-

Políticas de Redução de Danos São Cruciais Para Melhorar a Saúde dos Europeus

BRUXELAS--(BUSINESS WIRE)--Ontem, a Platform for Better Preventive Healthcare (Plataforma para Melhores Cuidados de Saúde Preventivos) organizou o briefing de política «Quais são os próximos passos para a política de vícios da UE», orientado pela eurodeputada checa Radka Maxová (Socialistas e Democratas). O briefing reuniu especialistas em saúde e intervenientes políticos para discutir o Relatório da Comissão Especial sobre a Luta contra o Cancro (BECA, na sigla inglesa) aprovado em fevereiro passado pelo Parlamento Europeu. A discussão centrou-se no impacto da COVID-19 na saúde mental e na gestão de vícios.

Segundo dados recentes, a pandemia provocou um aumento nos comportamentos aditivos relacionados com o álcool, jogo, tabaco e vícios digitais entre os europeus. Apoiado nas melhores evidências científicas disponíveis, o Relatório BECA reconheceu a importância de políticas de redução de danos, como o uso de produtos de redução de danos, como os cigarros eletrónicos A discussão do painel fez eco das recomendações do Relatório e o Prof. Viktor Mravčík, Diretor de Ciência do Institute of Rational Addiction Policies, afirmou que «a redução de danos não é suficientemente utilizada nas políticas de controlo do tabaco e é necessário mais apoio para isso na forma de legislação adequada e promoção de produtos alternativos que são uma ferramenta negligenciada nas discussões de cessação tabágica.»

As ações propostas pelos eurodeputados no Relatório BECA em relação à gestão dos vícios são cruciais para garantir que a futura política de saúde se baseie na ciência e que coloque a saúde dos cidadãos europeus em primeiro lugar. A eurodeputada Radka Maxová destacou que as «soluções para os vícios requerem uma abordagem coerente e abrangente a nível da UE.»

Na próxima revisão da legislação relativa ao tabaco, a Comissão Europeia terá a oportunidade de reconhecer políticas de redução de danos, conforme sugerido pelo Parlamento Europeu. Os vícios devem ser tratados de uma forma racional e cientificamente robusta, concluiu o painel.

Acerca da Platform for Better Preventive Healthcare

A Platform for Better Preventive Healthcare organizada pelo Institute for Rational Addiction Policies (IRAP) é um «think-tank» multidisciplinar de especialistas independentes e respeitáveis. O IRAP estuda a questão dos vícios a partir de todos os ângulos, incluindo a saúde pública e individual, legislação e outros efeitos jurídicos, questões de segurança, economia e modelagem de mercado, questões fiscais, efeitos nos orçamentos de estado, educação e prevenção, e ainda questões sociais, sociológicas e políticas.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Contacts

Platform for Better Preventive Healthcare



Contacts

Back to Newsroom