Ex-presidente polonês convoca a Europa para seguir o exemplo de Xarja em comunicação governamental no IGCF

Lech Wałęsa - guest of honour (Photo: AETOSWire)

XARJA, Emirados Árabes Unidos--()--O 7.º Fórum Internacional de Comunicação Governamental (International Government Communication Forum, IGCF), organizado pelo Centro Internacional de Comunicação Governamental do Escritório de Mídia do Governo de Xarja, iniciou seu segundo dia no Expo Centre Sharjah com discursos realizados pelo convidado de honra Lech Wałęsa, ex-presidente da Polônia, e Sua Excelência Tariq Saeed Allay, diretor do Escritório de Mídia do Governo de Xarja. A sessão de abertura foi moderada por Maqsoud Kruse, diretor executivo da “Hedayah”.

Wałęsa enfatizou a importância das mensagens transmitidas no discurso realizado na cerimônia de abertura por Sua Alteza Dr. Sultan bin Mohamed Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e governante de Xarja. Elas abordaram os valores que devemos incorporar ao vivermos e reagirmos às transformações da era digital.

Wałęsa convocou os países europeus a seguirem a experiência de comunicação do governo de Xarja, apontando para os desafios enfrentados hoje pela comunidade mundial, particularmente na Europa, o que requer aprender com experiências bem-sucedidas na gestão da era digital.

Tariq Allay destacou o papel essencial desempenhado pelas ferramentas da era digital. “Isso exige que otimizemos o uso dessas ferramentas na comunicação governamental, que deve ser confiável, transparente e clara”, declarou ao reivindicar investimentos no uso crescente da internet e das redes sociais.

O segundo dia do IGCF 2018 testemunhou o lançamento da Rede Árabe de Comunicação Governamental, a primeira desse tipo na região, e do Comitê Acadêmico do Centro Internacional de Comunicação Governamental.

O fórum atraiu milhares de visitantes e profissionais de mídia do mundo todo para debater formas de aproveitar as ferramentas da era digital em benefício de comunidades, nações e da humanidade como um todo, sempre com total transparência na comunicação entre os diferentes integrantes do tecido social.

As sessões debateram “O estado atual da comunicação governamental e como desenvolver estratégias flexíveis”, “Liderança feminina e seu papel nas comunidades digitais” e “Jovens do futuro: como desenvolver nos jovens competências para o milênio digital”, além de diversos outros tópicos e casos de sucesso.

Estiveram entre os oradores do segundo dia do evento Vanessa D’Ambrosio, a mais jovem ex-chefe de Estado da República de San Marino; Steve Wozniak, cofundador da Apple Computer Inc.; Jimmy Wales, fundador da Wikipédia; Inma Martinez, pioneira em inteligência artificial e cientista digital; e Sua Excelência Majd Shweikeh, ministro de Informação e Tecnologia de Comunicação da Jordânia.

*Fonte: AETOSWire

SGMB