Rum BACARDÍ® inaugura sistema para reduzir emissões de gases de efeito estufa em 50%

A maior destilaria de rum de alta qualidade do mundo lança novo sistema CHP como mais um marco rumo às ambições finais de zero emissão da empresa

Edwin Zayas, VP of Operations Bacardi Corporation (center left), with Puerto Rico Governor Pedro Pierluisi (center right) at the ribbon cutting ceremony for a new CHP system at the Bacardi rum distillery in Puerto Rico. (Photo: Business Wire)

CATAÑO, Porto Rico--()--Bacardi, a maior empresa privada internacional de bebidas destiladas, celebra hoje a inauguração de seu novo sistema Combined Heat & Power (CHP) em Porto Rico, que irá diminuir pela metade as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da emblemática marca de rum BACARDÍ. A Bacardi marcou a abertura com uma cerimônia de inauguração na maior destilaria de rum de alta qualidade do mundo, localizada em Cataño, Porto Rico.

O novo sistema CHP substitui óleo combustível pesado por gás propano, o que faz com que o local admita uma energia ainda mais limpa. O sistema irá gerar 100% da energia utilizada no campus incluindo a destilaria, escritórios e o centro de visitantes Casa BACARDÍ, um dos destinos turísticos mais visitados da ilha.

A redução de 50% nas emissões de GEE do rum BACARDÍ é um passo significativo na redução mundial das emissões da empresa familiar. Além do rum BACARDÍ, o portfólio de marcas de alta qualidade da Bacardi inclui tequila PATRÓN®, vodca GREY GOOSE®, uísque escocês Blended BOMBAY SAPPHIRE®, DEWAR’S® e muitas outras. A Bacardi está comprometida em reduzir 50% de suas emissões de GEE ao redor do mundo, em toda a empresa, até 2025.

"Na Bacardi, estamos comprometidos em diminuir nossas emissões de GEE, ao reduzir nosso consumo de energia e adotar o modo mais sustentável de energia onde produzimos nossas queridas marcas. Exploramos continuamente formas pelas quais podemos dar passos mais positivos rumo a nossa meta final de zero emissão em nossas unidades", disse Edwin Zayas, Vice-Presidente de Operações da Bacardi Corporation em Porto Rico. "Estamos orgulhosos do trabalho que estamos fazendo em Porto Rico e ao redor do mundo para sermos mais ecológicos e limpos com nossa energia."

Outras maneiras pelas quais a destilaria de rum BACARDÍ continua sendo pioneira e implementando novas práticas ambientais, incluem:

• A criação de biogás através da limpeza de águas residuais, que depois alimenta a destilação e gera eletricidade com mais de 60% da energia da destilaria gerada deste modo;
  • Um novo sistema de tratamento que ajuda a limpar o biogás e reduzir os impactos ambientais;
  • Recuperação de 95% do calor gerado durante a destilação para reduzir a energia necessária;
  • Desenvolvimento de um novo projeto para captar CO2 do processo de fermentação e fornecer o mesmo à indústria de espumantes da ilha;
  • Plantação e cultivo de jardins polinizadores para apoiar a vida selvagem local em Porto Rico. A Bacardi recebeu a certificação de conservação do Wildlife Habitat Council em reconhecimento a seu compromisso com a gestão ambiental, sendo recentemente recertificada pela terceira vez por seus esforços. Continua sendo a única iniciativa na ilha a possuir a certificação WHC;
  • Para celebrar seu 161º aniversário, a Bacardi irá plantar 161 coqueiros em Porto Rico este ano. As árvores irão ajudar a regenerar e proteger uma praia localizada perto da destilaria de rum BACARDÍ, uma área que sofreu danos significativos com furacões nos últimos anos.

A Bacardi Corporation, parte da Bacardi Limited, foi fundada em Porto Rico em 1936 e fabrica o rum "mais premiado do mundo" desde então. A atual destilaria, construída em 1958 em 127 hectares na cidade de Cataño, é a maior destilaria de rum de alta qualidade do mundo, conhecida como a "Catedral do Rum".

"Como empresa familiar, assumimos grande responsabilidade em proteger o legado das futuras gerações", acrescentou Magaly Feliciano, Diretora Global de Sustentabilidade. "O trabalho que estamos fazendo hoje irá ajudar a estabelecer um futuro mais sustentável à nossa população e ao planeta."

Como parte de seu programa de Responsabilidade Corporativa,Good Spirited, e em linha com as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Bacardi definiu uma série de metas, comprometida por atingir até 2025. Estas metas globais, somadas ao compromisso da empresa de ser 100% livre de plástico até 2030, incluem:

• Diminuição de 50% nas emissões de gases de efeito estufa nas unidades de produção da Bacardi;
  • Diminuição de 25% no consumo de água nas unidades de produção da Bacardi;
  • 100% das principais matérias-primas e embalagens provenientes de modo sustentável;
  • 100% das embalagens dos produtos sendo recicláveis;
  • 40% de conteúdo reciclado dos materiais de embalagens de produtos;
  • Zero resíduos em aterros em todas as unidades de produção da Bacardi.

Saiba mais sobre os compromissos de sustentabilidade ambiental da empresa, ao acessar: https://www.bacardilimited.com/esg/

Sobre a Bacardi Limited

Bacardi Limited, a maior empresa privada internacional de bebidas destiladas do mundo, produz e comercializa bebidas destiladas e vinhos reconhecidos a nível internacional. O portfólio de marcas da Bacardi Limited abrange mais de 200 marcas e rótulos, incluindo rum BACARDÍ®, vodca GREY GOOSE®, tequila PATRÓN®, uísque escocês Blended DEWAR'S®, gin BOMBAY SAPPHIRE®, vermute e vinhos espumantes MARTINI®, tequila azul de agave CAZADORES® 100% e outras marcas líderes e emergentes, incluindo o uísque escocês WILLIAM LAWSON'S®, o licor de flor de sabugueiro ST-GERMAIN® e a vodca ERISTOFF®. Fundada há mais de 161 anos em Santiago de Cuba, a Bacardi Limited, de propriedade familiar, emprega atualmente cerca de 9.000 pessoas, opera instalações de produção em 10 países e vende suas marcas em mais de 160 mercados. Bacardi Limited se refere ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited. Acesse www.bacardilimited.com ou siga-nos no LinkedIn ou Instagram.

Consultas de mídia:
Jessica Merz, Vice-Presidente de Comunicações Corporativas Globais, Bacardi, jmerz@bacardi.com

Consultas de mídia: