Prolific Machines levanta $42M dos melhores investidores em saúde planetária para construir a linha de montagem para Biologia

Breakthrough Energy Ventures, Mayfield e IndieBio da SOSV investem na tecnologia de produção de células sustentáveis e inovadoras da Prolific Machines

SÃO FRANCISCO--()--A Prolific Machines, uma empresa de biotecnologia de próxima geração, está emergindo da invisibilidade hoje anunciando seus financiamentos em massa de Seed e Series A, liderados pelos melhores VCs do espaço. A rodada Seed foi liderada por Arvind Gupta em Mayfield, o primeiro investidor em carne cultivada. A Série A foi liderada por Bill Gates, fundado por Breakthrough Energy Ventures. O primeiro cheque da Prolific foi escrito no final de 2020, quando o IndieBio da SOSV liderou sua rodada de Pre-Seed.

Aos VCs líderes juntaram-se vários co-investidores de destaque como David Adelman, Mark Cuban (proprietário do Dallas Mavericks), The Kraft Group (proprietários do New England Patriots), David Rubenstein, Michael Rubin, Breyer Capital, The SALT Fund, Purple Orange Ventures, Fred Blackford, Jake Poliskin, e Baruch Future Ventures. Diversas celebridades e restauradores também investiram na Prolific, inclusive: Kevin Love, Tobias Harris, Meek Mill, Ciara e Russell Wilson, Emily Ratajkowski, Maverick Carter, Sean Feeney, Michael Schulson, Mark Bucher, e RJ Melman.

A Prolific é única na medida em que eles estão inventando primeiro o processo de fabricação escalável, e depois um produto. Isto é muito diferente do caminho percorrido por outras empresas de carne cultivada. A Prolific visa fazer pela biologia o que Henry Ford fez pelos automóveis. Em 1906, havia centenas de empresas de automóveis, mas a maioria das pessoas não tinha dinheiro para comprar um carro. Depois que a Ford inventou a linha de montagem para automóveis, a produção de automóveis se tornou escalável, e então os carros se tornaram um item de mercado de massa. A Prolific está inventando a tecnologia que detém a chave para construir uma linha de montagem escalável para a biologia.

O Dr. Deniz Kent, co-fundador e CEO da Prolific Machines, iniciou a empresa após testemunhar a crise dos refugiados sírios em sua cidade natal de Antioquia, Turquia. Ele percebeu que o que ele vivenciou não seria nada comparado com as iminentes crises globais de refugiados causadas pela mudança climática. Ele sabia que sua experiência em biologia de células-tronco poderia ser usada para criar um sistema alimentar sustentável, mas faltava-lhe confiança na capacidade das tecnologias existentes de competir com a agricultura fabril em termos de custo. Ele concebeu uma nova maneira de cultivar e controlar células sem a necessidade de proteínas recombinantes, os ingredientes mais caros na produção celular. Ele passou três anos procurando os co-fundadores perfeitos enquanto a ideia pairava em sua mente. Ele eventualmente encontrou um brilhante físico Dr. Max Huisman, e um excepcional engenheiro de aprendizado de máquinas Declan Jones. Deniz os convenceu a abandonar seus empregos, e juntos montaram uma equipe de estrelas para embarcar em uma jornada para revolucionar a biomanufatura.

"Somos da opinião que as tecnologias existentes que estão sendo implantadas na carne cultivada não atingirão a paridade de preços com a agricultura fabril". Uma abordagem fundamentalmente nova será necessária". Estamos inventando esta nova abordagem e estou aberto a tornar nossa tecnologia disponível para todas as empresas de carne". Nossa missão é lidar com os riscos existenciais colocados pelas mudanças climáticas, e não temos tempo a perder", disse Deniz.

Arvind Gupta, sócio da Mayfield e primeiro investidor em muitas empresas de alimentos proeminentes, diz sobre a rodada Seed, "Eu nunca tive a intenção de investir em outra empresa de carne cultivada. Mas quando Deniz me mostrou o que eles estavam fazendo, fiquei impressionado com a criatividade em sua abordagem para reinventar a linha de montagem para a produção de alimentos. É meu objetivo ajudar a reverter a mudança climática através de parcerias com equipes incríveis, e estou convencido de que a Prolific Machines será uma vencedora na corrida pela produção sustentável de alimentos".

Após rápidos progressos, a Breakthrough Energy Ventures se encontrou com a equipe e ficou igualmente impressionada. "Antes de conhecer a Prolific, chegamos à conclusão de que seria necessário um avanço fundamental para que a carne cultivada fosse economicamente competitiva com a produção convencional de carne", disse Carmichael Roberts, Breakthrough Energy Ventures. "Acreditamos que a Prolific Machines pode ser este avanço". A nova tecnologia da Prolific tem o potencial de permitir a produção de produtos de carne cultivada de alta qualidade a custos competitivos e eles têm a equipe para executá-la".

Po Bronson, diretor administrativo do IndieBio e sócio geral da SOSV, foi o primeiro a reconhecer o potencial da Prolific. Ele escreveu a verificação Pre-Seed, e os incubou do IndieBio enquanto eles desmarcavam sua ciência inicial. "Prolific foi uma ideia radical com uma equipe verdadeiramente incrível, exatamente o que o IndieBio adora". A Prolific bateu todos os recordes no IndieBio, e eu vejo sua tecnologia como a melhor neste espaço".

Deniz explica os próximos passos. "Estamos construindo uma sede de 2.300 metros quadrados em Emeryville e aumentando as contratações para expandir nossos programas de linha de montagem, incluindo peixe, aves e carne de vaca". Se você tem talento e procura fazer uma mudança histórica, venha e fale conosco".

Se você gostaria de nos apoiar, pode se juntar à lista de espera e obter mais informações em www.prolific-machines.com.

Sobre a Prolific Machines

A Prolific Machines é uma empresa de biomanufatura que inventa novas tecnologias para crescer e diferenciar as células-tronco a um custo dramaticamente menor em relação aos meios convencionais. O foco inicial da empresa é a carne cultivada, mas a tecnologia que eles estão desenvolvendo é a célula agnóstica, o que significa que ela poderia ser aplicada a uma miríade de aplicações diferentes em biotecnologia. Mais informações estão disponíveis em www.prolific-machines.com, e você pode se manter atualizado, seguindo a empresa no LinkedIn.

Sobre a Breakthrough Energy Ventures

Fundada por Bill Gates e apoiada por muitos dos maiores líderes empresariais do mundo, a BEV levantou mais de US$ 2 bilhões em capital comprometido para apoiar empresas de ponta que estão levando o mundo a emissões zero carbono. A BEV é uma empresa de investimento criada com o objetivo de investir, lançar e escalar empresas globais que eliminarão as emissões de GEE em toda a economia o mais rápido possível. A BEV busca verdadeiros avanços e está empenhada em apoiar esses empreendedores e empresas trazendo uma combinação única de conhecimentos técnicos, operacionais, de mercado e de políticas.

A BEV faz parte da Breakthrough Energy, uma rede de veículos de investimento, programas filantrópicos, defesa de políticas e outras atividades comprometidas com o dimensionamento das tecnologias de que precisamos para atingir emissões zero carbono até 2050. Visite www.breakthroughenergy.org para saber mais.

Sobre a Mayfield

A Mayfield é uma empresa global de capital de risco com uma filosofia "people-first" e um histórico de mais de 50 anos de investimentos iniciais e em estágios iniciais, fazendo parcerias com fundadores para construir empresas icônicas de biologia empresarial, de consumo e de engenharia. Desde sua fundação, a empresa investiu em mais de 500 empresas, resultando em 120 IPOs e mais de 200 aquisições, e atualmente tem $2,2B sob gestão. Para mais informações, vá para https://www.mayfield.com ou siga @MayfieldFund.

Deniz Kent
Co-fundador e CEO