AM Best Revê Perspectiva de Rating de Crédito de Emissor para Positiva; Afirma Ratings de Crédito da BTG Pactual Resseguradora S.A.
AM Best Revê Perspectiva de Rating de Crédito de Emissor para Positiva; Afirma Ratings de Crédito da BTG Pactual Resseguradora S.A.
CIDADE DO MÉXICO--(BUSINESS WIRE)--AM Best revisou a perspectiva do Rating de Crédito de Emissor de Longo Prazo (ICR de Longo Prazo) para positiva, de estável, e afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de B++ (Bom) e o ICR de Longo Prazo de “bbb” (Bom) da BTG Pactual Resseguradora S.A. (BTG Re) (Brasil). A perspectiva do FSR é estável.
Os Ratings de Crédito (ratings) refletem a solidez do balanço patrimonial da BTG Re, o qual a AM Best avalia como muito forte, bem como seu desempenho operacional adequado, perfil empresarial neutro e gestão de risco empresarial apropriada.
A perspectiva revisada do ICR de longo prazo de estável para positiva reflete a expectativa da AM Best de que o BTG Re manterá a avaliação de balanço patrimonial mais forte no médio prazo, à medida que a governança corporativa da holding continua a evoluir.
A BTG Re é uma resseguradora local no Brasil, atuando predominantemente no segmento de fianças no Brasil, na América Latina e, recentemente, em Portugal e Espanha, como parte de um acordo de fronting. Também recente é o ramo de negócios agrícola, que o BTG Re assume de sua principal empresa irmã, a TOO Seguros S.A. A holding da empresa, Banco BTG Pactual S.A. (BTG Pactual) [B3: BPAC11], fornece suporte operacional e recursos de gerenciamento de risco e seria capaz de fornecer liquidez, se necessário.
Nos últimos dois anos, a BTG Re realizou duas transferências significativas de carteira de perdas, o que aumentou materialmente o tamanho de seu balanço. A administração do BTG Re afirmou que essas transações foram oportunistas e o foco da empresa permanece o mesmo. Essas transferências de carteira de perdas expiraram e esgotaram-se completamente no final de 2022. A capitalização ajustada ao risco da BTG Re permanece no nível mais forte, conforme medido pelo Best’s Capital Adequacy Ratio (BCAR) da Best.
Os ratings da BTG Re também refletem o impacto do perfil de crédito do BTG Pactual e o ambiente macroeconômico e político desafiador e volátil no Brasil, que continua a dificultar a recuperação e a estabilidade significativas no país. Embora o Brasil tenha se recuperado da pandemia da COVID-19, persistem incertezas em relação à situação fiscal, agravadas pela volatilidade da inflação e das taxas de juros. O BTG Pactual tem apresentado melhora consistente em seus resultados e solidez de crédito ao mesmo tempo em que expande e diversifica suas operações; entretanto, os ratings da BTG Re são um tanto limitados pelo seu ambiente operacional doméstico.
A BTG Re mantém sólidos atributos autônomos em termos de desempenho operacional, incluindo baixos índices de perdas e despesas, e o mais forte nível de capitalização ajustada ao risco, conforme medido pelo BCAR. A BTG Re produziu lucros positivos desde o início, impulsionados pelos resultados de subscrição e rendimentos de investimentos. A BTG Re também se beneficia de um sólido programa de retrocessão que mitiga suas exposições de subscrição; a retenção de resseguros da empresa permanece baixa. A análise da AM Best sobre a BTG Re se beneficia da expertise do BTG Pactual, decorrente de seu longo track record com um portfólio de grandes empresas.
A AM Best continua monitorando a solidez do balanço patrimonial, o desempenho operacional, a capitalização ajustada ao risco e a execução de seu produto e expansão geográfica da BTG Re, juntamente com o perfil de crédito de sua holding.
Ações de rating positivas poderão ocorrer se o perfil de crédito da holding final, o BTG Pactual, continuar a melhorar, apoiado por uma estrutura de governança corporativa mais robusta no grupo. Ações de rating negativas poderão acontecer se ocorrer uma deterioração no seu perfil de negócios devido à volatilidade na economia do país, o que poderia afetar o seu desempenho.
Este comunicado de imprensa refere-se às classificações de crédito que foram publicadas no website da AM Best. Para todas as informações deste comunicado à imprensa e as suas divulgações relevantes, incluindo os dados do escritório responsável pela emissão de cada uma das classificações individuais referenciadas neste comunicado, por favor visite a Comunicados à Imprensa da AM Best.
Para obter mais informações sobre o uso e as limitações das opiniões de classificação de crédito consulte o Guia para as Classificações de Crédito da Best. Para obter informações sobre o uso adequado dos Ratings de Crédito da Best, Avaliações de Desempenho da Best, Avaliações Preliminares de Crédito da Best e comunicados à imprensa da AM Best, por favor consulte o Guia para Uso Adequado de Ratings & Avaliações da AM Best.
AM Best é uma agência global de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada na indústria de seguros. Sediada nos Estados Unidos, a empresa faz negócios em mais de 100 países, com escritórios regionais em Londres, Amsterdã, Dubai, Hong Kong, Cingapura e Cidade do México. Para mais informações, visite www.ambest.com.
Contacts
Ricardo Rodríguez
Analista Financeiro
+52 55 1102 2720, ramal 139
ricardo.rodriguez@ambest.com
Christopher Sharkey
Diretor Associado de Relações Públicas
+1 908 882 2310
christopher.sharkey@ambest.com
Alfonso Novelo
Diretor Sênior, Análise
+52 55 1102 2720, ramal 107
alfonso.novelo@ambest.com
Al Slavin
Especialista Sênior de Relações Públicas
+1 908 882 2318
al.slavin@ambest.com
