-

A Thales é pioneira em criptografia pós-quântica com projeto piloto mundial bem-sucedido em ligações telefônicas

  • A Thales, líder em tecnologias avançadas, experimentou com sucesso ligações telefônicas criptografadas de ponta a ponta, testadas para serem resilientes na era pós-quântica.
  • O projeto piloto foi executado com o aplicativo móvel seguro Thales "Cryptosmart" e cartões SIM 5G instalados em smartphones comerciais atuais, testando uma ligação de dispositivo móvel para móvel, criptografia de voz/dados e autenticação do usuário.
  • Quaisquer dados trocados durante a ligação são configurados para serem resistentes a ataques pós-quânticos graças a uma abordagem de criptografia híbrida que combina mecanismos de defesa pré-quânticos e pós-quânticos.

PARIS LA DÉFENSE--(BUSINESS WIRE)--A Thales, líder mundial em segurança cibernética, criou a primeira aplicação do mundo real de criptografia pós-quântica (PQC) em seu principal aplicativo móvel seguro, o "Cryptosmart", aproveitando os cartões SIM 5G para PQC. No projeto piloto, foi utilizada a criptografia híbrida (criptografia pré e pós-quântica) em uma ligação telefônica entre dois aparelhos para proteger as informações trocadas durante a ligação. A Thales investiu e testou tecnologias de segurança cibernética pós-quântica na última década para se preparar para estas ameaças emergentes.

Mesmo que os protótipos de computadores quânticos1 de hoje ainda estejam longe de representar uma ameaça à criptografia de chave pública, é essencial começar a investigar soluções resilientes. Por exemplo, há uma variante de ataques "armazenar agora, descriptografar depois" que consiste em armazenar dados e mensagens trocados hoje para descriptografar estas mensagens assim que os computadores quânticos estiverem disponíveis. Isto significa que a maior parte da segurança da infraestrutura digital com base em criptografia de chave pública (PKC) pode já estar vulnerável a um ataque quântico.

Essas ameaças são relevantes para cenários que envolvem informações altamente confidenciais, como as que são trocadas através de uma ligação telefônica criptografada. Para enfrentar ameaças desse tipo, a Thales criou uma prova de conceito para testar a escalabilidade e a qualidade de suas soluções, que variam desde cartões SIM 5G até software de comunicação segura.

Esta primeira solução móvel com proteção quântica do mundo real, que combina o aplicativo "Cryptosmart" da Thales e seu cartão SIM 5G, emprega criptografia híbrida, conforme recomendado pelo NIST (National Institute of Standards and Technology). O "CRYSTALS-Kyber", um dos quatro algoritmos selecionados pelo NIST2, é o algoritmo PQC nativamente implementado no cartão SIM 5G e utilizado pelo aplicativo Cryptosmart para criptografar a comunicação.

"Criar defesas contra ameaças que ainda não existem pode parecer uma tarefa assustadora. Esta é exatamente a perspectiva que a comunidade mundial de segurança cibernética enfrenta com a chegada iminente da computação quântica. A era pós-quântica ainda está a anos de distância, mas à medida que a computação quântica se torna mais relevante, praticar a agilidade criptográfica agora com esses projetos pilotos e testes ajuda a Thales e seus clientes a se preparar", disse Philippe KERYER, vice-presidente executivo de Estratégia e Tecnologia da Thales.

1 Computadores que podem executar certas tarefas muito mais rápido do que os computadores atuais em grande escala.
2 https://www.nist.gov/news-events/news/2022/07/nist-announces-first-four-quantum-resistant-cryptographic-algorithms

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e tecnologias essenciais – conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos possamos confiar e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade.

A empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e nações – a superar seus desafios nos mercados de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte e identidade digital e segurança, tendo sempre pessoas à frente do processo de tomada de decisão.

Com 81 mil funcionários em 68 países, o Grupo gerou vendas de € 16,2 bilhões em 2021.

ACESSE

Identidade Digital e Segurança da Thales
Thales revela três tecnologias quânticas definidas para revolucionar o mundo de amanhã | Thales Group
Proteção de Dados Corporativos e Segurança Cibernética | Ercom

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

CONTATO DE IMPRENSA

Relações com a Mídia da Thales
Identidade Digital e Segurança
Vanessa Viala
+33 (0)6 07 34 00 34
vanessa.viala@thalesgroup.com

Thales

BOURSE:HO


Contacts

CONTATO DE IMPRENSA

Relações com a Mídia da Thales
Identidade Digital e Segurança
Vanessa Viala
+33 (0)6 07 34 00 34
vanessa.viala@thalesgroup.com

More News From Thales

AT&T e Thales colaboram para revolucionar implantações de IoT com nova solução eSIM

ARLINGTON, Virgínia--(BUSINESS WIRE)--Com mais de 5,8 bilhões de conexões celulares IoT previstas globalmente até 2030 (GSMA Intelligence), abrangendo desde medidores inteligentes até dispositivos vestíveis de monitoramento de saúde, a necessidade de conectividade segura, escalável e fácil de gerenciar nunca foi tão grande. A AT&T, líder em conectividade e soluções IoT, e a Thales, referência global em tecnologias digitais e de cibersegurança avançadas, anunciam o lançamento de uma nova sol...

Thales nomeada Empresa do Ano de 2025 pela Frost & Sullivan em Controle Automatizado de Fronteiras

MEUDON, França--(BUSINESS WIRE)--À medida que governos e aeroportos enfrentam um aumento no volume de passageiros, novos requisitos regulatórios como o Sistema Europeu de Entrada e Saída (EES) e ameaças de segurança em constante evolução, as soluções da Thales ajudam a encontrar o equilíbrio certo entre segurança robusta e conveniência para os viajantes. A Frost & Sullivan elogiou a expertise completa da Thales, seu foco no cliente e sua capacidade de projetar sistemas modulares, ecologicam...

Era Quântica: Thales lança primeiro cartão inteligente certificado da Europa

MEUDON, França--(BUSINESS WIRE)--À medida que a computação quântica evolui, muitos dos métodos criptográficos atuais deixarão de ser seguros, já que os computadores quânticos serão capazes de solucionar problemas matemáticos complexos com muito mais rapidez do que os computadores clássicos. Um recente relatório da Gartner®* informa: "Até 2029, os avanços na computação quântica farão com que a criptografia assimétrica convencional não seja segura de usar." A Thales passou anos investindo em crip...
Back to Newsroom