-

Empresas brasileiras enfrentam desafios de migração para a nuvem SAP

As empresas enfrentam pressão para modernizar o SAP à medida que a reforma tributária e as mudanças regulatórias impulsionam a demanda por tecnologias avançadas, afirma o relatório ISG Provider Lens™

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Um número crescente de empresas no Brasil está migrando para o SAP S/4HANA e a plataforma de gestão de capital humano SuccessFactors da SAP à medida que integram novas tecnologias e navegam em um ambiente regulatório complexo e mutável, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP Ecosystem de 2025 para o Brasil constata que o fim iminente do suporte a sistemas legados é o principal desafio para os clientes SAP no país. Embora a SAP ofereça manutenção estendida para o ERP Central Component (ECC) até 2030, o suporte técnico oficial está previsto para terminar em 2027. As empresas estão avaliando cuidadosamente alternativas para garantir a continuidade dos negócios, a conformidade regulatória e a modernização das operações. Essas alternativas incluem a migração para o SAP S/4HANA ou a adoção dos programas RISE with SAP ou GROW with SAP, que, segundo a empresa, são projetados para otimizar as operações comerciais.

“Os clientes SAP brasileiros enfrentam um acerto de contas com o fim do suporte ao ECC e a necessidade de se adequar a novas regulamentações e reformas tributárias”, disse Bill Huber, sócio de plataformas e soluções digitais da ISG. “Os fornecedores de serviços estão integrando IA e automação para atender às necessidades de diferentes tipos de organizações.”

Grandes empresas no Brasil continuam resistindo ao modelo RISE, preferindo preservar orçamentos para melhorias internas e se preparar para o impacto das novas leis tributárias, afirma o relatório. No entanto, algumas estão adotando o GROW com SAP para otimizar as operações, especialmente após fusões e aquisições.

O GROW combina diversos componentes para a transformação em nuvem, incluindo soluções tecnológicas e serviços de implementação rápida, e foi projetado principalmente para empresas de médio porte, afirma a ISG. Algumas empresas acreditam que o GROW carece de maturidade, especialmente em suas capacidades de localização, mas alguns fornecedores de serviços no Brasil relatam receitas significativas com ele, o que pode demonstrar que ele atende a uma ampla gama de necessidades dos clientes quando bem executado, afirma a ISG.

O uso de serviços de aplicativos gerenciados da SAP no Brasil diminuiu com o surgimento de novas tecnologias de IA e automação, afirma o relatório. Espera-se que os fornecedores alinhem suas soluções às novas tecnologias, com os serviços evoluindo para um modelo mais ágil e inteligente, que inclui automação e monitoramento em tempo real para reduzir custos e aumentar a produtividade.

O interesse pelo SAP SuccessFactors HXM cresceu no Brasil, à medida que as empresas buscam personalizar o recrutamento, a integração e a avaliação de desempenho por meio da IA, afirma o ISG. Há uma forte demanda por soluções que permitam o cumprimento da legislação brasileira em questões como administração de folha de pagamento, gestão de tempo e impostos.

“O cenário regulatório e tributário em constante mudança no Brasil exige atenção constante das empresas”, afirmou Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Os usuários SAP devem fazer parcerias com fornecedores que se mantenham atualizados e ágeis para garantir a conformidade contínua.”

O relatório também examina outras tendências do ecossistema SAP que afetam empresas no Brasil, incluindo as extensões da SAP para seu copiloto Joule AI e a importância contínua dos serviços de nuvem gerenciados para o SAP ERP.

Para mais insights sobre os desafios relacionados ao SAP enfrentados pelas empresas no Brasil, além dos conselhos do ISG para enfrentá-los, veja o briefing ISG Provider Lens™ Focal Points aqui.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP Ecosystem de 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 45 provedores em cinco quadrantes: SAP S/4HANA System Transformation — Large Accounts, SAP S/4HANA System Transformation — Midmarket, SAP Application Managed Services, Managed Cloud Services para SAP ERP e SAP SuccessFactors HXM Partner Services.

O relatório aponta Accenture, Atos, Capgemini, Deloitte e T-Systems como líderes em quatro quadrantes cada. Ele aponta NTT DATA e Wipro como líderes em três quadrantes cada, e Infosys, Softtek, Stefanini e Tech Mahindra como líderes em dois quadrantes cada. BCI Consulting, EPI-USE, Essence, Exed Consulting, HR Path, HRST, Kyndryl, Megawork, Meta, Numen, SEIDOR, Strada e TIVIT são apontadas como líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Minsait é nomeada como Rising Star — uma empresa com um "portfólio promissor" e "alto potencial futuro", segundo a definição do ISG — em dois quadrantes. A Engine e a SPS Group são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Megawork, Meta e NTT DATA.

Na área de experiência do cliente, a Wipro foi nomeada ISG CX Star Performer global em 2024 entre os provedores do ecossistema SAP. A Wipro obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voz do Cliente da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP Ecosystem 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens™ Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

Contacts

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Contato: +55 11 98671 5652
thabata@mondonipress.com.br

Information Services Group, Inc.

NASDAQ:III

Release Versions

Contacts

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Contato: +55 11 98671 5652
thabata@mondonipress.com.br

More News From Information Services Group, Inc.

Brasil ativa estratégia de IA da Microsoft com casos de uso locais

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Grandes empresas brasileiras estão demonstrando usos significativos das principais tecnologias de IA da Microsoft, sinalizando uma rápida adoção futura, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA. O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft AI and Cloud Ecosystem de 2025 para o Brasil constata que o país está bem posicionado para...

Brasil aproveita ecossistema do ServiceNow para IA e automação

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--As empresas no Brasil estão adotando novas tecnologias do ServiceNow e de seus parceiros do ecossistema à medida que buscam integração de IA, automação de processos e transformação digital geral, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA. O relatório ISG Provider Lens™ ServiceNow Ecosystem Partners de 2025 para o Brasil const...

IA reformula implementações do Salesforce no Brasil

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--O uso de IA em implantações do Salesforce se tornou uma grande tendência no Brasil, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA. O relatório ISG Provider Lens™ Salesforce Ecosystem Partners de 2024 para o Brasil constata que muitas empresas no Brasil estão integrando IA aos ambientes Salesforce, mais comumente para melhorar a e...
Back to Newsroom