-

Dados e ferramentas de IA impulsionam a agricultura brasileira

O setor de agronegócio líder mundial expande suas operações com sensores, redes sem fio e analytics baseada em nuvem, afirma o relatório ISG Provider Lens™

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Empresas agrícolas no Brasil estão investindo em novas tecnologias e serviços digitais para transformar suas operações e obter maior escala e eficiência, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA.

O relatório ISG Provider Lens™ Agribusiness and Chemicals Services and Solutions de 2025 para o Brasil constata que práticas operacionais avançadas estão se tornando comuns à medida que os gestores ganham acesso aos dados necessários para tomar decisões mais acertadas. A IA, as novas práticas de gestão e a integração de sistemas de TI e TO estão impulsionando essa evolução. Embora o Brasil seja um dos principais produtores globais de soja, café, carne bovina e outros produtos, seu setor agrícola historicamente ficou atrás de outros setores em termos de disponibilidade de dados e capacidade analítica. Agora, em alguns casos, o agronegócio dispõe de mais dados para trabalhar do que os fabricantes.

“O agronegócio no Brasil adotou a digitalização e a nuvem”, disse Iain Fisher, diretor de Futuro do Trabalho, Experiência do Cliente e ESG da ISG Provider Lens Research. “Tecnologias mais flexíveis e econômicas estão capacitando as empresas a crescer e atender à crescente demanda global por alimentos.”

A integração de IT/OT é um dos principais impulsionadores da agricultura avançada no Brasil, afirma o relatório. A expansão das redes de comunicação sem fio, começando com 3G e agora incluindo 5G, permite que as empresas conectem dispositivos em campo a recursos de computação em nuvem. O agronegócio brasileiro está implementando sensores de IT/OT, sistemas de gerenciamento de irrigação e aplicativos habilitados para IoT. O Brasil já está regulamentando o 6G, que deverá oferecer velocidades mais altas, cobertura rural mais ampla e custos mais baixos do que o 5G nesta década.

A explosão da conectividade sem fio proporcionou ao agronegócio acesso a soluções em nuvem mais potentes e confiáveis, afirma o ISG. Um novo grupo de fornecedores surgiu para oferecer serviços em nuvem, permitindo que empresas agrícolas fora dos grandes centros aproveitem o poder de processamento e o armazenamento de dados de grandes data centers. A disponibilidade da nuvem permitiu que as empresas transferissem parte dos custos de investimentos de capital para despesas operacionais.

A IA e a automação estão expandindo o que as empresas agrícolas podem fazer com os dados coletados, afirma o relatório. As empresas estão implementando sistemas que podem ajustar as rotas de plantio e colheita em milissegundos com base em fatores como o clima. Sistemas em tempo real podem detectar riscos e aprimorar o planejamento de curto prazo. Os fornecedores de consultoria estão introduzindo novos métodos organizacionais e de planejamento para transformar estratégias em realidade.

O setor agrícola brasileiro também está recorrendo a um número crescente de fornecedores que podem ajudar os clientes a estabelecer e demonstrar sustentabilidade, afirma o ISG. Fornecedores e empresas de tecnologia agrícola oferecem equipes multidisciplinares e uma variedade de metodologias para monitorar o desempenho de uma empresa em áreas como emissões e práticas de economia circular. Soluções de blockchain são uma ferramenta cada vez mais importante nesses esforços, afirma o relatório.

“O papel de liderança do Brasil na agricultura exige um compromisso contínuo com a inovação”, afirmou Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “O setor de agronegócios está adotando agressivamente tecnologias e práticas que aumentam a produtividade.”

O relatório também examina outras tendências do agronegócio no Brasil, incluindo a evolução das práticas de gestão da supply chain e a disponibilidade de novas frequências sem fio úteis para a agricultura.

Para mais informações sobre os desafios enfrentados pelas empresas do agronegócio no Brasil, juntamente com os conselhos do ISG para enfrentá-los, veja o briefing ISG Provider Lens™ Focal Points aqui.

O relatório ISG Provider Lens™ Agribusiness and Chemicals Services and Solutions de 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 29 fornecedores em quatro quadrantes: Digital IT/OT — Agribusiness, Supply Chain and Logistics — Agribusiness, Sustainability and Innovation — Agribusiness e Strategy and Enablers — Agribusiness.

O relatório aponta Accenture, Embrapa e PwC como Líderes em três quadrantes cada. Agrosmart, Deloitte, EY, iCrop e Solinftec como Líderes em dois quadrantes cada. Agrotools, CPQD e Xcelis são apontadas como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Embrapa, MadeinWeb, Moby, PwC e UniSoma são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em um quadrante cada.

O relatório ISG Provider Lens™ Agribusiness and Chemicals Services and Solutions de 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens™ Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA ​​para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

Contacts

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Contato: +55 11 98671 5652
thabata@mondonipress.com.br

Information Services Group, Inc.

NASDAQ:III

Release Versions

Contacts

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Contato: +55 11 98671 5652
thabata@mondonipress.com.br

More News From Information Services Group, Inc.

GenAI desempenha um papel cada vez maior nos negócios brasileiros

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Empresas no Brasil estão migrando de projetos-piloto para o uso produtivo de IA generativa, visando ganhos de produtividade com retornos mensuráveis sobre o investimento, segundo um novo relatório de pesquisa publicado hoje pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia focada em IA. O relatório ISG Provider Lens® Generative AI Services 2025 para o Brasil revela que as organizações estão implementando e...

Empresas brasileiras redefinem o trabalho com IA e automação

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Organizações no Brasil estão expandindo o uso de IA e outras tecnologias para modernizar o trabalho e a experiência do funcionário, visando maior produtividade e agilidade empresarial, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia focada em IA. O relatório ISG Provider Lens® Future of Work Services 2025 para o Brasil revela que muitas empresas...

Crescimento da GenAI impulsiona migração para a nuvem no Brasil com a AWS

SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE)--Empresas no Brasil estão acelerando a transformação digital ao incorporar Inteligência Artificial Generativa (GenAI) em seus processos, com o auxílio de ferramentas da AWS e de seus parceiros de ecossistema, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia focada em IA. O relatório ISG Provider Lens® AWS Ecosystem Partners 2025 para o Brasil revel...
Back to Newsroom