-

Thales assume o controle do satélite de demonstração da ESA no primeiro exercício de segurança cibernética do seu tipo

  • Para a terceira edição do CYSAT, o evento europeu totalmente dedicado à segurança cibernética da indústria espacial e que ocorrerá de 26 a 27 de abril de 2023 na Estação F em Paris, a Agência Espacial Europeia (ESA, European Space Agency) montou uma bancada de testes de satélite para simular as tentativas de se assumir o controle do OPS-SAT, um nanossatélite operado pela agência para fins de demonstração.
  • A equipe de segurança cibernética ofensiva da Thales aceitou o desafio, identificando vulnerabilidades que poderiam permitir os elementos maliciosos interromperem a operação do satélite da ESA.
  • Os resultados do exercício ético de ataques hacker em satélites, o primeiro do seu tipo no mundo, serão utilizados para reforçar a segurança dos satélites e seus aplicativos integrados para ajudar a aprimorar a resiliência cibernética dos sistemas espaciais, proteger dados confidenciais e apoiar o sucesso de longo prazo dos programas espaciais.

PARIS--(BUSINESS WIRE)--A Agência Espacial Europeia (ESA) desafiou os especialistas em segurança cibernética no ecossistema do setor espacial a interferir na operação do nanossatélite OPS-SAT de demonstração da agência. Os participantes utilizaram várias técnicas éticas de ataques hackers para assumir o controle do sistema usado para gerenciar o sistema de posicionamento global da carga útil, sistema de controle de atitude1 e câmera integrada. O acesso não autorizado a estes sistemas pode causar danos graves ao satélite ou levar a uma perda de controle sobre sua missão. A equipe de segurança cibernética ofensiva da Thales trabalhou com a Instalação de Avaliação da Segurança de Tecnologia da Informação (ITSEF2) do Grupo para este exercício singular, que demonstra a necessidade de um alto nível de resiliência cibernética no ambiente operacional muito específico do espaço.

A equipe da Thales de quatro pesquisadores de segurança cibernética acessou o sistema de bordo do satélite, utilizou os direitos de acesso padrão para obter controle de seu ambiente de aplicativos e depois explorou diversas vulnerabilidades para a introdução de códigos maliciosos nos sistemas dos satélites. Isso tudo tornou possível comprometer os dados enviados de volta à terra, modificando especificamente as imagens capturadas pela câmera do satélite, e alcançar outros objetivos como mascarar áreas geográficas selecionadas nas imagens de satélite, ocultando suas atividades para evitar a detecção pela ESA. A demonstração foi organizada especificamente para o CYSAT para ajudar a avaliar o impacto potencial de um ataque cibernético real e as consequência para os sistemas civis.

Durante todo o exercício, a ESA teve acesso aos sistemas de satélite para permanecer no controle e garantir o retorno às operações normais.

"A Thales tem muito a agradecer à ESA e aos organizadores do CYSAT por oferecer esta oportunidade única para demonstrar a capacidade de nossos especialistas em identificar vulnerabilidades em um sistema de satélites. Com o crescente número de aplicações militares e civis que atualmente dependem de sistemas de satélite, a indústria espacial precisa considerar a segurança cibernética em todas as fases do ciclo de vida do satélite, desde o projeto inicial até o desenvolvimento e manutenção de sistemas. Este exercício inédito foi uma chance para aumentar a conscientização sobre falhas e vulnerabilidades potenciais para que possam ser eliminadas de forma mais eficaz e adaptar soluções atuais e futuras para aprimorar a resiliência cibernética de satélites e programas espaciais em geral, incluindo os segmentos terrestres e sistemas orbitais". Pierre-Yves Jolivet, vice-presidente de Soluções Cibernéticas, Thales.

Em uma apresentação de especialistas da Thales e de membros da equipe ESA que será realizada em 27 de abril, os participantes do CYSAT podem saber mais sobre o cenário de ataque utilizado nesta primeira demonstração de técnicas, táticas e procedimentos ofensivos de segurança cibernética.

Recursos de segurança cibernética da Thales para a indústria espacial

Com mais de 40 anos de experiência em segurança cibernética e atividades espaciais, a Thales aplica os princípios de "cybersecurity by design" (segurança cibernética por design) aos produtos que desenvolve para operadoras de satélites e agências espaciais. Seu empreendimento conjunto com Leonardo, o Thales Alenia Space, projeta e oferece soluções inovadoras para telecomunicações, navegação, observação da Terra, monitoramento ambiental, exploração espacial, pesquisa científica e infraestruturas orbitais. Com mais de 3.500 especialistas em segurança cibernética, a Thales ajuda a garantir a segurança dos sistemas de satélite para programas espaciais nacionais e europeus, particularmente o programa europeu de navegação do satélite Galileo, e a nível internacional. Com sua experiência combinada em sistemas de satélite de ponta e soluções de segurança cibernética baseadas nas mais recentes tecnologias militares, a Thales oferece aos governos, instituições e clientes corporativos uma ampla variedade de soluções de segurança cibernética para garantir proteção robusta a todos os elementos de um sistema espacial. Os recursos ofensivos de segurança cibernética demonstrados pela Thales no CYSAT permitem aos clientes antecipar e responder melhor às ameaças atuais e futuras. As soluções de segurança cibernética do Grupo para o setor espacial abrangem tudo, desde a avaliação de riscos e ameaças até a proteção dos dados e segurança de rede, detecção e resposta a incidentes e manutenção da segurança durante todo o ciclo de vida do sistema.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder internacional em tecnologias avançadas em três domínios: defesa e segurança; aeronáutica e espaço; e identidade e segurança digital. Ela desenvolve produtos e soluções que ajudam a fazer do mundo um lugar mais seguro, ecológico e inclusivo.

O Grupo investe cerca de €4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, particularmente em áreas importantes como as tecnologias quânticas, computação de borda, 6G e segurança cibernética.

A Thales tem 77 mil funcionários em 68 países. o Grupo gerou vendas de €17.6 bilhões em 2022.

_______________________________
Estes números não incluem o negócio de transportes, que se encontra em fase de alienação.

Mais informações:

Soluções de Segurança Cibernética | Thales Group

Hitmap de Ameaças Cibernéticas (thalesgroup.com)

Segurança cibernética no espaço: como a Thales enfrenta os desafios futuros | Grupo Thales

Thales Alenia Space, um participante fundamental no programa Galileo | Thales Group

_______________________________
1 A atitude de um satélite refere-se à sua orientação ou posição relativa de uma estrutura de referência, que geralmente é a Terra. Especificamente, ela descreve a orientação tridimensional do satélite em relação ao eixo perpendicular: rotação, inclinação e oscilação.

2 Uma Instalação de Avaliação de Segurança de Tecnologia da Informação (ITSEF) é uma instalação confiável e independente de testes de segurança de produtos de terceiros, credenciada por um organismo de certificação nacional (ANSSI na França).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

IMPRENSA
Relações com a mídia da Thales
Marion Bonnet
+33 (0)6 60 38 48 92
marion.bonnet@thalesgroup.com

Thales

BOURSE:HO


Contacts

IMPRENSA
Relações com a mídia da Thales
Marion Bonnet
+33 (0)6 60 38 48 92
marion.bonnet@thalesgroup.com

More News From Thales

AT&T e Thales colaboram para revolucionar implantações de IoT com nova solução eSIM

ARLINGTON, Virgínia--(BUSINESS WIRE)--Com mais de 5,8 bilhões de conexões celulares IoT previstas globalmente até 2030 (GSMA Intelligence), abrangendo desde medidores inteligentes até dispositivos vestíveis de monitoramento de saúde, a necessidade de conectividade segura, escalável e fácil de gerenciar nunca foi tão grande. A AT&T, líder em conectividade e soluções IoT, e a Thales, referência global em tecnologias digitais e de cibersegurança avançadas, anunciam o lançamento de uma nova sol...

Thales nomeada Empresa do Ano de 2025 pela Frost & Sullivan em Controle Automatizado de Fronteiras

MEUDON, França--(BUSINESS WIRE)--À medida que governos e aeroportos enfrentam um aumento no volume de passageiros, novos requisitos regulatórios como o Sistema Europeu de Entrada e Saída (EES) e ameaças de segurança em constante evolução, as soluções da Thales ajudam a encontrar o equilíbrio certo entre segurança robusta e conveniência para os viajantes. A Frost & Sullivan elogiou a expertise completa da Thales, seu foco no cliente e sua capacidade de projetar sistemas modulares, ecologicam...

Era Quântica: Thales lança primeiro cartão inteligente certificado da Europa

MEUDON, França--(BUSINESS WIRE)--À medida que a computação quântica evolui, muitos dos métodos criptográficos atuais deixarão de ser seguros, já que os computadores quânticos serão capazes de solucionar problemas matemáticos complexos com muito mais rapidez do que os computadores clássicos. Um recente relatório da Gartner®* informa: "Até 2029, os avanços na computação quântica farão com que a criptografia assimétrica convencional não seja segura de usar." A Thales passou anos investindo em crip...
Back to Newsroom