Tecnologia PLC de próxima geração da Panasonic aprovada como especificação de referência pelo grupo de trabalho IEEE P1901.3

O novo padrão global para comunicações via rede elétrica para aplicativos de IoT [Internet of Things (Internet das Coisas)]

OSAKA, Japão--()--A Panasonic Corporation anunciou que apresentou sua tecnologia HD-PLC(*1) escalável de quarta geração para o Grupo de trabalho de padronização IEEE (IEEE Standardization Working Group)(*2). Essa tecnologia permite comunicações em distâncias ainda mais longas e aumenta as velocidades de comunicação controlando o alcance das frequências em uso. Seguindo as deliberações do Grupo de trabalho, as especificações que usam essa tecnologia como a referência técnica foram aprovadas como um documento de trabalho P1901.3 do IEEE (IEEE P1901.3 Working Document).

A tecnologia de referência incluída no Documento de trabalho P1901.3 do IEEE é baseada na tecnologia (modo padrão) já adotada para o padrão IEEE 1901 usando o formato Wavelet OFDM exclusivo da Panasonic, mas inclui uma nova função (modos 2x/4x) que ampliam a banda de comunicação por um fator de dois ou quatro. O modo 2x atinge uma velocidade de comunicação de 500Mbps, enquanto o modo 4x - que exige cabos coaxiais ou outros cabos especiais - atinge uma velocidade máxima de comunicação de 1 Gbps.(*3) A nova função permite também estreitar a banda de comunicação por outro fator de dois ou quatro (1/2x, 1/4x) do modo padrão. Estreitar a banda de comunicação reduz a velocidade de comunicação, mas, ao concentrar a energia em uma frequência de banda estreita, a distância da comunicação pode ser alongada em até cerca de duas vezes em comparação com o modo padrão.(*4) Ao permitir alternar entre modos diferentes, essa tecnologia pode atender, de maneira flexível, às necessidades específicas de cada cliente individual e trazer a tecnologia HD-PLC para uma maior variedade de usos.

A tecnologia IEEE P1901.3 é chamada Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) PLC. Ela pode ser usada em residências e dentro de rede de larga escala que cobre tudo, desde edifícios maiores e fábricas até infraestruturas sociais inteiras. Espera-se que a tecnologia seja usada em um amplo conjunto de campos no futuro.

A Panasonic continuará a fornecer conveniência de usuário garantindo conectividade com os produtos HD-PLC existentes e desenvolvendo uma tecnologia PLC que pode operar em harmonia com outros formatos. A empresa trabalhará também através de organizações como a HD-PLC Alliance(*5) para garantir conectividade mútua com os produtos da série IEEE P1901 e continuar a fornecer produtos PLC que os usuários possam usar com confiança.

Notas
1. HD-PLC é o nome de um sistema PLC [Power Line Communication (comunicações via rede elétrica)] de alta velocidade criado pela Panasonic Corporation e é marca registrada ou marca comercial no Japão e em outros países.
2. O grupo de trabalho de padronização relativo às comunicações via rede elétrica de acordo com o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).
3. 500 Mbps e 1 Gbps são velocidades físicas teóricas máximas.
4. A distância máxima de comunicação varia, dependendo das condições do ambiente de comunicação.
5. Estabelecida em 25 de setembro de 2007 com a finalidade de garantir compatibilidade de comunicação e ampla adoção da tecnologia HD-PLC de comunicações via rede elétrica de alta velocidade.
Site: http://www.hd-plc.org/

Fonte:

Links relacionados
HD-PLC Alliance

[Comunicado à imprensa] Panasonic começa a fornecer licença essencial HD-PLC IP com extensão "Multi-hop" (01 de julho de 2016)

Visão geral de P&D da Panasonic

Panasonic Corporation