Prêmio Zayed de Sustentabilidade anuncia 30 finalistas durante Reunião do Júri

Os 10 vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em janeiro

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos--()--O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, o primeiro prêmio dos Emirados Árabes Unidos para o reconhecimento de soluções sustentáveis e humanitárias, realizou sua reunião do Júri para eleger os vencedores para a temporada de 2022, que serão anunciados durante a Cerimônia de Premiação que acontecerá em janeiro durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) de 2022.

Um total de 30 finalistas foram confirmados e agora estão concorrendo a 10 prêmios, nas cinco categorias de Saúde, Alimentação, Energia, Água e Ensino Médio Global. Este ano, o Prêmio recebeu 4.000 inscrições, marcando um aumento significativo de 68,5% nas inscrições em relação ao ciclo anterior, enquanto atraiu inscrições de um recorde de 151 países, representando mais de três quartos das nações do mundo.

O Júri do Prêmio, composto por ex-chefes de Estado, ministros do governo e figuras de negócios internacionais, se reuniu através de uma reunião virtual para revisar as inscrições pré-selecionadas identificadas pelo Comitê de Seleção do Prêmio em agosto.

Em seus comentários, S.E. Dr. Sultan bin Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos EAU e Diretor Geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, destacou como o Prêmio continua atuando como um facilitador e acelerador do impacto global, desde soluções de saúde que salvam vidas até melhorias na segurança alimentar, e de energia renovável vital até água limpa, acrescentando: "O Prêmio Zayed de Sustentabilidade continua a promover o legado e os valores do pai fundador dos EAU, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, e em particular sua visão de progresso humanitário e sustentável em todo o mundo."

O Diretor Geral do Prêmio continuou a dizer: "Enquanto os EAU comemoram seu Jubileu este ano, o Prêmio se alinha perfeitamente com os 'Princípios dos Cinquenta', o plano de progresso que nossa sábia liderança anunciou no início deste mês para expandir o impacto econômico positivo do país a nível mundial. O Prêmio já melhorou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo e continuará a se expandir como uma força do bem que contribui para um mundo mais próspero, equitativo e sustentável, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU". Ele acrescentou que o amplo nível de participação das economias baseadas no conhecimento e dos mercados emergentes reflete a direção atual para uma maior inclusão social à medida que o mundo se prepara para a COP26 e acelera a resiliência da ação climática no contexto em evolução da recuperação pós-pandêmica.

Este ano, os finalistas abordaram e apresentaram efetivamente soluções para um espectro de desafios globais, muitas vezes apresentando soluções que são integradas e podem beneficiar comunidades em mais de uma área, tais como sinergias de energia e água. A maioria das participações centrou-se na resiliência dos ecossistemas e a acessibilidade de soluções, ressaltando um caso claro para os benefícios econômicos da inovação em sustentabilidade, enquanto muitas dessas soluções alavancam tecnologias de próxima geração como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) para gerar impacto.

O Presidente do Júri e ex-Presidente da República da Islândia, S.E. Ólafur Ragnar Grímsson, declarou: "A inovação e a diversidade demonstradas nas inscrições deste ano, incluindo projetos inspiradores previstos pelos jovens, é uma prova da contínua capacidade do Prêmio de engajar pioneiros da sustentabilidade, em todo o mundo, enquanto oferece uma plataforma e um trampolim para a transformação e o aumento do impacto humano."

S.E. Grímsson observou que o adiamento do ciclo no ano passado foi um passo necessário para proteger os participantes globais do Prêmio com o advento da COVID-19, entretanto, permitiu ao Prêmio atrair e captar os conceitos inspiradores desenvolvidos por organizações que pensam no futuro em resposta a uma das crises mais inéditas do mundo.

Os finalistas de saúde se concentraram notavelmente no reforço do acesso acessível à saúde para comunidades remotas e vulneráveis e em formas mais fáceis e melhores de prestação de cuidados, particularmente durante a pandemia, como a telemedicina. As inscrições de saúde também se concentraram no desenvolvimento de plataformas tecnológicas através da automatização e melhoria e precisão de dados e relatórios para proteger as comunidades contra doenças preveníveis.

Os finalistas da categoria "Saúde" são:

• Mamotest (Argentina), uma PME que tem uma abordagem inovadora da imagem médica através do uso de centros de telerradiologia em áreas mal servidas.
  • Medic Mobile (Estados Unidos da América), uma OSFL que combina P&D e desenho técnico para capturar dados de saúde para cuidados primários de saúde.
  • Projeto Andiamo Ltd (Reino Unido), uma PME que garante soluções escalonáveis e transportáveis através do uso da impressão 3D inovadora com avanços na aprendizagem de máquinas para automatizar processos para dispositivos médicos personalizados.

Os finalistas de Alimentação deste ano se concentraram notavelmente no apoio à economia circular através de empreendimentos chave como a redução de resíduos alimentares e de desperdício de energia, ao mesmo tempo em que também enfrentaram a mudança climática, promovendo a inclusão local e reduzindo a poluição. Mais amplamente, a segurança alimentar também esteve no topo das preocupações este ano, com os finalistas destacando formas de aprimorar a agrotecnologia e melhorar a subsistência rural e dos agricultores através de soluções inovadoras para fortalecer de forma sustentável as cadeias de abastecimento, mitigar os desafios de produção e superar os obstáculos logísticos.

Os finalistas de "Alimentação" são:

• Safi Organics (Quênia), uma PME de produção de fertilizantes que trabalha para enfrentar os desafios dos agricultores rurais que têm que lidar com fertilizantes caros ou inadequados que levam à acidificação do solo e à perda de rendimento.
  • S4S Technologies (Índia), uma PME empenhada em capacitar as mulheres rurais e aproveitar novas tecnologias para reduzir o desperdício de alimentos e melhorar a renda dos agricultores.
  • Tecnologías AgriBest, S.A. DE C.V. (México), uma PME que utiliza a biotecnologia para melhorar o rendimento dos agricultores e facilitar a economia de custos.

Enquanto isso, os concorrentes da categoria Energia apresentaram uma gama diversificada de soluções técnicas para melhorar o acesso e a eficiência energética. Isto variou desde sistemas de armazenamento de energia e sistemas solares domésticos até redes elétricas e soluções de água geradas pelo sol, atendendo às necessidades energéticas em rápido crescimento de várias comunidades, desde as urbanas até as rurais.

Os finalistas da categoria "Energia" são:

• ME SOLshare Ltd. (Bangladesh), uma PME que criou uma micro-rede interligada para o intercâmbio de energia entre pares para permitir uma distribuição mais eficiente de eletricidade em comunidades rurais.
  • Planet Ark Power (Austrália), uma PME que utiliza IA e IoT através da primeira rede elétrica totalmente bidirecional para reduzir os custos de energia.
  • Tongwei New Energy (China), uma PME que integra a aquicultura inteligente e a energia solar fotovoltaica para aumentar a segurança alimentar através de um modelo de negócios inovador.

Por sua vez, os finalistas da categoria Água apresentaram uma série de inovações de valor agregado que alavancam a tecnologia moderna para alcançar "água limpa para todos" e reduzir as doenças e mortes transmitidas pela água para comunidades em todo o mundo.

Os finalistas da categoria "Água" são:

• Boreal Light GmbH (Alemanha), uma PME projetista e fabricante que cria sistemas de dessalinização solar de água a preços acessíveis para comunidades fora da rede na África.
  • OffGridBox, Inc (Estados Unidos da América), uma PME que utiliza microfiltração e esterilização UV para a purificação e dessalinização da água através da energia solar.
  • Wateroam (Cingapura), uma PME empenhada em enfrentar o desafio global da água contaminada através de filtros de água portáteis para servir as comunidades atingidas por desastres e as comunidades rurais.

Os finalistas das Escolas Secundárias Globais apresentaram soluções de sustentabilidade baseadas em projetos e lideradas por estudantes, com finalistas divididos em seis regiões. Os finalistas regionais incluem:

Américas: Iniciativas Ecológicas (Venezuela), Instituto Iberia (República Dominicana) e o Liceo Arturo Alessandri Palma (Chile).

Europa e Ásia Central: JU Gimnazija "Biha" (Bósnia e Herzegovina), Liceo Europeo (Espanha) e Romain-Rolland-Gymnasium (Alemanha).

Oriente Médio e África do Norte: Escola Internacional do Mediterrâneo Oriental (Israel), Escola de Estudantes Dotados (Iraque) e Umm Al Arab (Emirados Árabes Unidos).

África Subsaariana: Daddies Firm Foundation School (Gana), Lighthouse Primary and Secondary School (Mauritius) e a Sharia Assembly of Uganda (Uganda).

Ásia do Sul: A Fundação BlinkNow (Nepal), Escola Hira (Maldivas) e Escola Superior de Ensino Médio Man Kuwari Hansa Barela (Índia).

Leste Asiático e Pacífico: Bohol Wisdom School (Filipinas), International School of Asia, Karuizawa (UWC ISAK) (Japão) e a Shanghai World Foreign Language Academy (China).

Nas categorias Saúde, Alimentação, Energia e Água, cada vencedor recebe USD 600.000. A categoria das Escolas Secundárias Globais tem seis vencedores, representando seis regiões do mundo, com cada vencedor recebendo até USD 100.000. Desde seu lançamento em 2008, o Prêmio de USD 3 milhões transformou, direta e indiretamente, a vida de mais de 352 milhões de pessoas em 150 países. Hoje, o Prêmio continua sendo um catalisador para abordar as questões mais prementes do mundo, à medida que continua a impulsionar e causar impacto a longo prazo em várias comunidades ao redor do mundo.

Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade

Estabelecido pela liderança dos Emirados Árabes Unidos, em 2008, para homenagear o legado do pai fundador, o falecido Xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos por reconhecer soluções humanitárias e de sustentabilidade em todo o mundo.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade reconhece e premia os pioneiros e inovadores globais que estão comprometidos em acelerar soluções sustentáveis de impacto.

Nos últimos 13 anos, o Prêmio agraciou 86 vencedores. Juntos, eles tiveram um impacto positivo direto e indireto na vida de mais de 352 milhões de pessoas em todo o mundo. As categorias do Prêmio Zayed de Sustentabilidade são: Saúde, Alimentação, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais.

Para mais informações, acesse www.ZayedSustainabilityPrize.com ou os nossos canais de mídias sociais, Twitter, Facebook, Instagram, YouTube.

*Fonte: AETOSWire

Medhat Juma