Conformation-X Therapeutics sai do sigilo, garantindo mais de US$ 13,5 milhões em financiamento para impulsionar seu inovador pipeline de imuno-oncologia

A empresa anunciou um aumento de financiamento recente, que excedeu a demanda, para o desenvolvimento pré-clínico de seus programas HHLA2 e IL18BP

CANTON, Massachusetts--()--A Conformation-X Therapeutics, LLC, uma empresa de desenvolvimento de medicamentos com foco em imuno-oncologia, anunciou hoje que fechou uma rodada de financiamento de US$ 3,65 milhões, acima da demanda, elevando o total arrecadado desde o início para mais de US$ 13,5 milhões. A empresa revelou seus principais ativos ao divulgar com sucesso estudos de prova de conceito ex vivo e in vivo para seus programas HHLA2 e IL18BP, representando marcos fundamentais no processo de desenvolvimento de medicamentos contra o câncer.

Baseando-se no papel fundamental das conformações proteicas na biologia das doenças e na eficácia dos medicamentos, a Conformation-X aplica uma precisão sem precedentes no desenvolvimento de novos inibidores de checkpoint imunológico. A empresa está criando um portfólio abrangente de terapêuticas diferenciadas que abordam os mecanismos do câncer que têm escapado dos tratamentos existentes.

"É evidente as limitações das terapias de checkpoint atuais, já que elas não abordam completamente o amplo espectro de mecanismos associados à falta de resposta e resistência ao tratamento", disse o Dr. Ali H. Munawar, CEO da Conformation-X Therapeutics.

Apesar do papel fundamental dos inibidores de PD-1/PD-L1 na imunoterapia do câncer, diversos estudos clínicos revisados por pares mostraram que a taxa de resposta global em diversos tipos de câncer permanece em ou abaixo de 20%. Pacientes que enfrentam resistência às terapias de checkpoint convencionais encontram uma série de desafios. Isso inclui tumores que possuem baixa imunogenicidade inerente, têm menos probabilidade de desencadear uma resposta imunológica, e exclusão imune, que restringe as células imunes do microambiente tumoral (TME). Além disso, paisagens genéticas complexas com drivers oncogênicos e modificações epigenéticas contribuem ainda mais para a evasão imunológica e influenciam os resultados do tratamento.

O Dr. Munawar acrescentou: "estamos comprometidos em liderar opções terapêuticas alternativas para esses pacientes, com foco em vias moleculares e biológicas inovadoras. As sucessivas rodadas de financiamento são um testemunho da confiança de nossos investidores na inovação e rigor por trás de nossos esforços".

O recente aporte de capital acelera a empresa em direção aos estudos translacionais de seu principal ativo e facilita a expansão de seu pipeline. O pipeline da empresa engloba diversas classes de alvos de medicamentos, indo além do panorama atual dos checkpoints imunológicos para incluir checkpoints solúveis e epigenéticos, ao mesmo tempo em que continua inovando dentro da família de receptores B7.

"A conquista do direcionamento terapêutico seletivo do HHLA2 demonstra a profunda compreensão da nossa equipe sobre a intricada relação entre sua estrutura e função, bem como o papel crítico que o HHLA2 desempenha na evasão imune tumoral. Nosso trabalho destaca a robustez da plataforma de descoberta de medicamentos da Conformation-X", disse o Dr. Stephen Weeks, diretor sênior de biologia estrutural e biofísica.

Sobre a Conformation-X Therapeutics

A Conformation-X utiliza uma plataforma de descoberta proprietária enriquecida por insights estruturais para desenvolver terapêuticas com mecanismos de ação inovadores. A empresa está criando um portfólio diversificado de imunoterapias que ativam tanto os braços inatos quanto adaptativos do sistema imunológico. O principal ativo pré-clínico da empresa inclui um inibidor potente de HHLA2 que restaura seletivamente seu efeito imunossupressor, com aplicação em cânceres PD1/PDL1 negativos. Para saber mais, acesse www.conformationx.com.

A Conformation-X Therapeutics é uma empresa independente de pesquisa e desenvolvimento (P&D), de propriedade privada, afiliada à plataforma de descoberta da Pledge Therapeutics.

Sobre a Pledge Therapeutics

A Pledge Therapeutics tem sede em Greater Boston, com uma segunda filial de P&D em Leuven, Bélgica. A Pledge utiliza uma plataforma de ponta que combina design de medicamentos baseado em estrutura com biofísica, facilitando avanços no desenvolvimento de tratamentos para alvos terapêuticos desafiadores.

A Pledge tem como base um ethos colaborativo, contando com uma rede de experientes empreendedores da área de ciências da vida, clínicos e cientistas inovadores. Sob sua gestão, a Pledge une dois empreendimentos biotecnológicos independentes: Orthogon Therapeutics, especializada em tratamentos antivirais, e Conformation-X, dedicada ao avanço em imuno-oncologia. Esse modelo integrado reforça a missão da Pledge de revolucionar o atendimento ao paciente em diversas áreas terapêuticas. Mais informações em www.pledge-tx.com.

Mídia
Ali H. Munawar, Ph.D.