-

CGTN: Líder Religioso do Tibete Expressa Desejos para o Festival da Primavera no Ano Novo Tibetano

PEQUIM--(BUSINESS WIRE)--O Ano Novo tibetano cai no mesmo dia que o Festival da Primavera deste ano. Enquanto um longo e rigoroso inverno começa a diminuir, a colorida primavera vem chegando.

Na sexta-feira, Bainqen Erdini Qoigyijabu, o 11º Panchen Lama, expressou os melhores votos a todos os tibetanos no país e no exterior por ocasião do Festival da Primavera e do Ano Tibetano do Boi de Ferro, por meio do China Media Group (CMG) e do China Tibet Online.

Olhando para o ano passado, ele afirmou que a China superou as dificuldades diante da pandemia. "Toda a nação se uniu e todas as pessoas trabalharam com um só sentimento, obtendo resultados excepcionais na prevenção e controle da pandemia de COVID-19, que atrai muita atenção mundial", disse.

"A partir da pandemia, compreendemos melhor como a vida é preciosa. A meu ver, saúde, paz e felicidade são o tesouro mais precioso da vida humana. Com a pandemia, entendemos também que todos os seres humanos estão em uma comunidade com um futuro compartilhado."

Ele também declarou sua compreensão da importância de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Erdini Qoigyijabu falou sobre o alívio histórico da pobreza no Tibete e das pessoas na região que vivem e trabalham em paz e contentes, expressando sua sincera gratidão ao país. "Sinto-me muito satisfeito em ver o novo Tibete hoje", disse. "Um tempo de glória e uma pátria feliz não é um presente da natureza. Devemos permanecer gratos por nosso país e pelos milhares e milhares de pessoas dispostas a se sacrificar por nós."

Por fim, ofereceu bênçãos de Ano Novo ao povo de todo o país. "Vamos juntos desejar e fazer preces para que o mundo seja pacífico, o país seja próspero, as pessoas vivam em paz, o clima seja favorável e todos os seres vivos vivam com alegria! Desejo que todos e todas as famílias sejam felizes, sãos e salvos no Ano Novo e colham uma nova safra", concluiu.

O Ano Novo tibetano, conhecido como Losar, é o festival mais importante do calendário tibetano.

Celebrando o Losar, Ano Novo tibetano, no planalto

Losar é quase o mesmo que o Festival da Primavera do grupo étnico Han.

O Ano Novo tibetano é calculado com base no calendário tibetano. Ele inicia no primeiro dia do primeiro mês do calendário tibetano e termina no 15º dia. Ocorre em 12 de fevereiro deste ano.

Originalmente uma celebração da colheita, o festival gradualmente mudou para o início de um novo ano, após a princesa Wencheng da Dinastia Tang (618-907) ter se casado com Songtsen Gampo, o então rei tibetano, trazendo para a região sudoeste da China a cultura han às pessoas.

Para os tibetanos e aqueles que vêm explorando o Ano Novo Tibetano no planalto, 'Tashi delek' e Feliz Ano Novo!

Um Tibete em desenvolvimento

O transporte vem sendo um gargalo que inibe o desenvolvimento do Tibete, já que a região está situada no planalto Qinghai-Tibete, com condições geográficas complexas para construção de rodovias bem como limitação em tecnologia e fundos.

Desde o fim de 2012, a China tem impulsionado seus investimentos em infraestrutura no Tibete. Até agora, as estradas conectaram 95% de administrações municipais e 75% de vilarejos incorporados na região. A rede de rodovias no Tibete agora se estende por 117.000 km, um aumento de 50% referente ao fim de 2015.

Quanto ao transporte aéreo, o Tibete lançou um total de 130 rotas aéreas, com 61 cidades conectadas por voos; 5,18 milhões de viagens de passageiros foram registradas em 2020.

O desenvolvimento do Tibete é bem fundamentado com dados.

Com o grande apoio do governo central e a assistência ativa da população local, a economia do Tibete vem se desenvolvendo de modo constante.

Em 2018, o Tibete registrou uma taxa de crescimento do PIB de 10%, a mais alta da China.

Segundo relatórios de trabalho divulgados pelos governos locais em fevereiro de 2021, o Tibete liderou a taxa de crescimento de 2020 entre as 31 regiões de nível provincial do país, com 7,8%, seguido por províncias do sudoeste de Guizhou e Yunnan, com 4,5 e 4%, respectivamente.

Em 2021, o alvo de crescimento do PIB do Tibete é de mais de 9%, enquanto o ritmo é definido ao redor de 8% para as províncias de Guizhou e Yunnan.

Artigo original: aqui.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Mídia:
Jiang Simin
jiang.simin@cgtn.com
+86 18826553286

CGTN



Contacts

Mídia:
Jiang Simin
jiang.simin@cgtn.com
+86 18826553286

More News From CGTN

CGTN: Liderando com Ação: China na Luta por um Futuro Neutro em Emissão de Carbono

PEQUIM--(BUSINESS WIRE)--As mudanças climáticas não estão deixando de causar estragos em 2020, com as mais altas temperaturas conjuntas já registradas no mundo, incêndios florestais em alta escala, taxas mais rápidas de aumento do nível do mar e a extinção de algumas espécies. Sob esta circunstância, o presidente chinês Xi Jinping, o presidente francês Emmanuel Macron, e a chanceler alemã Angela Merkel realizaram uma reunião virtual na sexta-feira sobre mudanças climáticas, antes da Cúpula dos...

CGTN: Uma Cidade em Recuperação: como Hong Kong Pode Avançar

PEQUIM--(BUSINESS WIRE)--Os últimos dois anos foram difíceis para o mundo, não apenas devido à pandemia, mas também à volatilidade geopolítica que afetou muitos países e regiões. No Leste Asiático, o centro financeiro de Hong Kong experimentou muitas dificuldades, porém, à medida que a vida retorna lentamente ao normal, os problemas que afligem a cidade há décadas permanecem. A breve história da cidade é bem documentada - sua humilde industrialização na década de 1970, junto com o espírito empr...

CGTN: Visita de Xi Jinping em Fujian: silvicultura, saúde, revitalização rural

BEIJING--(BUSINESS WIRE)--A reforma florestal, a reforma do sistema médico e de saúde e a revitalização rural foram destaques no segundo dia da visita de inspeção do presidente chinês Xi Jinping na província de Fujian no leste da China, na terça-feira. Ao visitar o distrito de Shaxian da cidade de Sanming na terça-feira, Xi Jinping foi a uma bolsa de valores para saber mais sobre os esforços locais para aprofundar a reforma do sistema de posse da floresta e a um hospital para saber mais sobre a...
Back to Newsroom