Oilon: experiência finlandesa em bombas de calor avaliada como a melhor da Europa

Um edifício onde nem um único joule de energia fica inutilizado

Sales Manager Heli Liedes, Sales, Marketing Director Sami Pekkola and Chief Business Officer Martti Kukkola received the award in Brussels on Wednesday. (Photo: Business Wire)

HELSINKI--()--A empresa finlandesa de tecnologia de energia Oilon e a empresa de energia Helen ganharam o respeitado 'The Heat Pump Award' na série DecarBuilding com sua solução de bombas de calor desenvolvida mutuamente. A competição, organizada pela European Heat Pump Association (EHPA) desde 2011, premia projetos de bombas de calor mais inovadores e energeticamente eficientes no continente. O prêmio foi entregue em Bruxelas na quarta-feira.

O prêmio foi concedido a um prédio de apartamentos construído em Helsinki, capital finlandesa, onde foi implementado um novo tipo de solução de bombas de calor. A bomba de calor é utilizada para aquecer e arrefecer o prédio. As fontes de calor são águas residuais do prédio, o calor residual gerado pelos refrigeradores e sistemas de refrigeração de um mercado de alimentos localizado no prédio, e o calor geotérmico. Além disto, quando a quantidade de calor gerado excede o consumo no prédio, o mesmo será fornecido à rede Helen como calor distrital.

– Nem um único joule de energia é desperdiçado aqui, disse o diretor comercial da Oilon Martti Kukkola.
– Até mesmo a energia gerada pela descarga do vaso sanitário é utilizada.

O conceito exclusivo, nascido em parceria entre as empresas de energia, levou a eficiência energética e ambientalismo de novos projetos de construção a outro nível. É o resultado dos esforços de desenvolvimento de produtos feitos pela Oilon em termos de tecnologia de bombas de calor e pela Oilon e Helen juntas em termos de recuperação de calor residual.

A meta da geração e uso de energia bidirecional é obter a neutralidade de carbono total na produção de calor e refrigeração. As bombas de calor têm um grande papel a desempenhar aqui.

– Muitos meios diferentes são necessários rumo à neutralidade de carbono e a independência energética, entre os quais as potentes bombas de calor são algumas das melhores, disse Kukkola.

Uma bomba Oilon ChillHeat de reação inteligente é o coração pulsante da solução híbrida de economia circular premiada na quarta-feira também em Bruxelas, sendo capaz de operar em diferentes faixas de carga parcial e temperatura.

– O aspecto mais inovador é que várias fontes de calor podem ser utilizadas juntas em diferentes épocas do ano de modo otimizado e neutro em carbono, explicou Kukkola.

Tanto a Oilon como a Helen apreciam o prêmio como reconhecimento de sua parceria e do tema extremamente atual do desenvolvimento da eficiência energética.

– Investir em tecnologias que utilizam eficiência energética e calor residual é agora mais importante do que nunca, disse a vice-presidente sênior Sari Mannonen do departamento de Soluções e Portfólio da Helen, ao expressar gratidão:
– Este reconhecimento também é outra indicação de como as parcerias entre empresas podem criar inovações e tecnologias inovadoras para alcançar a independência energética, disse Mannonen.

Anexos
Imagem: bomba de calor de alta potência da Oilon
Imagem: premiação de gala da EHPA em Bruxelas, 28 de setembro de 2022

Oilon
A Oilon é uma empresa internacional familiar de tecnologia de energia e meio ambiente, fundada em 1961. A Oilon é especializada em tecnologia de energia e meio ambiente com foco em bombas de calor e resfriadores industriais, bombas de calor geotérmicas, queimadores e sistemas de combustão. A Oilon conduz o desenvolvimento contínuo de produtos para melhorar a eficiência energética, reduzir emissões e criar soluções com base em fontes de energia renováveis.
A Oilon tem um faturamento de € 70 milhões e emprega 380 pessoas. A empresa possui unidades de produção na Finlândia, EUA e China, além de escritórios de vendas no Brasil e na Alemanha. Além disto, a Oilon administra uma rede internacional de vendas com 70 distribuidores.

Helen Ltd
A Helen Ltd ajuda a tornar a vida cotidiana um pouco mais fácil para mais de 550.000 clientes na Finlândia. Além de calor, refrigeração e eletricidade, oferecemos soluções para energia regional e renovável, prédios inteligentes e transporte elétrico. Estamos desenvolvendo um sistema de energia mais inteligente e neutro em carbono, permitindo que todos produzam, usem e economizem energia com respeito ao meio ambiente. Visamos alcançar 100% de neutralidade de carbono em nossa produção de energia até 2030. Vamos unir forças e transformar em realidade as oportunidades de uma nova era energética.

Martti Kukkola, diretor comercial
martti.kukkola@oilon.com
+358 400312060

Sari Mannonen, vice-presidente sênior do departamento de Soluções e Portfólio da Helen