-

CGTN: O que o 14º Plano Quinquenal da China significa para o Cinturão Econômico do Rio Yangtzé

PEQUIM (China)--(BUSINESS WIRE)--Duas semanas depois da China revelar um plano para seu desenvolvimento econômico e social para os próximos cinco anos até 2025, os líderes chineses estabeleceram no último sábado (14) planos e objetivos relativamente específicos para o Cinturão Econômico do Rio Yangtzé.

Eles incluem crescimento de alta qualidade, crescimento ecológico, abertura e autoinovação.

Essas agendas foram destacadas em uma reunião em Nanquim, capital da província de Jiangsu, pelo presidente chinês Xi Jinping, que acaba de encerrar a inspeção na província.

Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do PCC, foi a Xangai em 12 de novembro para comemorar o 30º aniversário do desenvolvimento e abertura de Pudong e, posteriormente, inspecionou Nantong e Yangzhou em Jiangsu.

Esta foi a primeira visita de inspeção doméstica do presidente chinês após a quinta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCC, de 26 a 29 de outubro.

A reunião principal do PCC analisou o 14º Plano Quinquenal que considera o crescimento de alta qualidade como meta para 2021-2025 e a autossuficiência em tecnologia um pilar estratégico para o desenvolvimento.

Xi Jinping também disse que a China irá desenvolver e urbanizar regiões, combinar esforços para expandir a demanda doméstica com reformas do lado da oferta, bem como ampliar seu mercado para o capital estrangeiro.

A reunião de sábado decodificou a grande estratégia de desenvolvimento pela primeira vez para a vasta região que cobre 11 províncias e municípios.

No encontro, Xi Jinping foi informado sobre os últimos avanços da superregião e recebeu conselhos e sugestões para planos futuros de quatro altos funcionários do governo central e dos chefes de três províncias.

O presidente disse que a superregião deu uma contribuição notável para a recuperação da China nos últimos meses, colocando o país à frente de outras economias importantes em recuperação pandêmica.

O plano para impulsionar o Cinturão Econômico do Rio Yangtzé deve ser consistente com a nova estratégia de desenvolvimento, com ênfase em um crescimento de maior qualidade, disse Xi Jinping, acrescentando que deve ser um modelo a seguir para o crescimento ecológico, a coordenação regional, a abertura e a autoinovação.

Xi Jinping comentou que impulsionar o Cinturão Econômico do Rio Yangtzé é de “importância estratégica”, pois abrange 11 províncias e municípios, desde as regiões costeiras de Jiangsu e Xangai até o interior de Sichuan e Chongqing.

Os dados oficiais mostram que a superregião cobre cerca de um quinto do território chinês e conta com uma população de 600 milhões, gerando mais de 40% do PIB do país.

A vulnerabilidade ambiental é a principal preocupação para o crescimento sustentável das economias locais ao longo do rio, destacou o presidente da China, pedindo às autoridades que priorizem a restauração ecológica.

Ao ressaltar a coordenação, Xi Jinping disse que os governos dos cursos superior, médio e inferior do rio devem superar as barreiras administrativas para restaurar a ecologia e melhorar o monitoramento dos mecanismos, sistemas de alerta, bem como procedimentos de prevenção de desastres e resgate.

A bacia do rio Yangtzé é agora uma das regiões mais populosas e desenvolvidas do mundo, mas também costuma sofrer inundações na temporada de monções.

No último verão chinês, a bacia do rio Yangtzé viu as chuvas mais fortes desde 1961 e as piores enchentes em décadas.

De acordo com o Ministério de Recursos Hídricos do país asiático, cerca de 219 pessoas morreram ou desapareceram nas enchentes e cerca de 634,6 milhões de pessoas foram afetadas, causando perdas econômicas de 178,96 bilhões de yuans (US$ 25,78 bilhões).

Ao mencionar as assimetrias estruturais do Cinturão Econômico do Rio Yangtzé, Xi Jinping disse que algumas empresas de mão-de-obra intensiva podem mover suas fábricas das regiões costeiras para áreas do interior, de modo a estabilizar a produção doméstica e a cadeia de abastecimento.

Como força motriz do país, Xi Jinping comentou que a superregião deve construir cadeias industriais e de abastecimento modernizadas que sejam mais inovadoras, seguras, confiáveis e valiosas.

De acordo com o presidente chinês, para atingir o objetivo, a região deve investir mais em inovação por meio da criação de laboratórios inovadores nacionais e abrangentes e dando mais apoio às empresas.

Ele também renovou sua promessa de abrir o acesso ao mercado, especialmente para as regiões do interior, ao capital estrangeiro, e pediu aos funcionários que integrassem melhor as economias locais na Iniciativa do Cinturão e Rota, a fim de expandir o investimento e o comércio estrangeiros.

Chongqing e Chengdu, ambas ao longo do Cinturão Econômico do Rio Yangtzé, já serviram como junções da Iniciativa do Cinturão e Rota.

Eles lançaram serviços de trem de carga China-Europa em 2011 e 2013, respectivamente. O último número mostrou que mais de 10 mil trens de carga viajaram entre as duas cidades e a Europa, respondendo por mais de 40% do total das viagens de trem China-Europa.

Leia o artigo original aqui.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Imprensa:
Jiang Simin
jiang.simin@cgtn.com
+86 18826553286

CGTN



Contacts

Imprensa:
Jiang Simin
jiang.simin@cgtn.com
+86 18826553286

More News From CGTN

CGTN: Liderando com Ação: China na Luta por um Futuro Neutro em Emissão de Carbono

PEQUIM--(BUSINESS WIRE)--As mudanças climáticas não estão deixando de causar estragos em 2020, com as mais altas temperaturas conjuntas já registradas no mundo, incêndios florestais em alta escala, taxas mais rápidas de aumento do nível do mar e a extinção de algumas espécies. Sob esta circunstância, o presidente chinês Xi Jinping, o presidente francês Emmanuel Macron, e a chanceler alemã Angela Merkel realizaram uma reunião virtual na sexta-feira sobre mudanças climáticas, antes da Cúpula dos...

CGTN: Uma Cidade em Recuperação: como Hong Kong Pode Avançar

PEQUIM--(BUSINESS WIRE)--Os últimos dois anos foram difíceis para o mundo, não apenas devido à pandemia, mas também à volatilidade geopolítica que afetou muitos países e regiões. No Leste Asiático, o centro financeiro de Hong Kong experimentou muitas dificuldades, porém, à medida que a vida retorna lentamente ao normal, os problemas que afligem a cidade há décadas permanecem. A breve história da cidade é bem documentada - sua humilde industrialização na década de 1970, junto com o espírito empr...

CGTN: Visita de Xi Jinping em Fujian: silvicultura, saúde, revitalização rural

BEIJING--(BUSINESS WIRE)--A reforma florestal, a reforma do sistema médico e de saúde e a revitalização rural foram destaques no segundo dia da visita de inspeção do presidente chinês Xi Jinping na província de Fujian no leste da China, na terça-feira. Ao visitar o distrito de Shaxian da cidade de Sanming na terça-feira, Xi Jinping foi a uma bolsa de valores para saber mais sobre os esforços locais para aprofundar a reforma do sistema de posse da floresta e a um hospital para saber mais sobre a...
Back to Newsroom