Arábia Saudita recebeu 664 patentes em 2017, o dobro de todos os países árabes juntos

RIAD, Arábia Saudita--()--A Arábia Saudita foi classificada como o 23º dentre 92 países em termos de patentes concedidas pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) em 2017. Essas invenções, na sua ampla maioria, são científicas.

De acordo com a StatNano, que publica um relatório no início de cada ano sobre o status da nanociência, da tecnologia e da inovação no ano anterior, a Arábia Saudita recebeu 664 patentes no ano passado, em comparação com as 517 em 2016 e 409 em 2015. Além disso, os números mais recentes representam o dobro do número recebido por todos os países árabes combinados nesse mesmo período.

Neste ano, a King Fahd University of Petroleum & Minerals (KFUPM) foi classificada em sétimo lugar entre as principais universidades do mundo, em termos de patentes concedidas. "A universidade obteve 183 patentes em 2017, ultrapassando a Johns Hopkins University, a Harvard College e o California Institute of Technology”, disse o Dr. Khaled bin Saleh Al Sultan, presidente da universidade, situada em Dhahran.

"A universidade recebeu mais de 800 patentes até hoje, e esse número é mais de 60% do número total de patentes registradas por todas as universidades dos países árabes, que chega a quase 300", acrescentou.

Junto com a universidade, Saudi Aramco - que recebeu 233 novas patentes em 2017 - garantiu mais de dois terços do número total de patentes no ano passado. Em 2016, a Aramco recebeu 175 novas patentes e protocolou pedidos para 285 novas patentes.

As últimas notícias sobre patentes chegam em um momento em que a Arábia Saudita se concentra na transformação digital e na melhoria das oportunidades em vários campos - de tecnologia e turismo a artes e empreendedorismo.

A Arábia Saudita obtém, pela primeira vez, um lugar entre os "Dez principais países em patentes de nanotecnologia em 2017", de acordo com o relatório da StatNano do mês passado. O relatório afirma que "a razão é o crescimento de 128% do número de pedidos de patentes publicadas em nanotecnologia nesse país em 2017.

O número de pedidos de patentes publicadas de nanotecnologia no USPTO em 2017 mostra um crescimento de 3,2% em comparação com 2016".

O aumento significativo do número de patentes é um indicador de que o ambicioso plano Vision 2030 da Arábia Saudita já começou a dar frutos.

*Fonte: AETOSWire

Centro de Comunicação Internacional, Ministério da Cultura e Informação, Reino da Arábia Saudita
Essam Al-Ghalib, +966595455467
cic@moci.gov.sa