Os profissionais brasileiros estão prontos para o metaverso

Nove em cada dez profissionais brasileiros estariam dispostos a utilizar o mundo virtual para reuniões formais de trabalho, mostra levantamento da Ciena

HANOVER, Md.--()--Um novo estudo encomendado pela Ciena (NYSE: CIEN) constatou que 92% dos profissionais da área de negócios no Brasil estariam dispostos a utilizar realidade virtual para reuniões formais de trabalho, como com a área de RH.

Todavia, os motivos por trás dessa decisão entre os brasileiros são diferentes dos registrados em outros países da América Latina. No Brasil, 59% dos entrevistados mencionaram a acessibilidade como uma das principais vantagens das reuniões virtuais, contra 50% na Colômbia. Já no México, o principal motivo para 46% dos participantes é o número reduzido de distrações ou oportunidades para conversas paralelas. No geral, mais da metade dos participantes da América Latina acredita que é mais fácil colaborar em plataformas virtuais do que pessoalmente.

Na região, 81% dos entrevistados conseguem visualizar a incorporação de ferramentas de realidade virtual em seus ambientes de trabalho, como óculos AR e VR. Na verdade, nove em cada dez entrevistados acreditam que a realidade virtual seria um meio adequado para a condução de reuniões formais de trabalho, como com a área de RH. O resultado foi semelhante em países como México e Colômbia, com 92% e 91%, respectivamente.

Quando questionados para qual tipo de atividade usariam a plataforma virtual, 69% dos brasileiros entrevistados responderam que usariam o metaverso para jogos online, o maior percentual entre todos globalmente. Em seguida vieram compras (62%), trabalho (60%) e estudos/educação (53%).

Ao serem questionados sobre os pontos negativos envolvendo as ferramentas atuais de colaboração virtual, 29% dos brasileiros temem não conseguir ler as emoções pessoais. Na Colômbia e no México, essa preocupação foi citada, respectivamente, por 41% e 42% dos entrevistados. No Brasil, 27% afirmaram que o uso de ferramentas de colaboração virtual atrapalha a concentração e 25% mencionaram que se sentem isolados.

"Os brasileiros estão interessados em utilizar plataformas virtuais mais imersivas para jogos, compras e colaborações de negócios", explica Fernando Capella, Country Manager da Ciena no Brasil. "Isso representa uma oportunidade significativa para os provedores de serviços de assegurarem que suas redes estejam preparadas para esse momento disruptivo, implementando as mais recentes tecnologias para a oferta de latência ultrabaixa e alta largura de banda, essenciais para essas novas plataformas virtuais".

Apesar do crescente desejo pela utilização de ambientes de trabalho virtuais, a confiabilidade da rede é a principal preocupação no Brasil (42%), seguido pela crença de que o local de trabalho não sabe como implementar a tecnologia (40%). Ainda assim, cerca de um terço dos entrevistados no Brasil concordam que nos próximos dois anos seus locais de trabalho passarão do ambiente de colaboração tradicional/estático para um ambiente mais imersivo ou baseado em realidade virtual.

Quando o assunto é a criação de uma identidade no mundo virtual, 54% dos profissionais brasileiros escolheriam um avatar que refletisse seu eu no mundo real, 20% escolheriam uma versão idealizada e 13% assumiriam uma imagem diferente, dependendo do ambiente e do objetivo da reunião.

Nota aos editores:
Foram entrevistados 15.000 profissionais de negócios, incluindo mil profissionais de cada um dos países / regiões a seguir: Reino Unido, Alemanha, Noruega, Oriente Médio, Austrália, Dinamarca, Japão, Colômbia, Índia, EUA, Filipinas, México, Brasil, Indonésia e Singapura. O levantamento foi conduzido pela Censuswide a pedido da Ciena em junho de 2022.

Sobre a Ciena
Ciena (NYSE: CIEN) é uma empresa de sistemas, serviços e software de rede. Oferecemos soluções que ajudam nossos clientes a criar a Rede Adaptável™ em reação às demandas em constante mudança de seus usuários finais. Ao fornecer a melhor tecnologia de rede disponível por meio de relacionamentos consultivos de alto contato, construímos as redes mais ágeis do mundo com automação, abertura e escala. Para notícias da Ciena, Twitter @Ciena, LinkedIn, no blog Ciena Insights, ou visite www.ciena.com.

Nota para investidores da Ciena
Sugerimos visitar a área de investidores do nosso site, onde publicamos rotineiramente comunicados de imprensa, registros no SEC, notícias recentes, resultados financeiros e outros anúncios. De tempos em tempos, publicamos informações materiais exclusivamente para este site, juntamente com outros canais de divulgação que usamos. Este comunicado à imprensa contém certas declarações prospectivas baseadas em nossas expectativas, previsões, informações e suposições atuais. Essas declarações envolvem riscos e incertezas inerentes. Os resultados previstos ou reais poderão diferir materialmente daqueles declarados ou implícitos, devido a riscos e incertezas, como aqueles detalhados em nossos relatórios anuais e trimestrais mais recentes apresentados junto à SEC dos Estados Unidos. Entre as declarações prospectivas estão declarações sobre nossas expectativas, crenças, intenções ou estratégias e podem ser identificadas pelo uso de palavras como "prevemos", "acreditamos", "poderão", "pretendemos", "talvez", "deveria", "será" e "faria" ou palavras semelhantes. A Ciena não assume qualquer obrigação de atualizar as informações incluídas neste comunicado à imprensa, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros.

Contatos para a imprensa:
Marina Prontelli
pr@ciena.com

Contatos para investidores:
Gregg Lampf
ir@ciena.com

Contatos para a imprensa:
Marina Prontelli
pr@ciena.com