Fundação Poseidon lança a primeira plataforma de comércio varejista que permite apoiar as ações climáticas usando a tecnologia blockchain

LONDRES--()--A primeira plataforma de comércio varejista do mundo que conecta os consumidores à sua própria pegada de carbono foi lançada em Londres por uma organização sem fins lucrativos, a Fundação Poseidon (“Poseidon”). A plataforma da Poseidon usa tecnologia blockchain (também conhecida como “tecnologia de protocolo da confiança”) para integrar os mercados de carbono em transações no ponto de venda, oferecendo aos comerciantes e seus clientes a oportunidade de apoiar projetos de conservação florestal ao redor do mundo quando compram e vendem produtos cotidianos e, por sua vez, apoiar ações de combate às mudanças climáticas.

A plataforma varejista foi lançada em 1o de maio e um piloto está em andamento na mais recente loja de sorvetes da Ben & Jerry’s, na Wardour Street, Londres (Inglaterra). Para cada bola de sorvete vendida, a empresa de sorvetes liderada por valores está contribuindo com créditos de carbono para um projeto de conservação florestal no Peru e oferecendo a seus clientes a oportunidade de participarem da ação no próprio ponto de venda, usando a tecnologia blockchain. A Ben & Jerry’s tem sido uma ativista durante muitos anos de questões relacionadas com a justiça climática, incluindo sua campanha global “Save our Swirled” antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) de Paris em 2015, e tomou uma série de medidas dentro de seu próprio negócio para reduzir suas emissões, incluindo uma tributação autoimposta sobre o carbono.

Com respeito ao lançamento do piloto, Laszlo Giricz, fundador e CEO da Poseidon, disse:

“Estamos muito felizes em ver nosso piloto totalmente operacional com a Ben & Jerry’s, dando a oportunidade aos consumidores, pela primeira vez, de reequilibrar sua própria pegada de carbono – e, por conseguinte, reequilibrar a concentração de carbono na atmosfera. Embora seja apenas um pequeno piloto, a tecnologia está comprovada e pode ser totalmente integrada e dimensionada, oferecendo a todos a chance de entender seu próprio impacto de carbono e tomar as medidas necessárias. Em somente três semanas, já protegemos mais de mil árvores através da loja de Londres, o equivalente a uma área do tamanho de 77 quadras de tênis, o que é muito estimulante e mostra o potencial da plataforma para promover mudanças de comportamento uma vez amplamente adotada”.

Chris Gale, diretor de Missão Social na Europa da Ben & Jerry’s, comentou:

“Temos um longo caminho a percorrer em nosso próprio negócio para reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis, mas também assumimos grandes compromissos e queremos ser transparentes sobre nosso impacto. Ao mesmo tempo, queremos usar cada parte do nosso negócio para apoiar a transição a uma economia de baixo carbono, incluindo a fixação de um preço interno do carbono e o estabelecimento de objetivos ambiciosos para reduzir nossas emissões absolutas de carbono em 80% até 2020. Estamos empolgados com a oportunidade oferecida pela nova tecnologia da Fundação Poseidon, como uma abordagem que conecta os fãs à ação climática”.

Todos os créditos de carbono na plataforma da Poseidon serão adquiridos da Ecosphere+, uma empresa com certificação B Corporation. Como parte do Fundo Climático da Althelia, a Ecosphere+ tem acesso direto ao maior portfólio de projetos de conservação florestal do mundo. O primeiro projeto apoiado pelos usuários da plataforma da Poseidon, o Parque Nacional da Cordilheira Azul, fica no cruzamento da Cordilheira dos Andes com a bacia amazônica no Peru e abriga cerca de 6 mil espécies de plantas, 11 grandes mamíferos ameaçados e inúmeras populações indígenas.

-FIM-

Sobre a Poseidon

A Poseidon é uma fundação sem fins lucrativos que capacita os indivíduos para compensar o impacto do carbono nas suas escolhas de estilo de vida com uma abordagem inovadora. Usando a tecnologia blockchain, ela integra os mercados de carbono nas transações varejistas diárias realizadas no próprio ponto de venda e permite aos usuários acompanhar o impacto positivo de suas transações em projetos individuais de conservação florestal. Isso transforma o relacionamento das pessoas com a pegada de carbono, incentiva a mudança de comportamento vital e vai liberar o potencial considerável de crescimento dos mercados de carbono para abordar as mudanças climáticas com eficiência.

Para saber mais sobre a Poseidon, acesse https://poseidon.eco/

Sobre a Ben & Jerry’s

A Ben & Jerry’s faz ótimos sorvetes desde que a empresa foi fundada pelos amigos de escola Ben Cohen e Jerry Greenfield, em 1978. Seu objetivo é (e sempre foi!) fazer o melhor sorvete possível, da melhor maneira possível.

A mudança climática é real. Está acontecendo. Para a Ben & Jerry’s, não se trata apenas de ursos polares e lençóis de gelo, mas também de pessoas e de uma questão de justiça econômica e social. Precisamos de medidas urgentes para reduzir a dependência de combustíveis fósseis na nossa economia global, bem como formas de transição para um futuro com baixa emissão de carbono.

Para saber mais sobre o compromisso da Ben & Jerry’s com a justiça climática, acesse https://www.benjerry.com/values/issues-we-care-about/climate-justice

Para saber mais sobre o impacto social da Ben & Jerry’s, acesse https://www.benjerry.com/about-us/sear-reports

Sobre a Ecosphere+

A Ecosphere+ é uma empresa com certificação B Corporation que ajuda as empresas a criar e implementar soluções baseadas na natureza, permitindo seu sucesso em um mundo alinhado com os objetivos globais de clima e desenvolvimento. Como parte do investimento de impacto do Fundo Climática da Althelia, a Ecosphere+ oferece ao mercado o maior portfólio de projetos de conservação florestal do mundo, gerando créditos de carbono verificados e impactos mensuráveis no desenvolvimento sustentável. Esses créditos de carbono fazem parte de uma crescente classe de ativos naturais, pelo menos tão importantes como as energias renováveis na luta para frear as mudanças climáticas a partir da redução das emissões de dióxido de carbono e vitais para alcançar as metas do Acordo de Paris.

Para saber mais sobre a Ecosphere+, acesse https://www.ecosphere.plus/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Fundação Poseidon
Edward Jones-Davies
e.jones-davies@hawthornadvisors.com
02037454977

Contacts

Fundação Poseidon
Edward Jones-Davies
e.jones-davies@hawthornadvisors.com
02037454977