-

A aclamada exposição LAIKA: FRAME x FRAME estreia em Portugal em parceria com a Monstra - Festival de Animação de Lisboa de 14 de março a 11 de maio de 2025

Exibição de ParaNorman Incluído: perguntas e respostas com o corealizador Sam Fell no final

HILLSBORO, Ore.--(BUSINESS WIRE)--LAIKA: FRAME x FRAME , uma aclamada exposição que mostra a arte e a ciência que ultrapassam os limites por trás dos cinco filmes épicos do estúdio, estará patente no Museu da Marioneta em Lisboa, Portugal, de 14 de março a 11 de maio de 2025. Organizada em parceria com a Monstra - Festival de Animação de Lisboa, esta experiência rica em narrativas irá honrar as histórias da LAIKA e o nível incomparável de pormenor das marionetas físicas, dos cenários intrincadamente trabalhados, dos figurinos e dos adereços inspiradores dos vastos arquivos de produção da LAIKA. Nota: a antestreia para a imprensa está agendada para terça-feira, 11 de março. Os bilhetes para a exposição custam 7 euros e a entrada para crianças com menos de seis anos é gratuita.

Como parte da celebração, a Monstra - Festival de Animação de Lisboa exibe a longa-metragem da LAIKA nomeada para o Óscar® ParaNorman, com uma sessão de perguntas e respostas com um dos realizadores, Sam Fell, no sábado, dia 22 de março, no Cinema São Jorge (o espaço celebra 75 anos de existência este ano).

Após uma apresentação bem-sucedida no BFI Southbank em Londres, LAIKA: FRAME x FRAME utiliza recursos de todos os departamentos do estúdio sediado em Portland para contar a história da LAIKA através das lentes dos seus cinco filmes até hoje, Ligação em falta , Kubo e as Duas Cordas , Os Monstros das Caixas , ParaNorman e Coraline e a Porta Secreta , todos eles nomeados para o Óscar® para Melhor Longa Metragem de Animação. Cada filme é celebrado com um fotograma chave dentro da exposição, rodeado por uma constelação de artefactos, englobando conceitos ilustrados e design de personagens, inspirações artísticas, storyboards, figurinos, marionetas, adereços, cenários e conteúdos digitais dinâmicos, que realçam a atenção meticulosa aos detalhes e a criatividade sem limites que são necessários para a realização de um único fotograma numa longa-metragem LAIKA. Outros armários e gavetas permitem aos visitantes desvendar ainda mais tesouros, ilustrando a forma como um filme da LAIKA se junta para criar algo extraordinário a partir da soma das suas partes excecionais. Uma espreitadela ao mais recente filme da LAIKA Wildwood , atualmente em produção, também está incluída.

DETALHES DA EXPOSIÇÃO:
Local: Museu da Marioneta, Lisboa
Datas: 14 de março - 11 de maio de 2025
Bilhetes: já disponíveis em BlueTicket. 7€, a entrada para crianças com menos de seis anos é gratuita.
Devido à procura prevista, os visitantes são encorajados a reservar bilhetes com antecedência.

SOBRE A LAIKA
A LAIKA foi fundada em 2005 no Oregon pelo Presidente e Diretor Executivo Travis Knight. Os cinco filmes do estúdio: Ligação em falta (2019), Kubo e as Duas Cordas (2016), Os Monstros das Caixas (2014), ParaNorman (2012) e Coraline e a Porta Secreta (2009) foram todos nomeados para o Prémio da Academia® para Melhor Filme de Animação. Kubo e as Duas Cordas ganhou o Prémio BAFTA® de Melhor Filme de Animação e recebeu uma nomeação adicional para um Óscar® para o prémio de Efeitos Visuais. Ligação em falta foi galardoado com o Globo de Ouro® para Melhor Filme de Animação. A LAIKA foi galardoada com um Óscar® de Ciência e Tecnologia em 2016 pela sua inovação na impressão 3D. A LAIKA está atualmente a produzir o seu próximo filme de animação, Wildwood. O estúdio está a desenvolver as longas-metragens de animação The Night Gardener , a partir de uma ideia original de Bill Dubuque, criador da série de sucesso Ozark , e Piranesi, baseada no romance bestseller do NYT de Susanna Clarke. A LAIKA lançou uma subsidiária, a Live Action, com uma série de projetos em desenvolvimento, incluindo longas-metragens baseadas no romance de ação e suspense Dezassete do argumentista John Brownlow e um guião original, Crumble , escrito e realizado por Brian Duffield (Espontâneo) com produção de Phil Lord e Chris Miller (filmes Aranhaverso). O argumentista nomeado para o Óscar® Jon Spaihts (Duna) irá escrever e estrear-se como realizador num projeto original de filme de ação ao vivo ainda sem título. www.laika.com

SOBRE O FESTIVAL MONSTRA
Desde 2000 que a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa celebra a forma como a arte pode promover o encontro entre pessoas de diferentes origens artísticas, utilizando a linguagem mais básica e multidisciplinar que conhecemos: o Cinema de Animação. Ao longo dos anos, o Festival desenvolveu-se num conceito... MONSTRA on the Loose. Primeiro, percorrendo Lisboa, em múltiplos locais e encontrando pessoas de diferentes interesses e sensibilidades. Depois, a MONSTRA anda à solta pelo país, visitando mais de 40 cidades por ano.

Por fim, a MONSTRA também anda à solta pelo Mundo. Nos últimos 20 anos, já estivemos em 151 cidades, nos cinco continentes, levando o melhor cinema de animação feito em Portugal e no mundo ao nosso público. Para além disso, a MONSTRA é também responsável pela organização de múltiplos workshops, conferências e palestras sobre a arte da animação.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Contacts

Para LAIKA:
Maggie Begley/MBC
Maggie@mbcprinc.com

Para Monstra:
Bruno Pereira/MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa
Press Attaché
press@monstrafestival.com
+351 968 542 260

LAIKA


Release Versions

Contacts

Para LAIKA:
Maggie Begley/MBC
Maggie@mbcprinc.com

Para Monstra:
Bruno Pereira/MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa
Press Attaché
press@monstrafestival.com
+351 968 542 260

Back to Newsroom