Parcerias globais e agenda principal de financiamento sustentável na Assembleia Anual 2023 do IsDB Group em Jeddah

Islamic Development Bank (IsDB) President and Group Chairman, H.E. Dr. Muhammad Al Jasser (Photo: AETOSWire)

JEDDAH, Arábia Saudita--()--Elaboradores de política e líderes empresariais de todo o mundo estão deliberando sobre como lidar com os obstáculos ao desenvolvimento sustentável durante a Assembleia Anual do Islamic Development Bank (IsDB) Group em andamento em Jeddah, Reino da Arábia Saudita.

Com o tema "Parcerias para evitar crises", a 48a edição da assembleia anual reuniu oficiais governamentais do alta escalão e executivos empresariais sêniores para discutir uma série de tópicos, como redução de pobreza, saúde, educação, empoderamento de mulheres e jovens, segurança alimentar e mudança climática.

O evento de quatro dias inclui sessões plenárias de alto nível e simpósios técnicos para identificar soluções eficientes para problemas econômicos e de desenvolvimento enfrentados pelos 57 países membros do IsDB Group e seus parceiros.

Na abertura do evento na quarta-feira, a Reunião de Conselho do IsDB Group aprovou um financiamento no valor de mais de US$ 558 milhões para seis projetos nos países membros. Os projetos focam em apoiar crescimento inclusivo e desenvolvimento de infraestrutura, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No primeiro dia, também houve a divulgação do "Relatório de Integração do IsDB Group para a região árabe", que mede o progresso da integração econômica dentro de tal região e fornece uma estratégia para fortalecer o comércio entre os países membros do Banco.

Embora os eventos paralelos a esse importante evento estejam em andamento desde 10 de maio, a cerimônia oficial de abertura aconteceu na quinta-feira. Ao realizar a palestra principal, Sua Excelência Dr. Muhammad Al Jasser, presidente e dirigente do grupo do IsDB, reafirmou o compromisso do Bank Group com a promoção de resiliência e o fornecimento de financiamento nos países membros para ajudar a superar os desafios no contexto de mudança das condições monetárias.

"Para apoiar os países membros a lidar com a crise, o IsDB Group lançou várias iniciativas ambiciosas, incluindo um programa para tratar dos efeitos da pandemia, com um valor de US$ 4,3 bilhões, que implementamos por completo, e o Programa de Resposta à Segurança Alimentar, avaliado em mais de US$ 10 bilhões nos próximos três anos, além do compromisso de contribuir para o financiamento climático com um valor de pelo menos US$ 13 bilhões até 2030."

Enquanto isso, o Fórum do Setor Privado do IsDB Group, que está acontecendo de 11 a 13 de maio em paralelo à assembleia anual, está abrindo caminho para parcerias públicas-privadas mais fortes que impulsionam o desenvolvimento inclusivo e apoiam o financiamento inovador e sustentável.

*Fonte: AETOSWire

TRACCS