-

O programa ENDEAVOUR para o cancro do pulmão forma equipas internacionais para iniciar quatro projetos de colaboração centrados na melhoria dos cuidados prestados aos doentes

  • A ENDEAVOUR reúne 21 especialistas promissores em cancro do pulmão com peritos reconhecidos internacionalmente para promover a colaboração e melhorar os resultados para os doentes
  • O programa de três anos tem como objetivo promover a excelência na investigação e melhorar os conhecimentos clínicos
  • No evento de lançamento em Madrid, os participantes iniciaram quatro projetos de investigação em colaboração que serão desenvolvidos sob a orientação de peritos

MADRID--(BUSINESS WIRE)--O programa ENDEAVOUR para o cancro do pulmão, uma iniciativa de três anos concebida para fazer avançar a investigação e os cuidados no domínio do cancro do pulmão, ligando oncologistas em início de carreira na Europa a especialistas de renome internacional em oncologia torácica, selecionou 21 participantes para formar equipas internacionais que iniciarão quatro projetos de colaboração no evento de lançamento em Madrid.

Os projetos a desenvolver nos próximos três anos, sob a orientação de especialistas, abordam necessidades críticas não satisfeitas no domínio do cancro do pulmão. Os quatro projetos de investigação selecionados centram-se em desafios importantes: dois deles investigarão os mecanismos de resistência aos tratamentos - um no cancro do pulmão de pequenas células e outro no cancro do pulmão de não pequenas células - com o objetivo de compreender melhor as caraterísticas destes tumores e de encontrar estratégias para ultrapassar esta resistência. O terceiro projeto utilizará a inteligência artificial para analisar as pessoas que respondem a longo prazo a terapias específicas, procurando identificar caraterísticas que possam orientar futuras decisões de tratamento. O quarto projeto centrar-se-á em determinados doentes com cancro do pulmão de não pequenas células com metástases cerebrais, um grupo conhecido por ter um prognóstico particularmente mau, com o objetivo de descobrir caraterísticas-chave que possam apoiar estratégias terapêuticas mais personalizadas.

“Ser escolhido entre mais de 20 projetos - todos liderados por profissionais apaixonados que colocam questões importantes sobre o cancro do pulmão - é uma verdadeira honra”, afirmou o Dr. Edouard Auclin, do Institut Bergonié, França. “Cada projeto traz conhecimentos valiosos para esta área. O meu projeto centra-se em doentes com inflamação elevada, que tendem a ter piores resultados e são frequentemente sub-representados nos ensaios clínicos. Ao pensar de forma inovadora, pretendemos desenvolver novas abordagens que possam responder melhor às suas necessidades e melhorar as suas respostas ao tratamento. Estou verdadeiramente feliz por fazer parte deste programa e aguardo com expetativa o que poderemos realizar em conjunto.” Para além do Dr. Auclin, os chefes de projeto selecionados são o Dr. Marcel Kemper do Hospital Universitário, Alemanha; o Dr. Pedro Rocha do Hospital Vall d'Hebron, Espanha; e a Dra. Francesca Ogliari do Instituto Científico IRCCS e do Hospital San Raffaele, Itália.

Promover a excelência com um objetivo centrado no doente
O cancro do pulmão é o cancro mais comum e a principal causa de morte relacionada com o cancro em todo o mundo.1 Em 2022, foram diagnosticados cerca de 2,5 milhões de casos de cancro do pulmão a nível mundial.1 “Lizza Hendriks, Professora Associada do Maastricht University Medical Center, Maastricht, Países Baixos e Membro do Comité do Programa ENDEAVOUR para o Cancro do Pulmão. “Através desta iniciativa, os participantes adquirem as ferramentas e as competências críticas necessárias para se tornarem os líderes do cancro do pulmão de amanhã e tratarem os doentes com os conhecimentos científicos mais recentes. Fiquei verdadeiramente impressionada e entusiasmada com a excelente qualidade das candidaturas recebidas e aguardo com expetativa os resultados das colaborações que irão emergir deste programa.”

Enquanto os oncologistas participantes trocam impressões sobre a sua investigação e prática clínica no seio do grupo, o objetivo do programa é melhorar os cuidados prestados aos doentes com cancro do pulmão e ter um impacto no mundo real.

“Todos os avanços nos cuidados oncológicos começam com uma única ideia - e um profundo compromisso para com os doentes”, afirmou o Dr. Michael Zaiac, Diretor dos Assuntos Médicos Europeus em Oncologia da Daiichi Sankyo. “Na Daiichi Sankyo, acreditamos que um ótimo tratamento dos doentes é alimentado tanto pela inovação como pela experiência. O ENDEAVOUR reúne estes elementos, ligando oncologistas brilhantes e em início de carreira a especialistas experientes e fornecendo o apoio necessário para transformar ideias em impacto. Orgulhamo-nos de apoiar um programa que promove a excelência científica, mantendo os doentes no centro de todas as descobertas.”

O programa de cancro do pulmão ENDEAVOUR é orientado por um distinto comité de direção composto por oito especialistas de renome em oncologia torácica. Em conjunto, são responsáveis pela conceção independente do programa, pela seleção dos participantes e pela orientação científica prestada ao longo de todo o programa.

  • Lizza Hendriks, Centro Médico da Universidade de Maastricht, Maastricht, Países Baixos
  • Pilar Garrido, Hospital Universitario Ramón y Cajal, Madrid, Espanha
  • David Planchard, Instituto Gustave Roussy, Villejuif, França
  • Prof. António Araújo, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal
  • Frank Griesinger, University Medicine Oldenburg, Pius-Hospital, Oldenburg, Alemanha
  • Andreas Pircher, Universidade de Medicina de Innsbruck, Insbruck, Áustria
  • Francesco Grossi, Universidade de Insubria, Varese, Itália
  • Natasha Leighl, Princess Margaret Cancer Centre, Toronto, Canadá

Acerca do programa ENDEAVOUR
Os programas ENDEAVOUR são uma iniciativa apoiada pela Daiichi Sankyo, destinada a desenvolver a próxima geração de especialistas de topo em oncologia em toda a Europa, promovendo o intercâmbio científico e a partilha de práticas clínicas. Orientados por um distinto comité de direção constituído por especialistas em oncologia, os programas de três anos foram concebidos para promover a excelência na investigação e melhorar os conhecimentos clínicos, a fim de impulsionar a inovação científica e melhorar os resultados para os doentes. Com base no sucesso do programa ENDEAVOUR para o cancro da mama, o programa ENDEAVOUR para o cancro do pulmão apoiará 21 especialistas emergentes em cancro do pulmão de 2025 a 2027.

Sobre a Daiichi Sankyo
A Daiichi Sankyo é uma empresa global inovadora no setor dos cuidados de saúde que contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade, descobrindo, desenvolvendo e fornecendo novos padrões de cuidados para enriquecer a qualidade de vida em todo o mundo. Com mais de 120 anos de experiência, a Daiichi Sankyo utiliza a sua ciência e tecnologia de classe mundial para criar novas modalidades e medicamentos inovadores para pessoas com cancro, doenças cardiovasculares e outras doenças com grandes necessidades médicas não satisfeitas. Para mais informações, por favor visite www.daiichi-sankyo.eu.

1 Organização Mundial de Saúde. Agência Internacional de Investigação do Cancro. Ficha de informação sobre o pulmão. Acedido em julho de 2024.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Contacts

Comunicação social:

Giedre Petkevice
Daiichi Sankyo
giedre.petkevice@daiichisankyo.com
+49 151 16817651 (telemóvel)

Daiichi Sankyo



Contacts

Comunicação social:

Giedre Petkevice
Daiichi Sankyo
giedre.petkevice@daiichisankyo.com
+49 151 16817651 (telemóvel)

Back to Newsroom