Bacardi Limited anuncia plano de sucessão de liderança

Mahesh Madhavan sucederá Michael Dolan como CEO a partir de 1.° de abril de 2018

Dolan permanecerá no conselho de administração

Mahesh Madhavan, veterano há 20 anos na Bacardi, sucederá como CEO Michael J. Dolan, que se aposentará em 1.° de abril de 2018. (Foto: Business Wire)

HAMILTON, Bermudas--()--A empresa familiar Bacardi Limited, a maior empresa de capital fechado dedicada a bebidas alcoólicas do mundo, anunciou hoje que Mahesh Madhavan – um veterano com 20 anos de trabalho na Bacardi, atualmente membro da equipe de liderança global da empresa e presidente regional para a Ásia, Oriente Médio e África – sucederá a partir de 1.° de abril de 2018 Michael J. Dolan, que se aposentará do cargo de diretor executivo (Chief Executive Officer, CEO). Até essa data, Dolan permanecerá como CEO, enquanto Madhavan fará a transição para um novo cargo de presidente regional para a Europa durante boa parte de 2017. Dolan continuará ocupando o conselho de administração da Bacardi Limited até a assembleia geral anual de 2019, quando se aposentará da empresa.

Facundo L. Bacardi, presidente do conselho de administração da Bacardi Limited, declarou: “Em nome do conselho, temos muito prazer em poder nomear Mahesh como o novo CEO da Bacardi Limited. Durante quase três anos, o conselho conduziu um rigoroso processo de planejamento de sucessão para assegurar uma transição de liderança ordenada. Com uma história invejável de 155 anos, é fundamental que desenvolvamos nossas metas como empresa de uma maneira consistente com nossa cultura. Como executivo da Bacardi há muito tempo, Mahesh possui um composto ideal de habilidades de liderança e perícia comercial, operacional e financeira, além de experiência com marcas globais. É importante notar que ele incorpora integralmente nossa cultura, história e valores, e é um exemplar líder de pessoas. Temos muita confiança em Mahesh e em sua visão para conduzir a Bacardi rumo ao futuro, proporcionando uma continuidade de liderança para desenvolver o sucesso obtido durante a gestão de Mike, capitalizar a dinâmica das nossas marcas e a enorme oportunidade global tanto nos mercados desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento”.

Dolan trabalha na Bacardi desde 2009, quando passou a integrar o conselho de administração e demonstrou um profundo conhecimento dos negócios e dos valores únicos da Bacardi. Durante a gestão de Dolan como CEO desde 2014, a empresa assumiu uma abordagem disciplinada para aumentar as eficiências operacionais, reduzir custos e reinvestir em seu emblemático portfólio de marcas.

“Nossa equipe está orgulhosa do trabalho que fizemos para fortalecer a posição financeira da empresa e melhorar o volume de negócios por meio de um foco preciso no aprimoramento do patrimônio das nossas marcas fundamentais. Estamos obtendo economia de custos e reinvestindo essa economia em atividades incrementais de publicidade e promoção, concebidas para cativar uma nova geração de consumidores”, disse Dolan. “Igualmente importante, estabilizamos nossa equipe de liderança e criamos programas robustos de desenvolvimento para criarmos um grande banco de talentos globais. Não tenho dúvidas de que, com sua longa experiência, enormes qualidades de liderança e perspectiva global, Mahesh continuará impulsionando o crescimento e a dinâmica da marca, estimulando ao mesmo tempo nossa cultura e nossas pessoas. Espero ansiosamente colaborar com ele, enquanto se prepara para assumir suas novas responsabilidades.”

Madhavan declarou: “É uma honra extraordinária ser selecionado como o próximo CEO da Bacardi Limited. Sei que falo por muitos de meus colegas quando digo que é um privilégio trabalhar para uma empresa familiar com essa história e que prosperou por tantas gerações. Nossa sólida cultura se apoia no espírito de empreendedorismo e trabalho conjunto como uma só grande equipe, com foco em igualdade e justiça. Administrarei esta empresa com todo o cuidado que ela merece e tenho a sorte de assumir este importante cargo com o apoio de Facundo e Mike, e com o benefício de uma equipe de gestão talentosa, cujo trabalho sólido posicionou bem a empresa para um crescimento significativo no longo prazo. Temos muitas oportunidades estimulantes à nossa frente e estamos em uma posição ideal para capitalizar as tendências globais em bebidas alcoólicas com marcas emblemáticas nos segmentos premium e ultra-premium”.

Madhavan atualmente lidera as operações da empresa na Ásia, Oriente Médio e África, onde foi encarregado de desenvolver conexões mais fortes entre as marcas emblemáticas do portfólio da Bacardi e os consumidores naquelas regiões de rápido crescimento. Durante sua passagem pela empresa, ele ocupou cargos de liderança em diversos mercados emergentes, inclusive como diretor administrativo para a Índia, diretor administrativo para a Tailândia e Filipinas, e diretor administrativo para o Sul e Sudeste Asiáticos. Ele também liderou o conselho de mercados emergentes da empresa. Madhavan assumirá imediatamente o cargo de presidente regional para a Europa, BMBV, e ficará baseado em Genebra até assumir o cargo de CEO, quando deverá se mudar para a sede mundial da empresa nas Bermudas, sujeito a aprovação das autoridades imigratórias.

A empresa anunciou também que, como parte do plano de sucessão de liderança, Paolo Perego, atualmente presidente regional para a Europa, BMBV, buscará novas oportunidades fora da empresa, que o agradece por suas consideráveis contribuições. Alex Ouziel, um veterano com sete anos de Bacardi e atualmente vice-presidente e diretor administrativo para a Europa Oriental, foi promovido a presidente regional para Ásia, Oriente Médio e África, baseado em Dubai e sucedendo Madhavan. Ouziel também integrará a equipe de liderança global. Oksana Pevtsova, veterana com dez anos de empresa, foi promovida a vice-presidente e diretora administrativa para a Europa Oriental, com base em Moscou, em substituição a Ouziel.

Bacardi acrescentou: “É um prazer anunciar as promoções de Alex e Oksana. Seu sucesso demonstra o compromisso que nossa empresa fez para identificar e estimular os talentos internos”.

O processo de sucessão de liderança foi conduzido por um comitê especial do conselho, com a assessoria do Dr. John A. Davis e do Dr. David Ager do Cambridge Family Enterprise Group, um dos principais especialistas em empresas familiares.

Sobre a Bacardi Limited

Bacardi Limited, a maior empresa de capital privado dedicada a bebidas alcoólicas do mundo, produz e comercializa bebidas destiladas e vinhos internacionalmente reconhecidos. O portfólio da marca Bacardi é composto de mais de 200 marcas e rótulos, incluindo o rum BACARDÍ®, a vodca GREY GOOSE®, o uísque escocês blended DEWAR'S®, o gim BOMBAY SAPPHIRE®, o vermute e os vinhos espumantes MARTINI®, a tequila com 100% agave azul CAZADORES® e outras marcas líderes e em crescimento.

Fundada há 155 anos em Santiago de Cuba, no dia 4 de fevereiro de 1862, a Bacardi, empresa de propriedade familiar, fabrica suas marcas em 29 instalações e vende seus produtos em mais de 160 países. Bacardi Limited refere-se ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited. www.BacardiLimited.com

©2017 BACARDI
BACARDI, O EMBLEMA DO MORCEGO E OUTRAS MARCAS SÃO MARCAS COMERCIAIS DA BACARDI & COMPANY LIMITED
OU DE OUTRAS SUBSIDIÁRIAS DA BACARDI LIMITED.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Contacts

Bacardi Limited
Amy Federman, +1-441-294-1110
afederman@bacardi.com
ou
K.C. Kavanagh, +1-441-298-1053
kckavanagh@bacardi.com

Contacts

Bacardi Limited
Amy Federman, +1-441-294-1110
afederman@bacardi.com
ou
K.C. Kavanagh, +1-441-298-1053
kckavanagh@bacardi.com