-

Economist Impact lança "Destination always"

Um programa de pesquisa que destaca as maneiras pelas quais os destinos podem colher os benefícios das viagens e do turismo de forma sustentável

LONDRES--(BUSINESS WIRE)--O "Destination always", um relatório da Economist Impact que conta com o apoio da Booking.com, analisou o impacto dos turistas em cidades e regiões do mundo todo.

As viagens e o turismo geram US$ 2,5 trilhões em receitas diretas globalmente, ajudando a oferecer oportunidades econômicas para pessoas e destinos, desenvolver o entendimento intercultural e promover a apreciação do mundo natural. Mas também há consequências negativas, desde a superlotação em destinos populares até as preocupações em torno das mudanças climáticas, conservação ambiental e preservação da herança cultural.

O “Destination always” avalia os impactos econômicos, ambientais e sociais dos pernoites em 50 cidades e regiões no mundo inteiro. Ele revela o impacto dos visitantes que pernoitam em resultados econômicos, ambientais e sociais, como o emprego, a poluição atmosférica e a tolerância social, e explora as ferramentas com as quais as partes interessadas podem gerir as compensações.

Entender as compensações potenciais permite aos formuladores de políticas refinar estratégias de viagens e turismo para otimizar os benefícios dos pernoites e também minimizar os efeitos adversos. O relatório analisa as políticas e programas que foram eficazes e destaca a importância de se obter a combinação certa de políticas que se adapta ao contexto e aos desafios locais.

A pesquisa revelou que as cinco cidades mais bem-sucedidas em atrair visitantes que pernoitam e, ao mesmo tempo, progredir nos resultados sociais e ambientais são:

  1. Berlin, Alemanha
  2. Paris, França
  3. Londres, Reino Unido
  4. Melbourne, Austrália
  5. Chicago, Estados Unidos

A Economist Impact apresentou as principais descobertas do relatório em uma reunião íntima que aconteceu ontem em Londres. O relatório foi apresentado por Matus Samel, gerente sênior de sustentabilidade na Economist Impact, e foi seguido por dois bate-papos informais para explorar ainda mais os impactos da economia dos turistas nos destinos. Os oradores foram Armando Peres, vice-presidente do Comitê de Turismo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e ex-vice-prefeito de Veneza, e Ben Fogle, premiado radialista e aventureiro.

As sessões foram moderadas por John Ferguson, líder de prática, nova globalização na Economist Impact, e Elizabeth Sukkar, gerente sênior de pesquisa da Economist Impact.

A nível global, o relatório revelou quatro grandes benefícios dos turistas que pernoitam:

  • Eles contribuem positivamente para o crescimento econômico e o emprego em seus destinos destinatários, embora a magnitude possa depender da capacidade do destino de minimizar as perdas econômicas e de atrair visitantes de elevado valor agregado. O impacto positivo dos pernoites no PIB real foi sentido em todas as regiões, especialmente na América do Norte, onde um aumento de 1% em visitas está associado a um aumento de cerca de 0,5% no PIB real. Isso se compara a 0,3% na América Latina e no Caribe, 0,24% na Ásia-Pacífico e 0,22% na Europa.
  • Os visitantes que pernoitam têm um enorme potencial para catalisar o progresso em direção à igualdade de gênero. A modelização concluiu que um aumento de 1% nas chegadas de turistas internacionais estava ligado a uma melhoria de 0,02% na pontuação geográfica no relatório Global Gender Gap do Fórum Econômico Mundial.
  • As viagens e o turismo comprovadamente melhoram a tolerância social. Setenta e cinco por cento dos entrevistados na pesquisa populacional da Economist Impact concordaram que o engajamento com os visitantes permitiu que os residentes entendessem melhor as diferentes culturas e comunidades, com dois terços concordando que os turistas em suas comunidades impactaram positivamente na tolerância dos habitantes locais em relação às pessoas do exterior.
  • Pelo lado ambiental, a pesquisa destacou que a maioria das pegadas de carbono dos turistas está relacionada ao transporte para e do destino. Entretanto, embora os turistas contribuam para as emissões e poluição atmosférica dos destinos, a combinação de energias e a intensidade do carbono do destino são fatores essenciais para determinar o nível das emissões que os visitantes produzem localmente.

Matus Samel, gerente sênior de sustentabilidade na Economist Impact, comentou: ‘’O relatório destaca que não há solução mágica quando se trata de aproveitar os impactos econômicos dos pernoites. Em vez disso, as geografias e as partes interessadas precisam obter a combinação certa de políticas que se adapte aos contextos e desafios locais. As descobertas ilustram que as cidades internacionais de alto rendimento tendem a encontrar este equilíbrio, mas, a um nível fundamental, as empresas e os trabalhadores locais precisam de apoio e do ambiente propício adequado para poderem oferecer adequadamente os bens e serviços que os turistas desejam e necessitam”.

Armando Peres, vice-presidente do Comitê de Turismo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), mencionou: ‘’O desafio para os destinos de turismo será aproveitar os benefícios enquanto se minimiza as facetas negativas. Para fazer isso, é essencial garantir uma forte e virtuosa colaboração de longo prazo entre o setor público a nível nacional, regional e local e as partes interessadas privadas que representam o setor de turismo. Eles também devem considerar a singularidade de cada território, sejam cidades ou destinos não urbanos.

Para ver o relatório completo, acesse aqui.

- FIM -

Para interagir nas redes sociais, use #EconDestinationAlways

Sobre a Economist Impact

A Economist Impact combina o rigor de um think-tank (consultores especialistas) com a criatividade de uma marca de mídia para engajar um público globalmente influente. Acreditamos que as informações com base em evidências podem abrir o debate, ampliar as perspectivas e catalisar o progresso. Os serviços oferecidos pela Economist Impact existiam anteriormente no The Economist Group como entidades separadas, incluindo a liderança de pensamento da EIU, políticas públicas da EIU, Economist Events, El Studios e SignalNoise.

Nosso histórico abrange 75 anos em 205 países. Juntamente com uma narrativa criativa, experiência em eventos, soluções de design thinking (pensar como design) e produtos de mídia com liderança no mercado, produzimos design de estrutura, benchmarking, análise de impacto econômico e social, previsão e modelagem de cenários, tornando a oferta da Economist Impact única no mercado. Acesse www.economistimpact.com para obter mais informações.

Contacts

Tom Mitchener
Porter Novelli
tom.mitchener@porternovelli.com
M: +44 (0) 7464 941016

Economist Impact



Contacts

Tom Mitchener
Porter Novelli
tom.mitchener@porternovelli.com
M: +44 (0) 7464 941016

Back to Newsroom