Nova tecnologia de simulação da Toshiba para desenvolvimento baseado em modelo reduz tempos de verificação para semicondutores automotivos em cerca de 90 por cento

Simulation results with the new technology (Graphic: Business Wire)

TÓQUIO--()--A Toshiba Electronic Devices & Storage Corporation (“Toshiba”) desenvolveu uma tecnologia de simulação de desenvolvimento baseado em modelo (model-based development, MBD) que reduz os tempos de verificação para semicondutores automotivos em cerca de 90 por cento.[1] A tecnologia permite que desenvolvedores de equipamentos automotivos avaliem rapidamente os projetos usando os semicondutores automotivos da Toshiba, ajudando a reduzir os tempos de desenvolvimento.

À medida que os veículos elétricos crescem em popularidade e os sistemas avançados de assistência ao motorista se tornam padrão, equipamentos automotivos estão se tornando cada vez mais avançados e complicados. O desenvolvimento baseado em modelo, uma metodologia de desenvolvimento que usa software para simular modelos e avaliar o desempenho em tempo real, está ajudando desenvolvedores de produtos a refinar processos de design complexos. Na indústria automobilística, o MBD contribui para os avanços do desenvolvimento ao avançar simultaneamente no projeto e na verificação antes de fazer protótipos.

O MBD separa as funções em blocos e verifica o comportamento total do veículo conectando cada bloco. Modelos de simulação detalhados que incluem o comportamento de semicondutores em blocos individuais são necessários para verificar o calor e a interferência eletromagnética (electromagnetic interference, EMI), parâmetros essenciais para avaliar o desempenho de equipamentos automotivos. No entanto, à medida que os modelos se tornam mais detalhados e precisos, os tempos de verificação aumentam.

A Toshiba deu uma boa olhada em sua atual tecnologia de avaliação e verificação para equipamentos automotivos. Sub-sistemas como direção assistida elétrica compreendem circuitos eletrônicos baseados em semicondutores que funcionam em microssegundos junto com componentes mecânicos, engrenagens e eixos, que funcionam em milissegundos. A tecnologia atual da Toshiba simula os circuitos eletrônicos e componentes mecânicos ao mesmo tempo, em uma base de microssegundos, mas isso resulta em um grande número de cálculos desnecessários e demorados nos componentes mecânicos. A tecnologia também é complicada porque adota o modelo SPICE – Programa de simulação com ênfase em circuito integrado – que define mais de 100 parâmetros para a simulação do comportamento de semicondutores.

A nova tecnologia de modelagem da Toshiba, “Accu-ROMTM”, calcula separadamente os circuitos eletrônicos e os componentes mecânicos. Primeiro ela verifica os componentes mecânicos, depois simplifica o modelo dos componentes mecânicos e, por fim, verifica o sistema total, incluindo seus circuitos elétricos. Essa abordagem elimina cálculos desnecessários. Na avaliação dos circuitos elétricos, o modelo gera automaticamente um modelo de circuito integrado de altíssima velocidade de linguagem de descrição de hardware-sinal misto analógico (VHDL-AMS) a partir do modelo SPICE. O modelo VHDL-AMS permite que a faixa de verificação seja limitada a parâmetros essenciais, como calor e ruído EMI, encurtando o tempo de verificação. Por exemplo, a verificação de um sistema de direção elétrica com a tecnologia atual da Toshiba leva 32 horas e 51 minutos, mas cai para 3 horas e 27 minutos[1] com a nova tecnologia.

A Toshiba usará a nova tecnologia para promover o desenvolvimento de semicondutores automotivos de alta dissipação de calor e baixo ruído e para fornecer a seus clientes um ambiente de desenvolvimento que facilita o uso dos produtos da Toshiba. Além das aplicações automotivas, a Toshiba usará a nova tecnologia em semicondutores para outras aplicações, como equipamentos industriais e eletrodomésticos.

Observação
[1] Tempos de verificação para simulação de circuitos inversores trifásicos em sistema de direção elétrica automotiva durante uma curva à direita com duração de seis segundos.

*Accu-ROM ™ é uma marca comercial da Toshiba Electronic Device & Storage Corporation.
*Todos os outros nomes de empresas, nomes de produtos e nomes de serviços podem ser marcas comerciais de suas respectivas empresas.

Sobre a Toshiba Electronic Devices & Storage Corporation
A Toshiba Electronic Devices & Storage Corporation, fornecedora líder de soluções avançadas de semicondutores e armazenamento, conta com mais de meio século de experiência e inovação para oferecer aos clientes e parceiros de negócios semicondutores discretos, LSIs de sistema e produtos HDD excepcionais.
Os 22.000 funcionários da empresa em todo o mundo compartilham a determinação para maximizar o valor do produto e promover uma colaboração próxima com os clientes na criação conjunta de valor e novos mercados. Com um faturamento anual que hoje supera 710 bilhões de ienes (US$ 6,5 bilhões), a Toshiba Electronic Devices & Storage Corporation espera construir e contribuir para um melhor futuro para as pessoas em todo o mundo.
Saiba mais em https://toshiba.semicon-storage.com/ap-en/company.html

Contato com a mídia:
Motohiro Ajioka
Grupo de comunicações corporativas e inteligência de mercado
Divisão de planejamento de negócios.
Toshiba Electronic Devices & Storage Corporation
semicon-NR-mailbox@ml.toshiba.co.jp

Contato com a mídia:
Motohiro Ajioka
Grupo de comunicações corporativas e inteligência de mercado
Divisão de planejamento de negócios.
Toshiba Electronic Devices & Storage Corporation
semicon-NR-mailbox@ml.toshiba.co.jp