-

Modernizando os pagamentos internacionais: novo estudo da Mastercard revela o caminho para fortalecer o sucesso das PMEs na América Latina e no Caribe

MIAMI--(BUSINESS WIRE)--Um novo relatório da Mastercard mostra como as pequenas e médias empresas (PMEs) estão prontas para expandir além de suas fronteiras, mas enfrentam custos desproporcionais, atrasos e falta de visibilidade nos pagamentos internacionais. A pesquisa da empresa revela a necessidade de uma reformulação estrutural para impulsionar a inclusão das PMEs e sua competitividade global.

O que estamos anunciando:

  • A Mastercard está anunciando um novo relatório intitulado “Pequenos negócios, grandes oportunidades: desbloqueando o potencial das PMEs no mercado de pagamentos internacionais da América Latina”, desenvolvido em colaboração com a Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI) e a K2.
  • O estudo revela por que o sistema atual de pagamentos internacionais, projetado para grandes corporações, não atende às necessidades das pequenas e médias empresas (PMEs).
  • 3 em cada 5 PMEs na região já trabalham com fornecedores internacionais, e em mercados como México e Brasil, 75% planejam expandir suas parcerias globais.
  • No entanto, elas enfrentam altas taxas, conversões pouco competitivas e atrasos: no Brasil, 80% dos pagamentos levam mais de 4 dias, e 1 em cada 5 demora mais de 10 dias.
  • O envio de apenas US$ 250 pode envolver taxas médias de 23,3%, chegando a até 30% dependendo do país de destino.

Por que isso importa:

  • As PMEs representam 98% do tecido empresarial e 60% dos empregos na região.
  • Essas ineficiências nos pagamentos podem causar interrupções na cadeia de suprimentos ou perda de oportunidades-chave.
  • Os bancos ainda detêm 75% desses fluxos, mas precisam se adaptar para não perder espaço para novas soluções tecnológicas.

O que a Mastercard está fazendo:

  • O Mastercard Move, portfólio da Mastercard de capacidades para movimentação de dinheiro, oferece uma solução para as principais barreiras que limitam o crescimento internacional das PMEs.
  • O Mastercard Move tem como objetivo transformar a experiência de pagamentos internacionais para as PMEs, com benefícios tangíveis:
    • Pagamentos mais econômicos, reduzindo intermediários e taxas ocultas.
    • Transparência total, com rastreamento em tempo real de custos e prazos de entrega.
    • Liquidações mais rápidas, incluindo no mesmo dia ou em tempo real em mais de 150 mercados.

O que estão dizendo:

  • As pequenas e médias empresas são o motor silencioso da América Latina. Elas inovam, geram empregos e mantêm nossas economias vivas. Para alcançar seu verdadeiro potencial, elas precisam de mais do que resiliência: precisam de uma infraestrutura financeira que as acompanhe em sua jornada global”, disse Walter Pimenta, Vice-Presidente Executivo de Comércio e Novos Fluxos de Pagamento da Mastercard para a América Latina e o Caribe.
  • Estamos reinventando como os pagamentos internacionais devem funcionar para as PMEs: de forma simples, segura e adaptada às suas realidades. Com o Mastercard Move, ajudamos os bancos a liderarem essa transformação, oferecendo ferramentas para disponibilizar soluções completas que impactam onde mais importa: liquidez, agilidade e confiança. As PMEs de hoje são as multinacionais de amanhã. E juntos, podemos construir a infraestrutura que elas merecem”, acrescentou.

Próximos passos:

  • A Mastercard continuará trabalhando com instituições financeiras para modernizar a infraestrutura de pagamentos na América Latina.
  • O relatório completo, “Pequenos negócios, grandes oportunidades: desbloqueando o potencial das PMEs no mercado de pagamentos internacionais da América Latina”, está disponível para download aqui.

Escopo e metodologia da pesquisa

A Mastercard se uniu à PCMI (empresa de inteligência de mercado da indústria de pagamentos) e à K2 (consultoria em desenvolvimento de negócios) para lançar luz sobre o cenário em evolução dos pagamentos internacionais para PMEs na América Latina, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades para as instituições financeiras. Essa pesquisa foi realizada entre janeiro e março de 2025 e contou com três componentes principais:

  • Avaliação de Custos e Serviços: estudo conduzido pela K2, que acompanhou 70 transações entre oito países de origem e oito de destino, avaliando custos, taxas de câmbio, tarifas e prazos de processamento para identificar ineficiências ocultas e disparidades na qualidade do serviço.
  • Entrevistas com Stakeholders: foram realizadas 36 entrevistas em profundidade com os principais atores do setor: 18 PMEs, 14 instituições financeiras e 4 representantes da Mastercard. As entrevistas abordaram pontos críticos, custos operacionais e soluções em potencial.
  • Revisão de Dados: análise de dados públicos disponíveis sobre os desafios enfrentados pelas PMEs em pagamentos internacionais, incluindo estruturas de custos, ineficiências e dinâmica competitiva.

Sobre a Mastercard

A Mastercard impulsiona economias e empodera pessoas em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. Juntos com nossos clientes, estamos construindo uma economia resiliente onde todos podem prosperar. Oferecemos uma ampla variedade de opções de pagamentos digitais, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Nossa tecnologia e inovação, parcerias e redes se combinam para entregar um conjunto único de produtos e serviços que ajudam pessoas, empresas e governos a realizarem seu maior potencial.

www.mastercard.com

Contacts

Contato para a imprensa
Andrea Denadai, Mastercard
Andrea.Denadai@mastercard.com

Mastercard Incorporated

NYSE:MA

Release Versions

Contacts

Contato para a imprensa
Andrea Denadai, Mastercard
Andrea.Denadai@mastercard.com

More News From Mastercard Incorporated

Mantendo-se à Frente das Ameaças Cibernéticas: pesquisa da Mastercard revela novas preocupações entre consumidores da América Latina e do Caribe

MIAMI--(BUSINESS WIRE)--Hoje, a Mastercard divulgou os resultados de sua mais recente pesquisa regional focada na percepção sobre cibersegurança na América Latina e no Caribe. O estudo revela que, à medida que os pagamentos digitais se tornam padrão e a conveniência cresce, um novo paradoxo surge na região: embora os consumidores estejam cada vez mais confiantes em sua capacidade de navegar no mundo digital, o medo de fraudes e golpes continua sendo sua preocupação mais urgente. De acordo com a...

Mastercard lança programa de checkout biométrico no Uruguai

MONTEVIDÉU, Uruguai--(BUSINESS WIRE)--A Mastercard anunciou hoje a expansão de seu programa global de checkout biométrico na América Latina (LAC). Com os parceiros Ingenico, Fulcrum Biometrics, Fujitsu Frontech, e Scanntech, a Mastercard lançou uma experiência inovadora de pagamentos biométricos em loja na Red Expres, da Tienda Inglesa, no Uruguai. Este é o primeiro piloto do Programa de Checkout Biométrico que permite que os clientes paguem com a palma da mão e o segundo piloto na região LAC....

Como os latino-americanos realizam seus pagamentos? Mastercard revela as preferências por trás dos métodos de pagamento escolhidos na América Latina e Caribe.

MIAMI--(BUSINESS WIRE)--A digitalização da economia foi impulsionada no mundo todo, e a região da América Latina e Caribe não ficou para trás. Em um mundo em constante mudança, as inovações tecnológicas estão alterando a forma como interagimos diariamente, e isso se estende à indústria de pagamentos, transformando a maneira como os pagamentos cotidianos são realizados e como as pessoas gastam ou gerenciam seu dinheiro. Para saber mais sobre os principais métodos de pagamento e fatores que os co...
Back to Newsroom