A.M. Best Revisa Perspectivas do IRB Brasil Resseguros S.A. para Positivas

OLDWICK, N.J.--()--A A.M. Best revisou as perspectivas de estáveis para positivas e afirmou a Classificação de Solidez Financeira (FSR) A- (Excelente) e a Classificação de Crédito de Longo Prazo do Emissor “a-” do IRB Brasil Resseguros S.A. (IRB) (Brasil).

As classificações de crédito refletem a solidez do balanço patrimonial do IRB, categorizada pela A.M. Best como mais forte, bem como desempenho operacional forte, perfil empresarial neutro e gestão de risco da empresa apropriada.

As perspectivas revisadas de estáveis para positivas têm base na maior flexibilidade financeira do IRB após a oferta de ações (IPO) na bolsa de valores brasileira no ano passado, juntamente com o contínuo e forte desempenho operacional em um ambiente macroeconômico adverso e ainda desafiador, com taxas de juros menores e um ambiente de mercado mais aberto e competitivo.

O IRB gerou ganhos gerais significativamente consistentes nos últimos anos, impulsionados por investimentos e receita de subscrição que se refletem nas métricas de retorno favoráveis da empresa. Depois da abertura do mercado brasileiro de resseguros em 2007, o IRB experimentou volatilidade no volume de prêmios e nos resultados de subscrição. No entanto, desde o difícil período de transição inicial, o IRB reestruturou sua carteira de negócios que é lucrativa e altamente diversificada.

Apesar da queda acentuada nas taxas de juros, o IRB conseguiu entregar retornos de investimentos superiores, que são substancialmente mais altos no Brasil em relação aos padrões atuais norte-americanos e europeus devido às taxas ainda estarem relativamente altas. Com a inflação anual do Brasil mais baixa desde o ano passado, o retorno ajustado pela inflação é ainda mais significativo. O retorno sobre o patrimônio líquido do IRB está entre os maiores da indústria de resseguros. O IRB mantém dois perfis de negócios um tanto distintos. Em primeiro lugar, no Brasil e, até certo ponto, por reputação, em outras partes da América Latina, o IRB é o participante dominante no mercado. Embora o domínio do IRB no Brasil se traduza em uma posição entre as 30 maiores resseguradoras do mundo no ranking A.M. Best’s World’s Largest Reinsurance Groups, a empresa ainda não é considerada uma resseguradora global no mercado de resseguros.

Parcialmente compensando esses fatores positivos de classificação há a exposição do IRB aos riscos de concentração relacionados às dinâmicas regulatória, macroeconômica e política, bem como à concentração de subscrição e de investimentos no Brasil. Embora o IRB tenha executado planos para mitigar esses riscos, a A.M. Best acredita que essas exposições ainda representam um desafio significativo.

Fatores que poderiam levar a uma elevação da classificação incluem demonstrar com sucesso a capacidade de operar em um ambiente regulatório em evolução, uma melhora no ambiente macroeconômico e político brasileiro e a implementação bem-sucedida dos planos de diversificação internacional da empresa, mantendo forte capitalização ajustada ao risco e desempenho operacional.

Fatores que podem levar a ações de classificação negativas incluem uma queda significativa na capitalização ajustada ao risco ou no desempenho operacional, uma execução malsucedida da estratégia de crescimento internacional da empresa ou um rebaixamento no nível de risco-país do Brasil.

Este comunicado de imprensa refere-se às classificações de crédito que foram publicadas no website da A.M. Best. Para todas as informações deste comunicado à imprensa e as suas divulgações relevantes, incluindo os dados do escritório responsável pela emissão de cada uma das classificações individuais referenciadas neste comunicado, por favor visite a página de atividade recente de Rating da A.M. Best. Para obter demais informações sobre o uso e as limitações das opiniões sobre classificação de crédito, por favor, visite Como Entender as Classificações de Crédito da Best. Para obter informações sobre o uso correto de mídias dos Ratings de Crédito e comunicados de imprensa da A.M. Best, por favor consulte o Guia de Mídia - Uso Adequado dos Ratings de Crédito e Comunicados de Imprensa das Ações de Rating da A.M. Best.

A A.M. Best é a empresa de classificação de seguros e fonte de informação mais antiga e mais respeitada no mundo. Para mais informações, visite www.ambest.com.

Direitos Autorais © 2018 pela A.M. Best Rating Services, Inc. e/ou os seus afiliados.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Contacts

A.M. Best
Guilherme Monteiro Simões, +1-908-439-2200, ramal 5301
Analista Financeiro Sênior
guy.simoes@ambest.com
or
Scott Mangan, +1-908-439-2200, ramal 5593
Diretor Associado
scott.mangan@ambest.com
or
Christopher Sharkey, +1-908-439-2200, ramal 5159
Gerente de Relações Públicas
christopher.sharkey@ambest.com
or
Jim Peavy, +1-908-439-2200, ramal 5644
Diretor de Relações Públicas
james.peavy@ambest.com

Contacts

A.M. Best
Guilherme Monteiro Simões, +1-908-439-2200, ramal 5301
Analista Financeiro Sênior
guy.simoes@ambest.com
or
Scott Mangan, +1-908-439-2200, ramal 5593
Diretor Associado
scott.mangan@ambest.com
or
Christopher Sharkey, +1-908-439-2200, ramal 5159
Gerente de Relações Públicas
christopher.sharkey@ambest.com
or
Jim Peavy, +1-908-439-2200, ramal 5644
Diretor de Relações Públicas
james.peavy@ambest.com