Ørsted Adquire Lincoln Clean Energy da I Squared Capital

NOVA YORK & SKÆRBÆK, Dinamarca--()--Ørsted entrou em um acordo hoje com a I Squared Capital e acionistas administrativos a fim de adquirir 100% de participação acionária na Lincoln Clean Energy LLC (LCE) por uma avaliação empresarial de USD 580 milhões.

LCE é um desenvolvedor, proprietário e operador de parques eólicos com liderança nos EUA. Desde que I Squared Capital adquiriu 90% de ações da empresa em 2015, com a equipe administrativa que possui os 10% restantes, a LCE desenvolveu e gerou mais de 500 MW de capacidade operacional, desenvolvendo agora outros projetos de energia eólica onshore de 300 MW, e tendo uma linha de transmissão de mais de 1,5 GW esperados para serem concluídos em 2022.

A Ørsted é líder mundial em energia eólica offshore e em fevereiro de 2018 anunciou planos para investir em outras tecnologias de energia renovável para reforçar sua posição em energia renovável.

Ole Kjems Sørensen, Vice-Presidente Executivo da Ørsted e Diretor de Parceiras, M&A e Gestão de Ativos, disse, "Os EUA é um importante mercado em geração de energia renovável. Temos o prazer em anunciar esta transação, que irá proporcionar à Ørsted uma plataforma de intenso crescimento em um dos mercados de crescimento estratégico da Ørsted. Com a aquisição da LCE, adquirimos uma carteira atraente com uma boa mescla de capacidade operacional e desenvolvimento. Ficamos impressionados com as habilidades e a ambição da equipe da LCE e acreditamos que a I Squared Capital tem apoiado muito os negócios em trazê-la à sua posição atual de mercado. Temos muita expectativa em trabalhar com a equipe altamente experiente e bem sucedida da LCE bem como desenvolver cada vez mais estes negócios atraentes."

Adil Rahmathulla, Sócio da I Squared Capital, comentou, "Estamos orgulhos em ter trabalhado com Declan Flanagan e sua excelente equipe e direcionar a LCE à maior empresa privada de energia eólica em operação nos EUA em 2017. Desejamos à equipe todo o sucesso pela frente e felicitar a Ørsted pela transação."

Declan Flanagan, fundador e diretor executivo da LCE, disse "Há muito tempo venho admirando a Ørsted por sua liderança em energia eólica offshore. A equipe e eu na LCE esperamos replicar esta liderança em parques eólicos onshore nos EUA. Também quero agradecer à I Squared Capital por sua profunda experiência operacional e financeira bem como compromisso com a LCE durante o qual foi um período de rápido e exitoso crescimento."

A equipe administrativa existente da LCE continuará a realizar negócios, sendo uma unidade separada fora dos negócios de energia eólica da Ørsted.

A transação está sujeita à aprovação pelas autoridades competentes dos EUA, sendo esperado sua definição antes do fim de 2018.

Sobre a I Squared Capital

I Squared Capital é uma administradora mundial e independente de investimentos em infraestrutura com foco em energia, instalações, telecomunicações e transporte nas Américas, Europa e Ásia. A empresa tem escritórios em Hong Kong, Houston, Londres, Miami, Nova Deli, Nova York e Singapura.

Sobre a Ørsted

Como principal desenvolvedor de parques eólicos offshore do mundo, a Ørsted instalou 5,1 GW de capacidade eólica offshore na Europa, tendo mais 3,8 GW em construção. A ambição da Ørsted é ter instalado uma capacidade eólica offshore total de 11-12 GW em todo o mundo até 2025.

A Ørsted ingressou nos EUA em 2015 e vê o mercado de energias renováveis no país como uma atraente e estratégica oportunidade de crescimento.

• A Ørsted possui o direito de desenvolver a Bay State Wind e a Ocean Wind, no total de até 4 GW de capacidade eólica offshore.
  • Na Virginia, a Ørsted irá construir duas turbinas eólicas de 6 MW na primeira fase do projeto eólico offshore litorâneo da Dominion Energy. As duas empresas assinaram um memorando de entendimento dando à Ørsted direitos exclusivos de discutir o desenvolvimento potencial de até 2 GW de capacidade eólica offshore.
  • Além disto, a Ørsted está atuando no desenvolvimento de energia solar e armazenamento em baterias, sendo que no último ano marcou presença em Austin, Texas, levando adiante estes esforços.

Sobre a Lincoln Clean Energy

• A LCE é um desenvolvedor com liderança nos EUA de projetos eólicos onshore e escritórios em Chicago, Illinois e Austin, Texas.
  • Fundada em 2009 pelo Diretor Executivo Declan Flanagan, a LCE desenvolveu mais de 1,8 GW em projetos de energia renovável na California, Nova Jersey e Texas. Em 2017, a LCE foi o maior desenvolvedor privado de energia eólica nos EUA.1
  • A LCE possui um portfólio de ativos em energia solar e eólica de 513 MW recentemente colocados em operação2 e 300 MW de ativos em energia eólica ainda em construção primeiramente no Texas. Todos os projetos estão totalmente contratados mediante acordos de aceitação a longo prazo com contrapartes altamente qualificadas.
  • A LCE também possui mais de 1,5 GW em projetos de desenvolvimento difundidos pela ERCOT, SPP e MISO nos ricos mercados de energia eólica dos EUA.

1 Fonte: AWEA.
2 O portfólio operacional inclui 10 MW de sistemas de energia solar.

Relações com a Mídia na Ørsted
Tom Lehn-Christiansen, +45 99 55 60 17