Centro de Pesquisa sobre Sistemas Seguros do Instituto de Inovações Tecnológicas colabora com universidades de diferentes partes do mundo em projetos de pesquisa sobre comunicação em malha segura

A sinergia vai aprimorar a resiliência das comunicações e assegurar redes em malha confiáveis, fundamentais para melhorar a infraestrutura de comunicação e que possibilitarão sistemas autônomos seguros

Dr. Shreekant (Ticky) Thakkar Chief Researcher Secure Systems Research Centre (Photo: AETOSWire)

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos--()--O Instituto de Inovações Tecnológicas (Technology Innovation Institute, TII), o pilar de pesquisas aplicadas do Conselho de Pesquisa Tecnológica Avançada (Advanced Technology Research Council, ATRC) de Abu Dhabi, anunciou hoje que seu Centro de Pesquisas sobre Sistemas Seguros (Secure Systems Research Centre, SSRC) realizou parcerias com três prestigiadas universidades em projetos de pesquisa sobre comunicação em malha segura.

Rede em malha é uma topologia de rede em que os nós de infraestrutura se conectam direta, dinâmica e não hierarquicamente ao máximo possível de outros nós para cooperarem entre si e rotearem com eficiência dados destinados e provenientes de terceiros. O projeto deve fortalecer a segurança da tecnologia de rede em malha que o TII desenvolve atualmente para comunicações entre máquinas e entre humanos.

As três universidades parceiras são a Universidade de Ciência e Tecnologia de Khalifa, uma instituição de pesquisa de padrão internacional que estimula pensadores críticos em ciência e engenharia aplicadas localizada em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU); a Universidade de Turku, em Turku, Finlândia; e a Universidade de Tecnologia de Graz (TU Graz), em Estíria, Áustria. O projeto da Universidade de Khalifa se intitula “Uma aplicação segura e resiliente de chat/VoIP sobre redes em malha privadas”, o projeto da Universidade de Turku tem como título “R3Swarms: enxames robustos, resilientes e reconfiguráveis”, e o projeto com a TU Graz é intitulado “SPiDR: redes em malha sem fio seguras, eficientes, confiáveis e resilientes”.

Ao comentar sobre a importância dessa iniciativa para EAU e sua região como um todo, o Dr. Shreekant (Ticky) Thakkar, diretor de pesquisa do SSRC, disse: “Nos EAU, realizamos pesquisas para proporcionar tecnologias que melhorem a vida tornando sistemas de comunicações mais seguros. Isso é de máxima importância quando tecnologias combinam interações entre seres humanos, sistemas físicos e softwares. As pesquisas sobre redes em malha realizadas com nossos parceiros da Universidade de Turku, TU Graz e Universidade de Khalifa vão acelerar a implementação de comunicações seguras em benefício dos habitantes dos EAU e da região como um todo”.

O Dr. Thakkar afirmou que as colaborações com a Universidade de Turku e a TU Graz abrangerão o campo de melhoria da resiliência das comunicações ao explorarem, entre outros aspectos, transmissões em banda ultralarga (ultra-wideband, UWB), ao passo que a parceria com a Universidade de Khalifa de concentrará em segurança de camadas físicas (physical layer, PHY) e roteamento seguro. Um total de quatro programas de pesquisa já se encontram em andamento para proporcionar melhorias consideráveis na capacidade de redes em malha resistirem a espionagem, varreduras, propagação de malwares e jamming, entre outras ameaças. Como uma aplicação direta, esses benefícios são fundamentais para que comunicações de enxames de cibersistemas físicos se tornem confiáveis e resilientes ao operarem de forma autônoma, acrescentou o Dr. Thakkar.

Ele observou que redes em malha confiáveis e seguras integram a infraestrutura geral de comunicação e possibilitarão sistemas autônomos seguros.

O Dr. Carlo Boano, professor adjunto do Instituto de Informática Técnica da TU Graz, declarou: “As tecnologias desenvolvidas no SPiDR capacitarão drones e smartphones prontos para uso com a capacidade de detectar e mitigar de modo autônomo ataques prejudiciais e problemas de coexistência, aumentando assim a disponibilidade e a funcionalidade sem adicionar custos para serem operados”.

O Dr. Tomi Westerlund, professor adjunto de Sistemas Inteligentes da Universidade de Turku, comentou: “O projeto com o SSRC se concentra em explorar e promover avanços em tecnologia de ponta — DL, DLT e UWB, entre outros — como a base para criar e desenvolver enxames mais seguros, flexíveis, robustos, resilientes e reconfiguráveis”.

Já o Dr. Hadi Otrok, professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade de Khalifa, comentou: “Buscamos com este projeto desenvolver eficiências e abordar precocemente deficiências desenvolvendo aplicações de chat e VoIP eficientes em redes em malha seguras e resilientes”.

Saiba mais em www.tii.ae.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Instituto de Inovação Tecnológica
Hanz Valbuena
comms@atrc.ae

Contacts

Instituto de Inovação Tecnológica
Hanz Valbuena
comms@atrc.ae