MSCI Apela ao Capital para Conduzir a Revolução Zero Emissão

NOVA YORK--()--Enfrentar as transformações climáticas irá requerer a maior reconstrução da economia mundial desde a Revolução Industrial, segundo um relatório publicado hoje pela MSCI Inc. (NYSE: MSCI), líder no fornecimento de ferramentas e serviços de suporte a decisões cruciais para a comunidade de investimento internacional.

'O Papel do Capital na Revolução Zero Emissão' destaca como os participantes do mercado de capitais devem ser uma força poderosa e positiva para impulsionar urgentemente a transformação sistêmica necessária para prevenir a catástrofe climática. Este apelo à ação identifica passos específicos que empresas, bem como proprietários e gestores de capital, devem executar para conseguir uma economia de zero emissão até 2050.

Análise pela MSCI de seu Índice de Mercados de Investimento em Todos os Países (MSCI ACWI IMI) - uma medida de cerca de 9.000 empresas com cotação pública em 50 mercados desenvolvidos e emergentes com um valor de mercado de mais de US$ 70 trilhões1 – revelou que estas empresas emitem anualmente cerca de 11,2 gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e)2. Nosso modelo indica que, sem qualquer mudança nas práticas atuais, as emissões anuais destas empresas podem alcançar 16,8 gigatoneladas de CO2e até 20503, levando a um planeta 3,5˚C mais quente que no fim do século4. Esta trajetória demonstra o tremendo desafio em alcançar zero emissão e a urgência de uma atuação imediata.

Logo, a MSCI chama a atenção para:

  • Proprietários de ativos, incluindo fundos soberanos, fundos de pensão, dotações, companhias de seguros e pessoas físicas, a realocar capital para investimentos menos intensos em emissões, bem como soluções ecológicas alinhadas a cenários de aquecimento aceitáveis; a visar uma descarbonização ano a ano de portfólios que permita uma redução nas emissões totais do mundo em 10% ao ano; e à transição a uma referência política para ajudar os portfólios a se chegarem à zero emissão
  • Gestores de ativos a usar seus direitos de voto e engajamento direto com as empresas para instá-las a se alinhar aos alvos de zero emissão; a apoiar proprietários de capital mediante a criação de experiência para financiar energia limpa; e a desenvolver gestão de risco e experiência em relatórios segundo as diretrizes da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras referentes ao Clima (TCFD)
  • Bancos a dar suporte a empresas com capital para inventar e escalonar energia limpa; e a impulsionar desenvolvimentos em empréstimos corporativos e dívida corporativa além de emissão de ações, ao associar termos de capital a objetivos de zero emissão
  • Empresas a estabelecer alvos de emissões para alcançar zero emissão no máximo até 2050; a articular estratégias confiáveis e específicas para chegar a estas reduções; e a incorporar as melhores práticas, relatando e divulgando dados e iniciativas executadas

Como reflexo do compromisso da MSCI em apoiar a transparência necessária para avaliar o progresso da descarbonização, a MSCI irá publicar trimestralmente o 'MSCI ACWI IMI Net-Zero Tracker'. Este relatório irá indicar o alinhamento de temperatura agregada do MSCI ACWI IMI com uma trajetória de 1,5˚C, bem como destacar empresas e setores que fizeram o maior progresso rumo à zero emissão, bem como identificar retardatários no mundo. A MSCI irá consultar participantes do mercado para desenvolver e aperfeiçoar o relatório ao longo do tempo.

Henry Fernandez, Presidente e Diretor Executivo da MSCI, comentou, "Na trajetória atual, o MSCI ACWI IMI dificilmente será mais ecológico em 2050 do que em 2020, com cerca de 80% das empresas excedendo o orçamento de emissões necessário para estar bem abaixo de 2,0˚C5. Este não é um caminho para zero emissão. Os mercados de capitais são uma força essencial e crucial para conduzir a transição à zero emissão com ação concertada de todos os participantes, desde uma realocação de capital pelos proprietários de ativos, até a canalização efetiva de fundos por gestores de ativos e bancos para investimentos mais ecológicos e inovação, ao lado do compromisso de empresas.

"Um índice mundial como o MSCI ACWI IMI pode servir como uma medida da trajetória do carbono de empresas multinacionais. Ao atuar como uma medida objetiva e transparente de progresso, podemos ajudar a estimular a responsabilidade, refletir a voz dos maiores investidores do mundo e identificar empresas que estão avançando para impulsionar a transformação sistêmica necessária para uma revolução de zero emissão."

A MSCI, como empresa, se comprometeu com a meta de zero emissão em todas as suas operações mundiais antes de 2040. A estratégia de transição da MSCI se concentra na redução de emissões por iniciativas de redução de carbono e no envolvimento de fornecedores para alcançar metas compartilhadas de zero emissão. Mais informações sobre o compromisso de zero emissão da MSCI podem ser encontradas aqui.

Sobre a MSCI Inc.

A MSCI é uma importante fornecedora de ferramentas e serviços de suporte a decisões essenciais à comunidade global de investimentos. Com mais de 50 anos de experiência em pesquisa, dados , e tecnologia, capacitamos as melhores decisões de investimento ao possibilitar que os clientes entendam e analisem os principais fatores de risco e retorno e criem, com confiança, portfólios mais eficientes. Criamos soluções avançadas de pesquisa com liderança no setor que os clientes usam para obter informações e melhorar a transparência em todo o processo de investimentos.

Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas segundo a Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. As declarações prospectivas se referem a eventos ou desempenho futuros, envolvendo riscos que podem causar resultados reais ou desempenho materialmente diferente, sendo que você não deve depositar confiança indevida neles. Os riscos que podem afetar resultados ou o desempenho estão no Relatório Anual da MSCI no Formulário 10-K para o ano fiscal mais recente finalizado em 31 de dezembro, apresentado à SEC. A MSCI não se compromete a atualizar quaisquer declarações prospectivas. Nenhuma informação contida aqui constitui recomendação de investimento ou deve ser considerada como tal. A MSCI não concede nenhum direito ou licença para usar seus produtos ou serviços sem uma licença adequada. A MSCI NÃO CONCEDE GARANTIAS EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO, APTIDÃO A UMA DETERMINADA FINALIDADE OU OUTRO REFERENTE ÀS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS, SE ISENTANDO DE TODA A RESPONSABILIDADE ATÉ O LIMITE MÁXIMO PERMITIDO POR LEI.

________________________________
1 Com base na soma da capitalização de mercado ajustada à livre flutuação de todos os constituintes do MSCI ACWI IMI em 31 de março de 2021.
2 Calculado em 31 de março de 2021, com base na soma das emissões do Escopo 1 dos constituintes do MSCI ACWI IMI, usando dados divulgados publicamente quando disponíveis e a Metodologia de Estimativa de Carbono da MSCI, onde nenhum relatório está disponível. Um gigaton é igual a um bilhão de toneladas.
3 Projeção com base na soma das emissões do Escopo 1 dos constituintes do MSCI ACWI IMI, considerando os alvos de redução de emissões de carbono anunciados publicamente. A projeção usa uma taxa de crescimento anual das emissões de 1,4%, que é a taxa média de crescimento das emissões anuais do mundo entre 2010 e 2019. Veja: "Relatório de Lacunas de Emissão 2020". UNEP, 9 de dezembro de 2020.
4 Comparado com as temperaturas pré-industriais, conforme estimado pelo modelo de Potencial de Aquecimento da MSCI, em 31 de março de 2021. Conforme ressaltado na consulta a Métricas Prospectivas do Setor Financeiro de TCFD, o setor financeiro vem trabalhando atualmente no alinhamento dos parâmetros centrais entre as metodologias das métricas implícitas de aumento da temperatura, como o modelo de Potencial de Aquecimento da MSCI.
5 "Efeitos da Realidade Climática: Na Verdade, Nem Sempre Teremos Paris.", dezembro de 2020. MSCI.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Consultas de Mídia
PR@msci.com
Sam Wang +1 212 804 5244
Melanie Blanco +1 212 981 1049
Laura Hudson +44 (0) 207 336 9653
Rachel Lai +852 2844 9315

Serviços a Clientes MSCI Internacional
Serviços a Clientes na EMEA + 44 20 7618.2222
Serviços a Clientes nas Américas +1 888 588 4567 (ligação gratuita)
Serviços a Clientes na Ásia Pacífico + 852 2844 9333

Contacts

Consultas de Mídia
PR@msci.com
Sam Wang +1 212 804 5244
Melanie Blanco +1 212 981 1049
Laura Hudson +44 (0) 207 336 9653
Rachel Lai +852 2844 9315

Serviços a Clientes MSCI Internacional
Serviços a Clientes na EMEA + 44 20 7618.2222
Serviços a Clientes nas Américas +1 888 588 4567 (ligação gratuita)
Serviços a Clientes na Ásia Pacífico + 852 2844 9333