-

O Brasil lidera o mundo em pesquisa global sobre segurança de identidade: O relatório RSA ID IQ revela as principais ameaças à identidade

As principais conclusões do relatório de 2026 incluem:

  • Violações de identidade disparam, elevando os custos
  • Ataque de help desk surge como grande ameaça
  • O otimismo em relação à IA é grande, mas o progresso sem senha está estagnado

BRASÍLIA, Brasil--(BUSINESS WIRE)--Um novo relatório global da RSA, líder em identidade com foco em segurança, revela que a identidade foi responsável por violações de dados mais frequentes e mais caras neste ano em comparação ao anterior. O Relatório RSA ID IQ 2026 apresenta insights críticos de mais de 2.100 profissionais de cibersegurança, identidade e gerenciamento de acesso (IAM) e TI sobre a frequência com que falhas de identidade impactam as organizações, os efeitos financeiros sofridos quando isso ocorre, as percepções sobre o potencial da IA na cibersegurança, os fatores que limitam o crescimento da autenticação sem senha e muito mais. O relatório também detalha diferenças importantes que distinguem as organizações brasileiras de seus pares globais.

As principais conclusões incluem:

  • A frequência de violações de identidade disparou: 69% das organizações sofreram uma violação relacionada à identidade nos últimos três anos, um aumento de 27 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Esse crescimento relativo de 64% sugere um aumento nos ataques bem-sucedidos à identidade, uma melhor detecção ou notificação — ou ambos. Em qualquer cenário, o relatório mostra que o ambiente de risco de identidade se tornou ainda mais perigoso.
  • Os custos das violações de identidade aumentaram: 45% das organizações afirmaram que o custo de uma violação relacionada à identidade superou o custo típico de uma violação conforme definido pela IBM. Notavelmente, 24% disseram que os custos ultrapassaram US$ 10 milhões, um aumento de três pontos percentuais em relação à pesquisa do ano anterior.
  • Desvio do help desk de TI e ataques de engenharia social são uma das principais ameaças: Após violações de grande repercussão na MGM Resorts, Caesars Entertainment Group e Marks & Spencer, originadas nos help desks de TI, 65% das organizações estão seriamente preocupadas com um ataque semelhante, e 51% consideram os ataques de bypass do service desk como seu risco mais significativo.
  • O Brasil lidera globalmente em autenticação sem senha: Mais usuários brasileiros dependem principalmente de métodos passwordless como forma primária de autenticação do que seus pares em todo o mundo. Metade dos respondentes brasileiros relata utilizar autenticação sem senha pelo menos metade do tempo, nove pontos percentuais acima da tendência global.
  • Otimismo e adoção de IA na cibersegurança: O setor de cibersegurança é amplamente otimista em relação à IA, com 83% esperando que ela beneficie mais a cibersegurança do que o cibercrime nos próximos três anos. Esse otimismo se traduz em ação: 91% das organizações planejam implementar IA em seu stack tecnológico neste ano, um aumento de 12 pontos percentuais ano a ano. O Brasil apresenta uma visão única sobre a IA: o país mostra a maior probabilidade de organizações integrarem alguma forma de IA em seus stacks tecnológicos no próximo ano, mas também a maior frequência de usuários que acreditam que a IA ajudará mais o cibercrime do que a cibersegurança.

“O Relatório RSA ID IQ 2026 reforça que a identidade falha em muitas organizações, e com muita frequência”, afirmou Greg Nelson, CEO da RSA. “A probabilidade de uma violação — e o custo da inação — são altos demais para que líderes aceitem o status quo. Em vez disso, essas novas descobertas devem incentivar as organizações a agirem rapidamente para se manterem seguras.”

“As violações de identidade explodiram em 2026, impactando de 42% para 69% das organizações em apenas um ano, com a engenharia social em suporte técnico emergindo como um novo vetor de ataque importante”, disse Laura Marx, diretora de Marketing e Crescimento da RSA. “É urgente que os líderes usem esses dados para avaliar suas capacidades de segurança de identidade e priorizar as ações necessárias para se manterem protegidos.”

“O Relatório RSA ID IQ 2026 demonstra por que a identidade é tão crítica para a segurança organizacional e por que as empresas precisam priorizar a proteção de todo o seu ecossistema de identidades”, afirmou David Audiffred, Country Manager da RSA no Brasil. “Os líderes de segurança brasileiros devem baixar o relatório para entender as tendências que estão moldando a segurança de identidade no mundo e como as organizações brasileiras se destacam das demais.”

Recursos:

Baixe o Relatório RSA ID IQ 2026
Baixe o Infográfico do Relatório RSA ID IQ 2026
Webinar do Relatório ID IQ Brasil – assista sob demanda

Sobre a RSA :

A RSA oferece soluções de segurança cibernética de missão crítica que protegem as organizações mais sensíveis à segurança a nível mundial. A Plataforma de Identidade Unificada da RSA provê verdadeira segurança de identidade sem senha, acesso baseado em risco, inteligência de identidade automatizada e governança de identidade abrangente em ambientes de nuvem, híbridos e locais. Mais de 9.000 organizações de alta segurança confiam na RSA para gerenciar mais de 60 milhões de identidades, detectar ameaças, proteger o acesso e garantir a conformidade. Para mais informações, acesse nosso site de contato de vendas, encontre um parceiro ou saiba mais sobre a RSA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

RSA


Release Versions

More News From RSA

RSA reconhecida pelo segundo ano consecutivo no Gartner® Magic Quadrant™ for Access Management 2025

BURLINGTON, Massachusetts--(BUSINESS WIRE)--A RSA, líder em identidade que prioriza a segurança, anunciou hoje que a RSA® ID Plus foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo no Gartner® Magic Quadrant™ for Access Management. "A estratégia de gerenciamento de acessos da RSA nunca pretendeu ser algo como tudo para todos", disse Greg Nelson, Diretor Executivo da RSA. "Somos especializados em proteger organizações onde a tolerância ao risco é mínima e os requisitos de segurança são muito altos. No...

Novo agente RSA para ameaças administrativas já está disponível no Microsoft Security Copilot

SAN FRANCISCO (EUA)--(BUSINESS WIRE)--A RSA Security anunciou hoje a disponibilidade geral do RSA Advisor for Admin Threats, seu novo agente integrado ao Microsoft Security Copilot. “A IA é o multiplicador de força dos defensores, e quando os parceiros trazem sua inovação baseada em agentes para o ecossistema do Security Copilot, o impacto é exponencial. Juntos, não estamos apenas criando ferramentas – estamos inaugurando uma nova era de defesa cibernética inteligente e colaborativa.” – Vasu Ja...

RSA anuncia nova solução para aperfeiçoar a segurança do Microsoft Entra ID

BURLINGTON, Massachusetts--(BUSINESS WIRE)--A RSA, líder em identidade com foco em segurança, anunciou hoje que o RSA® ID Plus para Microsoft , uma nova categoria de solução que fornece um melhor nível de segurança para o Microsoft Entra ID, já está disponível ao público em geral. Agora no Microsoft Azure Marketplace, o primeiro produto, RSA ID Plus M1, inclui recursos cruciais que protegem as organizações contra ataques emergentes e ajudam as mesmas a manter a continuidade operacional em ambie...
Back to Newsroom