Demanda por Microsoft continua alta no Brasil

As empresas estão buscando fornecedores de serviços com visão de futuro que possam oferecer um conjunto robusto de serviços apoiados por um forte relacionamento com a Microsoft, afirma o relatório ISG Provider Lens

SÃO PAULO--()--Apesar do atual declínio nos gastos gerais com TI, as empresas no Brasil continuam comprometidas com o Microsoft Azure e suas outras arquiteturas baseadas em nuvem, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Cloud Ecosystem 2023 para o Brasil conclui que uma mudança corporativa em direção a uma maior economia de custos deve favorecer os serviços gerenciados. Apoiados por um forte relacionamento com a Microsoft, os fornecedores de serviços no Brasil estão atendendo à crescente demanda do mercado de grandes empresas por alto comprometimento e engajamento, especialmente em iniciativas de coinovação de transformação digital.

“Apesar dos ventos econômicos mais amplos, a transformação digital continua sendo uma prioridade no cenário de tecnologia empresarial”, disse Bill Huber, parceiro de plataformas e soluções digitais da ISG. “Isso requer uma nova geração de software e serviços da Microsoft e seus parceiros.”

Para atender a essas necessidades, a Microsoft se concentrou em três áreas principais: a plataforma de nuvem Azure, o pacote Microsoft 365 de aplicativos de produtividade e o pacote Dynamics 365 de aplicativos de negócios, diz o relatório do ISG.

As grandes empresas geralmente exigem serviços personalizados e inovadores que agregam valor às suas operações, diz o ISG. Para atender a essa demanda, os fornecedores de serviços gerenciados do Microsoft Azure estão focados em fortalecer seus recursos e desenvolver ofertas específicas do setor com base nas necessidades de seus clientes corporativos.

Enquanto isso, o uso do Dynamics 365 vem crescendo no mercado brasileiro, diz o relatório do ISG. Isso é especialmente verdadeiro entre empresas de médio porte que estão focadas na adoção de soluções de planejamento de recursos empresariais (ERP) e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

O Dynamics 365 é o software de ERP e CRM baseado em nuvem da Microsoft. O ISG constata que das 25 aplicações do Dynamics 365, as mais destacadas no mercado brasileiro são Finanças, Vendas, Gestão da Supply Chain e Central de Negócios, para as quais dois parceiros locais já desenvolveram uma solução de localização customizada.

“As empresas estão procurando soluções personalizadas”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Isso coloca sobre os fornecedores o fardo de aumentar seu nível de conhecimento das necessidades de negócios exclusivas de cada cliente.”

O relatório também analisa quantas organizações estão examinando seu portfólio de tecnologia com um olhar crítico sobre seu consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa que geram.

The 2023 ISG Provider Lens™ Microsoft Cloud Ecosystem report for Brazil evaluates the capabilities of 49 providers across seven quadrants: Managed Services for Azure – Large Enterprises, Managed Services for Azure – Midmarket, Microsoft 365 Services – Large Enterprises, Microsoft 365 Services – Midmarket, SAP on Azure Services, Dynamics 365 Services and Power Platform Services.

O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Cloud Ecosystem 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 49 fornecedores em sete quadrantes: Managed Services for Azure – Large Enterprises, Managed Services for Azure – Midmarket, Microsoft 365 Services – Large Enterprises, Microsoft 365 Services – Midmarket, SAP on Azure Services, Dynamics 365 Services e Power Platform Services.

O relatório nomeia Accenture e SoftwareONE como Líderes em cinco quadrantes cada, enquanto Dedalus, Kumulus e Venha Pra Nuvem são nomeados como Líderes em quatro quadrantes cada. Ingram Micro, Lattine e TIVIT são nomeados Líderes em três quadrantes cada, enquanto AlfaPeople, Capgemini, L3, Logicalis, Processor, Smart Consulting, Solo Network e Teltec são nomeados Líderes em dois quadrantes cada. 4MSTech, Best.Projects, BlueShift, DXC Technology, GRVPPE, ITCore, Nexer, Pentare, SOU.cloud, T-Systems e Vivo são nomeados líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Processor é nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. Best.Projects, Kumulus, Kyndryl, Lanlink, Qualiserve e Vivo são nomeados como Rising Stars em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Best.Projects e na Qualiserve.

O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Cloud Ecosystem 2023 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de fornecedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e fornecedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Press:

Will Thoretz, ISG