-

Cemvita Alcança Marcos Importantes no Desenvolvimento do FermOil™ e FermNPK™, Acelerando o Caminho para FID da Primeira Planta Comercial no Brasil

HOUSTON--(BUSINESS WIRE)--A Cemvita, pioneira em biotecnologia industrial, anunciou hoje dois avanços importantes que reforçam sua liderança na construção de uma bioeconomia verdadeiramente circular.

Primeiramente, a empresa aumentou com sucesso a produtividade do bioprocesso de seu microrganismo proprietário produtor de FermOil™, atingindo esse marco de desempenho pelo menos seis meses antes do previsto. Essa melhoria — alcançada utilizando glicerol bruto proveniente de indústrias de biodiesel — fortalece significativamente a viabilidade econômica e a escalabilidade do FermWorks™, a planta comercial de biomanufatura da Cemvita.

“Esse marco de produtividade é uma grande parte de como continuamos tornando a biotecnologia industrial mais barata e mais rápida,” disse Moji Karimi, CEO e Cofundador da Cemvita. “Tenho muito orgulho da nossa equipe por realizar o que muitos achavam impossível — e certamente não tão rápido.”

Paralelamente, os mais recentes resultados de testes independentes para o FermNPK™, o co-produto bioestimulante do solo, revelam propriedades excepcionais para a saúde e regeneração do solo. Isso inclui não apenas os nutrientes tradicionais como nitrogênio, fósforo e potássio, mas também micronutrientes e compostos orgânicos complexos que são fundamentais para a manutenção de um microbioma saudável do solo. Isso posiciona o FermNPK™ como uma importante solução para a agricultura de precisão de cultivos orgânicos e de alto valor, bem como um insumo orgânico rico para regenerar solos degradados e desérticos.

Como parte do seu compromisso com a sustentabilidade planetária, a Cemvita adota o arcabouço dos limites planetários para orientar o desenvolvimento de seus produtos — indo além da intensidade de carbono para também reduzir o uso da terra, a pegada hídrica e a perda de biodiversidade.

O FermNPK™ desempenha um papel vital na agricultura regenerativa, não apenas fornecendo nutrientes essenciais como nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes, mas também enriquecendo o solo com compostos orgânicos complexos como carboidratos e proteínas. Esses elementos apoiam a vida microbiana do solo, aumentam a biodiversidade e ajudam a restaurar solos degradados e desérticos em áreas férteis. O FermNPK™ substitui fertilizantes sintéticos ao mesmo tempo que promove ecossistemas mais saudáveis e resilientes.

Paralelamente, o FermOil™ fornece uma matéria-prima alternativa de baixo carbono para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), derivada de fluxos de resíduos industriais como o glicerol bruto. Ele elimina a necessidade de terras cultiváveis ou água doce — abordando duas das principais limitações na produção de combustível sustentável.

Juntos, esses produtos formam a base da plataforma de valorização de resíduos da Cemvita e estão bem posicionados para se qualificar para uma ampla gama de incentivos sustentáveis, incluindo créditos fiscais para SAF (45Z, 40B), participação em mercados de carbono, subsídios para biofertilizantes e mecanismos de financiamento baseados na natureza em regiões estratégicas ao redor do mundo.

“O compromisso da Cemvita com a sustentabilidade é moldado, em grande parte, pela liderança de nossa Diretora de Ciência e Sustentabilidade,” disse Tara Karimi. “Quando falamos de sustentabilidade na Cemvita, não paramos no carbono. Nossos produtos são desenvolvidos com todo o planeta em mente — desde os microrganismos que projetamos até os ecossistemas que buscamos restaurar. Esse é o poder da biologia quando bem aplicada.”

“Esses resultados reforçam a força da nossa plataforma,” disse Marcio Silva, CTO da Cemvita. “Cada átomo de carbono que alimentamos no nosso processo é convertido em produtos químicos verdes valiosos — seja combustível, biofertilizante para o solo ou matéria-prima para a fabricação de diversos compostos com inúmeras aplicações industriais. Isso é o que chamamos de uma verdadeira bioeconomia circular.”

O progresso combinado no FermOil™ e no FermNPK™ não apenas reduz ainda mais os riscos do projeto FermWorks™, como também sinaliza a viabilidade de um novo modelo de biomanufatura industrial em escala, com base na valorização de resíduos. Com o apoio de parceiros estratégicos nos setores de energia, agricultura e finanças, a Cemvita continua a liderar o que é possível em produção sustentável.

Sobre a Cemvita

A Cemvita aproveita o poder da biologia sintética para transformar resíduos de carbono em produtos bio-based de alto valor. Ao reinventar o desperdício como recurso, a Cemvita produz óleos sustentáveis, biofertilizantes de alto valor e outros produtos químicos essenciais para indústrias que vão da aviação ao cuidado pessoal. Com a missão de liderar a transição para uma bioeconomia circular, a Cemvita faz parcerias com empresas globais para oferecer soluções inovadoras que enfrentam os desafios climáticos e abrem caminho para um futuro sustentável. Para mais informações, visite www.cemvita.com.

Cemvita


Release Versions

More News From Cemvita

Cemvita acelera o avanço comercial com aquisição de tecnologia complementar e contratação sênior no Brasil

HOUSTON--(BUSINESS WIRE)--A Cemvita, líder em biotecnologia industrial que está construindo uma bioeconomia circular em escala, anuncia hoje duas medidas práticas que fortalecem de forma significativa sua capacidade de converter resultados validados em laboratório em desempenho industrial escalavel e confiável: a aquisição de tecnologia complementar, que expande portfólio de propriedade intelectual (IP) e a nomeação de Luciano Zamberlan como Vice-Presidente de Operações, baseado no Brasil. Essa...

CEMVITA ASSINA ACORDO COM O GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL PARA INSTALAR PLANTA INDUSTRIAL NO SUL DO BRASIL

PORTO ALEGRE, Brasil--(BUSINESS WIRE)--A Cemvita, empresa norte-americana de biotecnologia industrial, assinou hoje um termo de engajamento com a Invest RS, formalizando seu plano de construir uma unidade no Rio Grande do Sul, Brasil, para a produção de FermOil™. Esse óleo sustentável será utilizado como matéria-prima para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). A planta também produzirá FermNPK™, um biofertilizante inovador que apoia a agricultura regenerativa. No início deste...

Cemvita e REMA iniciam parceria em Florianópolis para transformar resíduos orgânicos em matéria-prima para biotecnologia industrial

FLORIANÓPOLIS, Brasil--(BUSINESS WIRE)--Cemvita, empresa de referência global em biotecnologia industrial, anuncia o início de colaboração estratégica com o REMA, renomada instituição de pesquisa e desenvolvimento brasileira sediada em Florianópolis (núcleo vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC, desenvolve soluções ambientais e tecnológicas para desafios complexos nos setores industrial e agrícola com uma equipe multidisciplinar, atua nas áreas de Engenharia Ambiental, Autom...
Back to Newsroom