Planos para transformar AlUla, na Arábia Saudita, no 'maior museu vivo do mundo' até 2035, apresentado no Fórum Urbano Mundial 2020
Planos para transformar AlUla, na Arábia Saudita, no 'maior museu vivo do mundo' até 2035, apresentado no Fórum Urbano Mundial 2020
- A Royal Commission for AlUla revela sua estrutura e plano diretor para o desenvolvimento sustentável, responsável e de longo prazo do município de 22.000 km quadrados que deve atrair 2 milhões de visitantes até 2035
- O lançamento no Fórum Urbano Mundial da ONU estabelece os planos e 12 princípios orientadores para proteger, preservar e desenvolver a região globalmente significativa que abriga o primeiro Patrimônio Mundial da Arábia Saudita, que será aberto ao público em outubro de 2020
ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos--(BUSINESS WIRE)--Um marco na Visão de 2030 da Arábia Saudita para estabelecer AlUla como o maior museu vivo do mundo e um importante destino de turismo cultural, artístico e de aventura foi alcançado nesta semana, à medida que o plano da AlUla foi revelado no 10.o Fórum Urbano Mundial da ONU.
Os visitantes experimentaram a AlUla e seus plano diretor através de uma série de displays interativos projetados para transportá-los ao noroeste da Arábia Saudita, que contém Hegra, o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO do Reino e mais de 7.000 anos de vestígios arqueológicos de sucessivas civilizações.
AlUla é conhecida por sua notável beleza natural, bem como sua enorme diversidade arqueológica. Também está moldando um novo cenário cultural na Arábia Saudita. Este mês, a AlUla sediou a primeira Conferência Hegra de Prêmios Nobel e o DesertX AlUla, a primeira instalação de arte ao ar livre responsiva ao local, apresentando o trabalho de artistas sauditas e internacionais.
O CEO da Royal Commission for AlUla (RCU), Amr AlMadani, disse: “Escolhemos o Fórum Urbano Mundial como uma plataforma global credível para se envolver com os principais desenvolvedores e especialistas em sustentabilidade do mundo e compartilhar nossos planos para o desenvolvimento responsável e de longo prazo da AlUla como o maior museu vivo do mundo. Ao combinar o patrimônio com a natureza, estamos transformando a paisagem cultural de AlUla e estabelecendo o município como um destino turístico global, com uma economia próspera e uma comunidade local.”
“Convidamos especialistas de todo o mundo para se juntarem a nós em nossa jornada, o que significa que aprendemos e inovamos juntos. Vemos um caminho claro à frente, à medida que atraímos investimentos e continuamos a proteger, preservar, compartilhar e louvar nossa herança e natureza com o mundo.
"Não apenas abrimos nossas portas para os viajantes que se beneficiam dos novos vistos de turista da Arábia Saudita, como também fornecemos a infraestrutura que é central para o crescimento.
“Inauguramos um novo aeroporto com potencial para se tornar um centro de transporte e logística para o noroeste da Arábia Saudita, bem como para o Maraya, nosso novo teatro de 500 lugares e casa para eventos de entretenimento, negócios e comemorações, que também é a maior estrutura espelhada no mundo.”
A Arábia Saudita pretende receber dois milhões de visitantes por ano no AlUla até 2035. A RCU estima que o projeto criará mais de 67.000 novos empregos - quase metade deles no setor de turismo.
Francesca Arici, diretora interina de planejamento e zoneamento do condado da RCU, é responsável por coordenar o desenvolvimento dos planos mestre e informou diversas organizações e agências do Fórum sobre a estratégia futura da Comissão.
Ela disse: “Estamos caminhando com ritmo, mas assegurando que compreendemos as necessidades e demandas da comunidade local, enquanto trabalhamos juntos por um objetivo comum. Uma série de grandes planos de infraestrutura já foi realizada e prevê-se que introduziremos novas licenças de construção e diretrizes de design para a AlUla já em março, impulsionando o crescimento econômico e a prosperidade locais.”
A comunidade existente da AlUla está no centro do plano diretor. A RCU já realizou treinamento de hospitalidade de classe mundial para os residentes, para criar equipes de Rowah (guias turísticos), guardas florestais e Hammayah (guardiões do patrimônio). Os graduados do ensino médio da AlUla receberam patrocínios para estudar em universidades internacionais de primeira classe, na França, Reino Unido, EUA e Austrália, liberando seu talento para executar e desenvolver a visão do Plano Diretor.
O processo de planejamento mestre baseia-se na política de estrutura da RCU, contida em sua Carta e em 12 princípios orientadores. Elas abrangem todo o espectro da política de desenvolvimento, desde a salvaguarda da paisagem natural e cultural, enquanto desenvolvem o AlUla como um patrimônio mundial, artes e cultura, destino, para proteger os ecossistemas e a vida selvagem; construção de uma agricultura equilibrada e garantia de turismo responsável.
Cerca de 80% do município de AlUla será protegido, incluindo locais de patrimônio cultural e natural, onde o RCU trabalhará de mãos dadas com a comunidade local para garantir a preservação e o desenvolvimento da proteção sensível.
O CEO Amr AlMadani acrescentou: “A estratégia de desenvolvimento equilibrado coloca as pessoas em primeiro lugar como parte de um compromisso mais amplo de se tornar um museu vivo aberto para o mundo e um centro global de projetos de cultura, patrimônio, artes e ecoturismo. AlUla é um presente da Arábia Saudita para o mundo."
Sobre AlUla
Localizada a 1.100 km de Riyadh, no noroeste da Arábia Saudita, AlUla é um lugar de extraordinário patrimônio natural e humano. A vasta área, cobrindo 22.561 km², inclui um vale de oásis exuberante, montanhas de arenito imponentes e antigos patrimônios culturais que datam de milhares de anos até quando os reinos de Lihyan e Nabataean reinaram.
O local mais conhecido e reconhecido em AlUla é Hegra, o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO na Arábia Saudita. Além de Hegra, a AlUla abriga uma série de locais históricos e arqueológicos fascinantes, como: Dadan antigo, a capital dos reinos de Dadan e Lihyan; milhares de locais antigos de arte rupestre; e estações ferroviárias Hijaz.
Sobre a Royal Commission for AlUla
A Comissão Real de AlUla (RCU) foi criada por decreto real em julho de 2017 para proteger e salvaguardar AlUla, uma região de notável significado natural e cultural.
Os 12 princípios orientadores da Carta da Comissão Real para a AlUla são:
- Salvaguardar a paisagem natural e cultural
- Louvar o patrimônio, a cultura e as artes como destino global
- Sustentar todos os sistemas ecológicos e vida selvagem
- Promover uma agricultura equilibrada
- Desenvolver um turismo com um toque leve
- Garantir conectividade sutil
- Revitalizar, restaurar e regenerar o ambiente construído
- Possibilitar o desenvolvimento da comunidade local
- Incorporar infraestrutura imaginativa em todos os sistemas
- Integrar segurança invisível
- Projetar locais, produtos e sistemas seguros e saudáveis dentro da economia circular
- Praticar o design antecipatório
*Fonte: AETOSWire
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Contacts
Caroline Rowe, +966593334393
PublicRelations@rcu.gov.sa