Gensler anuncia que o edifício mais alto da China chegou foi coberto

Shanghai Tower completa ascensão histórica

Shanghai Tower Topping Out (Photo: Business Wire)

XANGAI--()--Festas de comemocração foram realizadas hoje para marcar a conclusão da estrutura principal do Shanghai Tower. A última viga foi colocada no topo do edifício de 632 metros projetado pela empresa de arquitetura e design global, Gensler. O Shanghai Tower é um marco de estratégias de design sustentável, que ancorará o distrito comercial Lujiazui da cidade com espaços públicos proeminentes em uma série de nove comunidades verticais.

“O Shanghai Tower representa uma nova maneira de definição e criação de cidades”, diz Art Gensler, FAIA, fundador da Gensler. “Ao incorporar as melhores práticas em sustentabilidade e design de alto desempenho, incorporando o edifício à malha urbana de Xangai e levando a vida da comunidade para o edifício, o Shanghai Tower redefine o papel das construções altas nas cidades contemporâneas e eleva o padrão para a próxima geração de superconstruções.”

O Shanghai Tower está localizado na zona financeira e comercial de Lujiazui, uma área de Xangai que há mais de 20 anos era uma área de cultivo da terra. O bairro é o primeiro bairro superalto da China, com o Shanghai Tower se erguendo para completar um trio de torres, que inclui o edifício Jin Mao Tower e o Shanghai World Financial Center.

O Shanghai Tower alojará um espaço de escritórios de alto padrão, áreas de varejo, um hotel luxuoso e centros culturais. Os andares mais altos terão um deck de observação ao ar livre mais alto do mundo, enquanto a plataforma elevada da torre irá oferecer um ambiente avançado para comércio no varejo, com um grande espaço para eventos. As instalações subterrâneas incluem áreas de comércio no varejo, conexões para o metrô de Xangai e três andares de estacionamento.

“Com a cobertura do Shanghai Tower, o trio Lujiazui servirá como uma representação impressionante de nosso passado, nosso presente e do futuro sem fronteiras da China", diz Jun Xia, líder de design do Shanghai Tower e diretor da Gensler. "Esta torre se inspirou na tradição de parques e bairros de Xangai, reformulando essa história em forma urbana de alta densidade, o que simboliza o surgimento das modernas Xangai e China.”

A desenvolvedora do projeto é a Shanghai Tower Construction & Development Co., Ltd; Thornton Tomasetti é o engenheiro estrutural; a Cosentini Associates é responsável pelos engenheiros mecânicos, elétricos e de encanamento; e a Architectural Design and Research Institute da Tongji University é o instituto de design local. A previsão é de que o empreendimento seja concluído em 2014.

Composição da torre

O projeto do Shanghai Tower está organizado em nove edifícios cilíndricos, empilhados um em cima do outro. A camada mais interna da fachada de parede dupla une os edifícios empilhados, enquanto a fachada externa envolve o edifício, que gira em 120 graus, à medida que se ergue e dá ao Shangai Tower sua aparência distinta e em curvas. Os espaços entre as duas camadas da fachada criam nove jardins com átrios voltados para o céu. Muito semelhante a praças e parques de cidades tradicionais, o átrio a céu aberto oferece espaço dentro do Shangai Tower para interação e reunião de comunidades, com cafés, cafeterias e lojas de conveniência como também uma paisagem rica. Com os jardins altos revestindo seu perîmetro, o Shanguai Tower é literalmente envolto em espaços públicos.

As camadas internas e externas do Shanghai Tower são transparentes, o que estabelece uma conexão visual entre o interior da torre e a malha urbana de Xangai. No nível do solo, espaços comerciais e de eventos, junto com várias entradas no local e com uma estação de metrô, localizada embaixo do edifício, continuam as conexões físicas e visuais entre a torre e a cidade.

O Shanghai Tower terá os elevadores mais rápidos do mundo, com cabos duplos projetados pela Mitsubishi, que deslocarão os ocupantes e visitantes do edifício a uma velocidade de 18 m/s, com o uso de tecnologias inovadoras, desenvolvidas especificamente para a torre.

Estratégias sustentáveis

A sustentabilidade é a base fundamental do projeto do Shanghai Tower. O cone, a textura e a assimetria da fachada funcionam em parceria para reduzir a força dos ventos sobre o edifício em 24%, proporcionando uma economia de US$58 milhões com materiais gerais de construção. As camadas transparentes internas e externas do edifício permitem a entrada máxima de luz natural, reduzindo, dessa forma, a necessidade de luz elétrica. A camada mais externa da torre também isola a construção, reduzindo o uso de energia para aquecimento e refrigeração. O parapeito giratório da torre coleta água da chuva, que é usada pelos sistemas de aquecimento e refrigeração da torre.

Turbinas eólicas, instaladas diretamente abaixo do parapeito, geram energia própria no local para os andares mais altos do edifício, com um sistema de cogeração de 2,130 kW acionado por gás natural, que fornece eletricidade e aquecimento para os andares mais baixos. Um terço do local será de área verde com um projeto de paisagismo para resfriar o local. No geral, as estratégias de sustentabilidade do Shanghai Tower reduzirão a emissão da pegada de carbono em 34.000 toneladas por metro cúbico por ano. Além disso, a torre pretende obter a certificação LEED Gold do U.S. Green Building Council e a classificação de três estrelas do órgão China Green Building.

Para saber mais sobre o Shanghai Tower, visite Atualização on-line de design da Gensler

Sobre a Gensler

A Gensler é uma empresa de design global, com 44 escritórios e 3.800 funcionários no mundo inteiro. A Gensler ajuda os clientes a ter sucesso, concentrando-se nas necessidades das pessoas que atendem, sejam funcionários, clientes, fãs de esportes, estudantes, passageiros ou convidados. Fundada em 1965, a Gensler tem uma profunda experiência em design e arquitetura em aproximadamente 20 especialidades, que incluem edifícios de escritórios comerciais, serviços profissionais, varejo, aviação, planejamento e design urbano, entretenimento e hospitalidade, estádios esportivos e instalações de educação. A empresa também mantém práticas com foco na estratégia da marca, design gráfico ambiental, instalações de missão crítica e, recentemente, investiu em consultoria para trabalho na área imobiliária e em design sustentável.

Os projetos recentes mais importantes da Gensler incluem o Shanghai Tower, o JetBlue T5 no Aeroporto Internacional JFK, o Houston Ballet Center for Dance, a sede global do Facebook, o Incheon International Airport na Coreia do Sul, o Farmers Field em Los Angeles, o Dubai International Financial Center e o Kunshan Campus da Duke University na China.

Para obter informações adicionais, visite nosso site da Web ou blog, siga-nos no Twitter, ou curta-nos no Facebook.

Gensler
Monica Schaffer