-

Cemvita e REMA iniciam parceria em Florianópolis para transformar resíduos orgânicos em matéria-prima para biotecnologia industrial

FLORIANÓPOLIS, Brasil--(BUSINESS WIRE)--Cemvita, empresa de referência global em biotecnologia industrial, anuncia o início de colaboração estratégica com o REMA, renomada instituição de pesquisa e desenvolvimento brasileira sediada em Florianópolis (núcleo vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC, desenvolve soluções ambientais e tecnológicas para desafios complexos nos setores industrial e agrícola com uma equipe multidisciplinar, atua nas áreas de Engenharia Ambiental, Automação, Química, Agronomia e Biotecnologia, oferecendo soluções inovadoras, eficientes e de baixo custo). A parceria visa fortalecer a plataforma da Cemvita para avaliação e aproveitamento de diferentes tipos de resíduos orgânicos como matéria-prima para a produção de óleo sustentável, reforçando o compromisso de ambas as organizações com o avanço da bioeconomia circular.

A colaboração amplia as iniciativas recentes da Cemvita no Brasil. Em janeiro de 2025, a empresa inaugurou sua subsidiária no país para contribuir com soluções energéticas sustentáveis e aproveitar o ambiente regulatório favorável, impulsionado pela Lei “Combustível do Futuro”, sancionada em 2024. A nova legislação incentiva a mistura de biodiesel e à adoção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF), totalmente alinhada à missão da Cemvita de transformar resíduos em recursos de valor.

Outro destaque é a parceria da Cemvita com a empresa de biocombustíveis Be8, anunciada no início de 2025, que foca na conversão de glicerina bruta — subproduto da produção de biodiesel — em matéria-prima de baixo carbono para SAF. A iniciativa exemplifica o compromisso da empresa em desenvolver soluções inovadoras para acelerar a descarbonização do setor de aviação.

O aproveitamento de resíduos como matéria-prima é essencial para um futuro mais sustentável. Ao transformar resíduos orgânicos em novos produtos, a tecnologia da Cemvita reduz a dependência de óleos fósseis, assim como vegetais como o de soja, palma, etc, minimizando impactos ambientais e impulsionando uma economia circular, na qual o resíduo é reimaginado como fonte de valor. A abordagem também contribui diretamente para a produção de biocombustíveis e químicos sustentáveis, enfrentando de maneira eficaz os desafios de gestão de resíduos.

A liderança do Brasil na bioeconomia circular ganha ainda mais evidência com a realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá no país em novembro de 2025. O evento reforça o compromisso brasileiro com o desenvolvimento sustentável e posiciona o país como um polo global de inovação bioeconômica. As parcerias da Cemvita no Brasil estão totalmente alinhadas a esse movimento, impulsionando o avanço de tecnologias sustentáveis e contribuindo para as metas climáticas globais.

"Os professores Dr. Márcio Schneider e Dr. Admir Giachini, do REMA, e eu atuamos juntos há mais de duas décadas, com um histórico sólido de publicações e contribuições relevantes para a comunidade científica. Essa parceria de longa data reflete não apenas nossos laços profissionais, mas também o compromisso mútuo de impulsionar a ciência e a tecnologia rumo a um futuro mais sustentável", afirma Dr. Márcio Busi da Silva, CTO da Cemvita.

Firmar esta parceria com a REMA, em Florianópolis, representa um passo importante em nossa missão de transformar resíduos orgânicos em recursos de valor”, destaca Tara Karimi, Chefe de Ciência e Sustentabilidade da Cemvita. “Vamos unir expertises para ampliar as capacidades da nossa plataforma e utilizar diversas fontes de resíduos na produção de óleo sustentável, fortalecendo a bioeconomia circular no Brasil e mundial.”

Para saber mais sobre a Cemvita e suas iniciativas, acesse: www.cemvita.com.

Sobre a Cemvita

A Cemvita usa a biologia sintética para transformar emissões de carbono em produtos bio-manufaturados de alto valor. Ao reinventar o resíduo como recurso, a Cemvita produz óleos sustentáveis e outros químicos essenciais para indústrias que vão desde combustíveis de aviação a cosméticos. Com a missão de acelerar a transição para uma bioeconomia circular, a Cemvita desenvolve soluções inovadoras em parceria com grandes corporações globais, enfrentando os desafios climáticos e abrindo caminhos para um futuro sustentável.

Sobre o REMA

O REMA é uma instituição brasileira de pesquisa e desenvolvimento, com sede em Florianópolis, Santa Catarina, dedicada ao avanço de tecnologias sustentáveis e à promoção da inovação em gestão e remediação ambiental. Com projetos colaborativos e pesquisa interdisciplinar, o REMA vem contribuindo para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza, promovendo o crescimento da bioeconomia circular.

Cemvita


Release Versions

More News From Cemvita

Cemvita acelera o avanço comercial com aquisição de tecnologia complementar e contratação sênior no Brasil

HOUSTON--(BUSINESS WIRE)--A Cemvita, líder em biotecnologia industrial que está construindo uma bioeconomia circular em escala, anuncia hoje duas medidas práticas que fortalecem de forma significativa sua capacidade de converter resultados validados em laboratório em desempenho industrial escalavel e confiável: a aquisição de tecnologia complementar, que expande portfólio de propriedade intelectual (IP) e a nomeação de Luciano Zamberlan como Vice-Presidente de Operações, baseado no Brasil. Essa...

CEMVITA ASSINA ACORDO COM O GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL PARA INSTALAR PLANTA INDUSTRIAL NO SUL DO BRASIL

PORTO ALEGRE, Brasil--(BUSINESS WIRE)--A Cemvita, empresa norte-americana de biotecnologia industrial, assinou hoje um termo de engajamento com a Invest RS, formalizando seu plano de construir uma unidade no Rio Grande do Sul, Brasil, para a produção de FermOil™. Esse óleo sustentável será utilizado como matéria-prima para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). A planta também produzirá FermNPK™, um biofertilizante inovador que apoia a agricultura regenerativa. No início deste...

Cemvita Alcança Marcos Importantes no Desenvolvimento do FermOil™ e FermNPK™, Acelerando o Caminho para FID da Primeira Planta Comercial no Brasil

HOUSTON--(BUSINESS WIRE)--A Cemvita, pioneira em biotecnologia industrial, anunciou hoje dois avanços importantes que reforçam sua liderança na construção de uma bioeconomia verdadeiramente circular. Primeiramente, a empresa aumentou com sucesso a produtividade do bioprocesso de seu microrganismo proprietário produtor de FermOil™, atingindo esse marco de desempenho pelo menos seis meses antes do previsto. Essa melhoria — alcançada utilizando glicerol bruto proveniente de indústrias de biodiesel...
Back to Newsroom