmo e redescobrir a magia social de desfrutar de um coquetel juntos.

3. A NOVA CULTURA LOCAL

À medida que as condições de comércio e a transparência remodelam o setor, os bares evoluem para verdadeiros laboratórios de sabor local, aproveitando microfazendas, ecologias regionais e experimentação científica para desbravar um novo futuro para a coquetelaria. Este movimento não tem como objetivo substituir bebidas de renome internacional, mas sim elevá-las por meio de ingredientes, acompanhamentos e toques de sabor de origem local, que enraízam cada bebida em seu contexto. Aqui, cada gole representa tanto o terroir (conjunto de características de um lugar) e a técnica quanto a transparência – atendendo às novas preferências do consumidor que deseja saborear não apenas o sabor, mas também o lugar e o processo por trás dele. De fato, três quartos (77%) verificam os rótulos que indicam a procedência dos ingredientes, buscando aqueles de origem local.

4. O IP DA EXPERIÊNCIA LÍQUIDA

Os coquetéis e as marcas de bebidas deixaram de ser meros recipientes para uma experiência gustativa e estão se tornando experiências de estilo de vida completas, que combinam moda, música, design, viagens e esportes em identidades culturais coesas. A geração Z e os millennials optam por marcas que refletem sua identidade e 70% das pessoas que discutem o assunto concordam que o envolvimento emocional estimula a lealdade. Bares e marcas estão reagindo com universos de coquetéis imersivos, personagens de bebidas, harmonizações com playlists, menus itinerantes pop-up e elementos sensoriais personalizados, como odores, sons e contação de histórias. Em 2026, um coquetel não significa apenas um pedido; ele é vivenciado, colecionado e seguido como uma marca criadora.

5. MIXOLOGIA DO QUANTO MAIS MELHOR

Após um longo período de minimalismo e de "luxo discreto", o maximalismo está de volta aos bares com coquetéis impressionantes, cheios de sofisticação e teatralidade. Mais de três quartos dos participantes do Bacardi GCS (76%) valorizam experiências memoráveis e marcantes, à medida que os estabelecimentos de bebidas passam a incorporar pérolas comestíveis, enfeites metálicos, camadas de sabores em evolução, apresentações com fogo e copos de alta qualidade. Ambientes luxuosos e extravagantes — de Dubai a Las Vegas — comprovam que o design deliberadamente excessivo e a opulência sem remorso estão em alta. Em um mundo que ainda se recupera do esgotamento, as pessoas buscam mais do que uma simples bebida, elas desejam um momento.

No cenário global, os 10 coquetéis mais populares em 2026 serão:

  1. Margarita
  2. Mojito
  3. Piña Colada
  4. Rum e Coca-Cola®
  5. Whisky e Coca-Cola®
  6. Spritz
  7. Vodka Lemonade
  8. Vodka Soda (vodca com refrigerante)
  9. Gim-tônica
  10. Coquetel Dry Martini

Faça o download do relatório completo 2026 Bacardi Cocktail Trends e do ​​infográfico.

Sobre a Bacardi Limited

A Bacardi Limited, a maior empresa internacional privada de bebidas destiladas do mundo, produz, comercializa e distribui bebidas destiladas e vinhos. O portfólio da Bacardi Limited abrange mais de 200 marcas e rótulos, incluindo o rum BACARDÍ®, a tequila PATRÓN®, a vodca GREY GOOSE®, o uísque escocês DEWAR’S® Blended, o gim BOMBAY SAPPHIRE®, o vermute e os vinhos espumantes MARTINI®, a tequila 100% agave azul CAZADORES® e outras marcas líderes e emergentes, incluindo o conhaque D’USSÉ®, o uísque americano puro ANGEL’S ENVY® e o licor de flor de sabugueiro ST-GERMAIN®. Fundada há mais de 162 anos em Santiago de Cuba, a Bacardi Limited, uma empresa familiar, emprega atualmente mais de 8.000 pessoas, opera unidades de produção em 10 países e territórios e vende suas marcas em mais de 160 mercados. Bacardi Limited refere-se ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited. Acesse http://www.bacardilimited.com ou siga-nos no LinkedIn e Instagram.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Jessica Merz, vice-presidente de Comunicações Corporativas Globais, jmerz@bacardi.com

Bacardi Limited



Contacts

Jessica Merz, vice-presidente de Comunicações Corporativas Globais, jmerz@bacardi.com

More News From Bacardi Limited

O legado da Bacardi como um excelente ambiente de trabalho continua com a distinção da Forbes como uma das "Melhores Empregadoras do Mundo" em 2025

HAMILTON, Bermuda--(BUSINESS WIRE)--A Bacardi Limited está orgulhosa de, mais uma vez, conquistar um lugar na lista da Forbes das "Melhores Empregadoras do Mundo 2025", provando que excelentes pessoas e uma excelente cultura nunca saem de moda. A empresa familiar é presença recorrente na lista mundial, baseada em mais de 300.000 pesquisas independentes realizadas em mais de 50 países. Os participantes foram questionados se recomendariam uma empresa a familiares ou amigos e se a classificariam c...

Bacardi anuncia mudanças de liderança interna em organizações de pessoas e cadeias de fornecimento

HAMILTON, Bermuda--(BUSINESS WIRE)--A Bacardi Limited, a maior empresa privada internacional de bebidas destiladas do mundo, anunciou diversas mudanças internas, destacando o enfoque mundial da empresa para o desenvolvimento de liderança e o compromisso com o talento. Dave Ingram foi designado para a função de Diretor de Pessoal e Transformação Empresarial, responsável por entregar o próximo capítulo na criação de uma organização preparada para o futuro. Neste cargo, Dave continuará priorizando...

Sabores inteligentes, artesanato culinário e modismos da cultura pop redefinem os hábitos de consumo, segundo o Bacardi Cocktail Trends Report 2025

HAMILTON, Bermudas--(BUSINESS WIRE)--A Bacardi Limited, a maior empresa internacional privada de bebidas alcoólicas do mundo, publicou o seu sexto relatório anual, o Bacardi Cocktail Trends Report, que identifica cinco tendências principais que devem reinventar a cultura dos coquetéis e a indústria de bebidas alcoólicas em 2025. O relatório, criado em parceria com o The Future Laboratory (TFL), baseia-se em dados de pesquisas externas e lideradas pela Bacardi, pesquisas do consumidor, entrevist...
Back to Newsroom