WEF26: Arábia Saudita lidera nova iniciativa global para proteger recifes de coral e desbloquear potencial da IA
WEF26: Arábia Saudita lidera nova iniciativa global para proteger recifes de coral e desbloquear potencial da IA
DAVOS, Suíça--(BUSINESS WIRE)--A delegação saudita presente no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial 2026 acompanhou, nesta data, uma série de anúncios destinados a enfrentar desafios globais urgentes.
Sua Alteza Real Embaixadora Reema Bandar Al-Saud, Embaixadora do Reino da Arábia Saudita nos Estados Unidos da América, anunciou que a Arábia Saudita sediará a primeira Cúpula Global sobre Recifes de Coral em 2026, reunindo líderes globais, cientistas e investidores para impulsionar soluções voltadas para a proteção e recuperação dos ecossistemas de recifes de coral.
A cimeira se debruçará sobre desafios estratégicos e lacunas políticas e regulatórias, além de desenvolver soluções baseadas em ciência e impulsionar mecanismos sustentáveis de financiamento e investimento para ampliar a proteção e a recuperação dos recifes de coral.
Em linha com o apelo por um diálogo construtivo em um context global marcado pela fragmentação, Sua Excelência Ahmed A. Alkhateeb, Ministro do Turismo, afirmou: “O turismo traz paz em um momento em que ela é necessária – conectando pessoas e incentivando o diálogo. O crescimento do turismo é bom para a paz, é bom para as pessoas, bom para os jovens e bom para as mulheres.”
Sobre as ambições do Reino de se tornar um centro global de IA, Sua Excelência Abdullah A. Alswaha, Ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação, comentou: “A Visão Saudita 2030 tratava de diversificação econômica e do empoderamento dos jovens. Hoje, atingimos 56% de contribuição não petrolífera para o PIB e, em termos de talento e juventude, nossa força de trabalho tecnológica aumentou drasticamente.”
Ainda no início do dia, a HUMAIN e o Fundo Nacional de Infraestrutura anunciaram um Acordo de Estrutura de Financiamento Estratégico de até US$ 1,2 bilhão para apoiar a expansão de projetos de infraestrutura digital e de IA no Reino. O acordo estabelece termos de financiamento não vinculantes para o desenvolvimento, pela HUMAIN, de até 250 MW de capacidade de data centers de IA em hiperescala.
A Presidência da COP16 da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) também lançou o Business4Land (B4L) Champions Council. Esta coalizão de alto nível reúne CEOs, líderes de sustentabilidade, investidores e formuladores de políticas públicas para acelerar a restauração de terras, combater a degradação do solo e fortalecer a resiliência à seca.
O Ministério da Indústria e Recursos Minerais, em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, anunciou o Sistema Operacional Lighthouse, uma estrutura de alcance nacional projetada para acelerar a transformação do setor manufatureiro. Desenvolvida em parceria com o Centro de Manufatura e Produção Avançada do Fórum Econômico Mundial, esta iniciativa visa diversificar a economia do Reino, construir indústrias não petrolíferas robustas e posicionar a Arábia Saudita como um centro global para manufatura avançada e logística.
O Ministério da Indústria e Recursos Minerais e o Fórum Econômico Mundial anunciaram um acordo de cooperação à margem do Future Minerals Forum, realizado na semana anterior à Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial. O acordo tem vigência até setembro de 2027 e tem como objetivo unificar esforços para fortalecer parcerias em torno de minerais críticos necessários para a energia e outras tecnologias, contribuindo para a garantia de cadeias de suprimento minerais resilientes, sustentáveis e responsáveis, alinhadas aos objetivos industriais e à transição energética. Nos termos do acordo, a iniciativa será supervisionada por um comitê executivo conjunto, composto por representantes do ministério e do Fórum Econômico Mundial.
Contacts
Contato de Mídia:
Danah Alhumaid
dalhumaid@mep.gov.sa

