-

Câmara Internacional de Navegação: A comunidade de navegação pede à ONU que evacue com urgência os marinheiros presos em portos ucranianos

LONDRES--(BUSINESS WIRE)--As principais organizações e empresas marítimas do mundo divulgaram uma carta aberta, solicitando ao secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, que priorize urgentemente a evacuação de 331 marinheiros e 62 navios que permanecem presos em portos ucranianos.

Os 34 signatários, incluindo a Câmara Internacional de Navegação (International Chamber of Shipping- ICS), a NKY Line, a União dos Armadores Gregos, a Navegação Dinamarquesa e instituições de caridade marítimas, consideraram a situação um "risco inaceitável à vida".

Em fevereiro de 2022, 112 navios tripulados por mais de 2.000 marinheiros estavam atracados em portos ucranianos no Mar Negro e no Mar de Azov. Desde então, 1.700 foram evacuados com segurança e puderam retornar a suas famílias ou retornar ao trabalho de manter o fluxo do comércio mundial.

Os 331 marinheiros restantes de países como Bangladesh, Filipinas, Turquia, Síria, China, Egito, Líbano, Grécia, Indonésia, Gana, Índia, Azerbaijão e Geórgia permanecem para manter a segurança e proteger contra danos ambientais. Nenhuma outro setor possui não combatentes na área mais de um ano após o início do conflito, pois só podem sair quando os navios partirem.

Alguns dos portos onde permanecem estes marinheiros já retomaram a operacionalidade, facilitando a Iniciativa de Grãos do Mar Negro. O transporte marítimo vem sendo essencial na execução deste esforço humanitário mediado pela ONU, com equipes navegando ao longo das fronteiras da zona de conflito para garantir que o mundo continue recebendo entregas vitais de grãos. Contudo, os navios que não podem transportar grãos são excluídos e permanecem presos.

Desde o início da guerra, companhias de navegação, instituições de caridade e sindicatos pedem continuamente a evacuação segura e imediata dos marinheiros presos. Eles também trabalharam em coordenação com organizações internacionais para facilitar o esforço de evacuação, apoiaram as famílias dos marinheiros presos e forneceram provisões a eles, incluindo alimentos, água potável e suprimentos médicos.

Para marcar o aniversário de um ano da guerra na Ucrânia, a comunidade marítima enviou esta carta aberta ao Secretário Geral da ONU, Sr. Guterres, solicitando usar suas habilidades diplomáticas para evacuar os navios marítimos restantes.

- FIM -

Notas aos editores:

Sobre a ICS

A International Chamber of Shipping (ICS) é a principal associação comercial internacional voltada a operadores e armadores de comércio, representando todos os setores e comércios e mais de 80% da frota comercial global.

www.ics-shipping.org

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Katerina Dimitropoulos, Gerente de Comunicações da ICS
katerina.dimitropoulos@ics-shipping.org / +44 7494 363434

International Chamber of Shipping



Contacts

Katerina Dimitropoulos, Gerente de Comunicações da ICS
katerina.dimitropoulos@ics-shipping.org / +44 7494 363434

More News From International Chamber of Shipping

Governos deliberam sobre o Fundo de US$ 5 bilhões destinado à Pesquisa e Desenvolvimento da International Chamber of Shipping, com o propósito de acelerar o transporte marítimo sem emissão de carbono no primeiro parâmetro dos compromissos da COP26

LONDON--(BUSINESS WIRE)--Uma semana após Glasgow, 174 entidades governamentais se reunirão esta semana na International Maritime Organization (IMO), em Londres, para abordar os prementes desafios de redução de emissão de carbono associados ao transporte marítimo internacional, considerado pelo setor como o primeiro parâmetro dos compromissos governamentais de descarbonização decorrentes da COP26. Durante uma reunião importante da Marine Environment Protection Committee (MEPC), organizada pela a...
Back to Newsroom