Abionic lança a primeira testede gravidade Covid-19 para facilitar a triagem dos doentes

  • Em minutos após análise de uma amostra de sangue, a pontuação cSOFA oferece critérios médicos de gravidade da Covid-19 e probabilidade de deterioração clínica
  • A monitorização contínua da pontuação cSOFA permite aos profissionais de saúde com a ferramenta certa decidir se os doentes Covid-19 devem ser afectados a enfermarias gerais, unidades de cuidados intensivos ou ter alta do hospital, evitando a sobrecarga nos hospitais
  • Modificações futuras da pontuação cSOFA podem servir como medidas de severidade para outras doenças inflamatórias

BIOPÔLE, LAUSANNE, Suíça--()--A Abionic SA, uma empresa suíça Medtech sediada em Lausanne, desenvolveu a pontuação cSOFA, uma nova medida para avaliar a severidade da Covid-19. A pontuação cSOFA (Covid Sequential Organ Failure Assessment) mede a probabilidade de deterioração clínica nos doentes de Covid-19, permitindo a triagem e atribuição à enfermaria geral ou unidades de cuidados intensivos (UCI) aquando da admissão e durante a estadia hospitalar dos doentes. Uma pontuação baixa permite decisões médicas sobre dar alta com segurança aos pacientes do hospital ou movê-los da ICU para a enfermaria geral, libertando as capacidades muito necessárias da UCI e do hospital.

Na sequência da pandemia de Covid-19, os países de todo o mundo são confrontados com taxas de ocupação crescentes nos hospitais, particularmente nas UCI. A triagem dos doentes, até agora, tem dependido sobretudo da idade do doente, um critério por vezes criticado por ser discriminatório. A pontuação cSOFA permite uma mudança de critérios demográficos para critérios médicos, tendo em conta a gravidade de cada caso.

O Dr. François Ventura do Hospital Universitário de Genebra (HUG) diz: "a decisão de transferir pacientes Covid-19 para UCI tem muitas vezes de ser tomada rapidamente para assegurar um tratamento atempado. Infelizmente, a recolha de dados para estas decisões leva muito tempo e nem sempre tem sido fiável para o Covid-19. A pontuação cSOFA permite-nos decidir em minutos onde um paciente pode ser tratado da forma mais eficaz e eficiente".

A pontuação cSOFA é um desenvolvimento adicional da já difundida pontuação SOFA; as duas pontuações correlacionam-se muito bem, mas a pontuação cSOFA é obtida muito mais rapidamente, demorando apenas cinco minutos. Devido à sua rapidez, pode servir como parâmetro de monitorização durante as estadias hospitalares, para identificar a deterioração com Covid-19 antes da aparição de sinais clínicos evidentes. Utilizando a pontuação cSOFA, os profissionais de saúde podem tomar uma decisão informada sobre onde e como tratar os pacientes.

Para obter a pontuação cSOFA, uma gota de 50 ul de sangue capilar é suficiente. A colheita de amostras de sangue pode ser feita já na admissão por uma recepcionista; não é necessária formação médica. Em cinco minutos, é determinada uma pontuação que serve de base para uma decisão sobre a afectação de doentes Covid-19 a enfermarias gerais, UCI ou permitir-lhes a cura em casa. Como resultado desta triagem, as capacidades nos hospitais são protegidas e os pacientes recebem os cuidados apropriados.

A pontuação obteve a marca CE e depende da PSP (proteína de pedra pancreática), um novo biomarcador Abionic já validado clinicamente e comercializado. Os detalhes científicos por detrás do teste são explicados na brochura em anexo.

"Medir a gravidade da Covid-19 e a probabilidade de deterioração clínica protege os hospitais em todo o mundo de uma sobrecarga evitável e assegura que os pacientes são tratados de acordo com as suas necessidades", acrescenta o Dr. Nicolas Durand, CEO da Abionic. "A nossa investigação também indica que as modificações à pontuação cSOFA podem ser utilizadas como medidas de gravidade para outras doenças, tais como gripe, septicemia e outras perturbações inflamatórias".

Sobre a Abionic
Fundada em 2010, a Abionic é uma empresa suíça Medtech que comercializa uma tecnologia nanofluídica revolucionária, fornecendo aos profissionais de saúde uma ferramenta de diagnóstico rápida, simples e universal. A nanotecnologia de vanguarda da Abionic aumenta a eficiência e versatilidade dos testes ELISA padrão para fornecer opções de tratamento de Point of Care (POC) com a capacidade de reduzir as técnicas biológicas actuais de macroescala para nanoescala num ambiente multi-analítico.

A plataforma In Vitro Diagnostic (IVD) da Abionic fornece resultados de qualidade laboratorial em 5 minutos a partir de uma única gota de sangue no POC, permitindo um diagnóstico personalizado e a possibilidade de início imediato do tratamento.
Para mais informações, visite https://www.abionic.com/.

Contacts

Abionic SA
Mrs. Soraya Silva Hannane,
Medical Science Liaison Officer
+41 (0)21 353 33 80
info@abionic.com

Social Media Profiles

Contacts

Abionic SA
Mrs. Soraya Silva Hannane,
Medical Science Liaison Officer
+41 (0)21 353 33 80
info@abionic.com