GSMA Lança Esquema Global de Certificação Mobile Money

Orange (Costa do Marfim), Safaricom (Quênia), Telenor Microfinance Bank Ltd. (Easypaisa Pakistan), Tigo Tanzania (Millicom Group) e Vodacom Tanzania São as Primeiras Provedoras de Mobile Money a se Tornarem Certificadas

ABIDJAN, Costa do Marfim--()--No evento Mobile 360 da África Ocidental, a GSMA anunciou o lançamento da Certificação GSMA Mobile Money, um esquema global para provedores de Mobile Money que oferece serviços financeiros mais seguros, transparentes e resilientes a milhões de usuários de Mobile Money ao redor do mundo. A certificação conta com uma avaliação independente do provedor de Mobile Money com a capacidade de prestar serviços seguros e confiáveis, proteger os direitos de clientes, combater a lavagem de dinheiro e o financiamento de terrorismo. A certificação foi concebida para aumentar a confiança de clientes e acelerar as parcerias comerciais ao definir um alto nível ao qual todos os provedores podem aspirar.

“A Certificação GSMA Mobile Money é uma iniciativa com foco no cliente, destinada a proporcionar confiança aos clientes, de modo que um provedor tenha efetuado os passos para assegurar que seus fundos estejam em mãos seguras, seus direitos protegidos e possam esperar um alto nível de serviço aos clientes”, disse John Giusti, Diretor de Regulatório na GSMA. Com mais de 690 milhões de contas em todo o mundo, a indústria de Mobile Money está tendo um claro impacto no esforço global de expandir a inclusão financeira, permitindo o acesso a serviços financeiros para melhoria de vida bem como servindo como uma porta de entrada à economia digital. O Mobile Money está avançando em 13 das 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável ao facilitar o acesso a serviços essenciais como saúde e educação, fornecendo oportunidades de emprego e reduzindo a pobreza.

O esquema de certificação segue um processo consultivo de três anos conduzido pela GSMA, a qual trabalhou junto com seus provedores na África, Ásia e América Latina para entender os desafios de seus negócios e reunir as melhores práticas destes mercados. A certificação está aberta a todos os provedores de Mobile Money, sejam uma operadora de telefonia móvel, um banco ou outro tipo de prestador de serviços de pagamentos. A Orange (Costa do Marfim), Safaricom (Quênia), Telenor Microfinance Bank Ltd. (Easypaisa Pakistan), Tigo Tanzania (Millicom Group) e Vodacom Tanzania são as primeiras a serem certificadas, cobrindo 98 milhões de contas nos quatro mercados.

A certificação promove a aplicação da mitigação consistente de riscos e práticas de proteção a clientes através de áreas chave de negócios. Os requisitos incluem um conjunto de oito princípios de alto nível e 300 critérios detalhados cobrindo questões como segurança, direitos do cliente e a prevenção de lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e fraude. Os critérios da certificação complementam os esforços de conformidade dos provedores, ao ir além da regulamentação em seus detalhes e escopo, definindo e promovendo as boas práticas industriais em detalhes. As práticas de negócios responsáveis são essenciais para ajudar os reguladores a alcançar suas metas em torno da inclusão financeira, integridade e proteção a clientes.

A gestão operacional da certificação é contratada a uma operadora de esquemas independente, Alliances Management, que tem a responsabilidade de treinar e supervisionar avaliadores independentes a fim de garantir que todas as avaliações sejam consistentes e objetivas. A referência para obter a certificação foi definida como alta com o fim de servir como uma aspiração a todos os provedores, sendo requerida uma nota de aprovação de 100%.

Para mais informação sobre o esquema, acesse o seguinte link www.gsma.com/mmc.

-FIM-

Notas aos Editores

A Alliances Management é uma operadora de esquemas de certificação independente e profissional, designada para conduzir o treinamento, acreditação e supervisão de avaliadores independentes a fim de garantir que tais avaliações sejam consistentes e objetivas. Eles têm mais de dez anos de experiência em conceber, lançar e administrar esquemas de certificação em todo o mundo.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, unindo quase 800 operadoras com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores adjacentes da indústria. A GSMA também produz eventos de liderança industrial como o Mobile World Congress, Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress Americas e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informação, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Pela GSMA
Beau Bass
+44 79 7662 4962
beau.bass@webershandwick.com
ou
David Ntwampe Maila
+ 27 72 015 4702
dmaila@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com

Contacts

Pela GSMA
Beau Bass
+44 79 7662 4962
beau.bass@webershandwick.com
ou
David Ntwampe Maila
+ 27 72 015 4702
dmaila@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com