Esri lança novo mapa global preditivo de cobertura do solo para 2050

Clark Labs se junta à Esri para entregar mapas para usuários do mundo todo, mostrando mudanças projetadas para 30 anos

Esri releases 2050 Global Land Cover map (Photo: Business Wire)

REDLANDS, Califórnia--()--A Esri, líder global em inteligência de localização, anunciou hoje que está lançando um novo mapa global de cobertura do solo 2050 de alta resolução, como parte do Living Atlas da empresa. Construído em parceria com Clark Labs e usando imagens de satélite da iniciativa de mudança climática (CCI) da Agência Espacial Europeia (ESA) 2010 e 2018, o mapa permite que os usuários vejam como a cobertura terrestre mundial mudará 30 anos no futuro.

Esta nova série de camadas analíticas disponíveis no ArcGIS Living Atlas of the World aproveita décadas de observações históricas junto com padrões de uso e desenvolvimento da terra para permitir que os usuários prevejam a cobertura da terra em 2050. Cada pixel de 300 metros da Terra é classificado pelo tipo de cobertura do solo e pela vulnerabilidade da atividade humana para modificá-lo. O mapa inclui três camadas cruciais que detalham a mudança na cobertura da terra até o presente, o risco para aquela terra e a mudança futura projetada.

“A capacidade de compreender os desafios impostos pelas mudanças climáticas ao planeta por si só é crítica para nossa sobrevivência”, disse Jack Dangermond, fundador e presidente da Esri. "Mas o poder de ver virtualmente o futuro e visualizar esses problemas materiais como eles podem se desdobrar amanhã é transformador. Este novo mapa demonstra uma maneira como o GIS pode nos ajudar a usar a tecnologia para construir um mundo mais sustentável."

Em junho, a Esri lançou o primeiro mapa de cobertura do solo global de alta resolução, apoiando a detecção de mudanças e destacando as mudanças planetárias do solo, especialmente relacionadas aos efeitos da atividade humana. Semelhante a esse lançamento, os planejadores em todo o mundo podem usar o Mapa de Cobertura do Solo Global de 2050 para entender melhor a geografia ao redor deles com cobertura de terra distinta, bem como a atividade humana que os afeta. Especificamente, os tomadores de decisão podem projetar padrões de cobertura do solo futuros, permitindo-lhes avaliar melhor os riscos de impacto impostos pelo desenvolvimento ou indústria em um determinado local.

“Os avanços em nossa compreensão dos processos de mudança da terra e do poder das redes neurais geoespaciais nos proporcionaram oportunidades sem precedentes de antecipar as mudanças ambientais que virão”, disse J. Ronald Eastman, professor de geografia e diretor do Clark Labs da Clark University. “Isso nos dá a oportunidade e a obrigação de sermos proativos em nossa administração dos recursos naturais.”

A Esri está lançando esse recurso de mapeamento sob uma licença Creative Commons para incentivar a ampla adoção e garantir o acesso igualitário para planejadores que criam um planeta mais sustentável. O conteúdo estará disponível na ArcGIS Online como um serviço de mapa e será disponibilizado gratuitamente para uso por seus 10 milhões de usuários. Ele também estará disponível para download e visualização. Para explorar o Mapa global de cobertura do solo 2050, acesse https://livingatlas.arcgis.com/landcover-2050/.

Sobre o Clark Labs

Clark Labs se concentra no desenvolvimento e implantação de modelagem geoespacial e ferramentas de monitoramento para o desenvolvimento sustentável. Fundada em 1987 pelo professor Ron Eastman da Escola de Graduação em Geografia da Clark University em Worcester, Massachusetts, EUA, a organização foi pioneira no desenvolvimento de ferramentas para modelagem de mudanças de terras, tomada de decisões geoespaciais, análise de séries temporais ambientais e análise de imagens de sensoriamento remoto. Em parceria com organizações como a Gordon and Betty Moore Foundation, Esri, Conservation International, a World Conservation Society, o World Wildlife Fund, Google, USDA e o Programa Ambiental das Nações Unidas, o Clark Labs alavanca sua base acadêmica para desenvolver ferramentas de pesquisa inovadoras e personalizadas, fornecer soluções de software para organizações necessitadas e aplicar conhecimentos geoespaciais a uma variedade de problemas do mundo real.

Sobre a Esri

A Esri — líder mundial no mercado de software de sistema de informações geográficas (geographic information system, GIS), inteligência de localização e mapeamento — ajuda os clientes a liberarem todo o potencial dos dados visando a melhorar resultados operacionais e comerciais. Fundada em 1969 em Redlands, estado norte-americano da Califórnia, o software da Esri é implementado em mais de 350 mil organizações do mundo todo e em mais de 200 mil instituições nas Américas, Ásia, Pacífico, Europa, África e Oriente Médio, inclusive empresas Fortune 500, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e universidades. A Esri tem escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que prestam suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Mantendo sempre seu compromisso pioneiro com a tecnologia da informação geoespacial, a Esri projeta as soluções mais inovadoras para a transformação digital, a internet das coisas (Internet of Things, IoT) e análises avançadas. Conheça a empresa em esri.com.

Copyright © 2021 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, o logotipo de globo da Esri, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em outras jurisdições. Outras empresas, produtos ou serviços mencionados neste comunicado podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Jo Ann Pruchniewski
Relações Públicas da Esri