Akur8 lança sua primeira pesquisa mundial de precificação de seguros, revelando uma vontade do setor de seguros de ver uma convergência entre ciências atuariais e ciência de dados

A primeira pesquisa mundial de precificação da Akur8 revela que 83% da comunidade de precificação de seguros acredita que a convergência entre ciências atuariais e ciência de dados seria altamente valiosa para sua equipe no futuro.

PARIS--()--Akur8, a empresa de precificação de seguros de IA, publicou hoje os resultados de seu primeiro relatório mundial de precificação, "Pesquisa Mundial de Precificação Akur8 2022 - a Convergência entre Ciência Atuarial e de Dados."

Lançando uma nova luz sobre os desafios de precificação e expectativas das seguradoras ao redor do mundo, a nova pesquisa de seguros da Akur8 oferece informações importantes de mais de uma centena de profissionais de precificação de seguros em todas as linhas de negócios, representando 31 países.

Entre as descobertas da pesquisa, algumas das conclusões chave incluem:

• Para os principais players de seguros, a precificação é o diferencial competitivo mais importante no mercado, com 81% dos entrevistados classificando a mesma como um critério muito importante.
  • As práticas de precificação ainda enfrentam desafios herdados, entre os quais a falta de dados e recursos são considerados as maiores barreiras, junto com as limitações de TI e de ferramentas atuais.
  • Processos e ferramentas de precificação estabelecidos, embora robustos, continuam a fazer uso de abordagens de precificação herdadas, não tendo ainda ativado o potencial de precificação como alavanca de negócios.
    • Em geral, os processos de precificação para companhias de seguros não vida permanecem sobretudo manuais, aproveitando GLMs com pouca variedade de fontes de dados.
    • Ao contrário dos modelos técnicos que raramente são atualizados mais de uma vez ao ano, os prêmios comerciais são revisados diversas vezes por ano sem avaliações de risco atualizadas.
    • As ferramentas não são disruptivas, sendo o software manual ainda o mais representado. O Excel continua sendo utilizado em muitas etapas do processo de precificação, incluindo aspectos referentes à modelagem preditiva.
  • No futuro, as equipes de precificação esperam que um grande potencial de valor inexplorado seja fornecido mediante automação e conjuntos de ferramentas integrados.
    • As equipes de precificação têm um grande interesse em medir o impacto final nos negócios das decisões de precificação, até no índice combinado, mas são limitadas em agir assim.
    • As equipes de precificação do setor de seguros estão comprometidas em ativar o poder dos dados nos próximos anos para aprimorar o desempenho de seus negócios.
    • O maior valor para a precificação de seguros será obtido através da convergência da ciência atuarial e de dados.

"A introdução desta pesquisa permite que a Akur8 reúna informações diretamente de empresas de seguros e subscritores em todo o mundo, para compreender melhor as práticas de precificação do setor, desafios e expectativas para o futuro.", declarou Samuel Falmagne, Cofundador e Diretor Executivo da Akur8. "Por meio destas descobertas, estamos animados em oferecer ao setor de seguros uma nova liderança de pensamento sobre processos e práticas de precificação bem como pavimentar o caminho para abordagens e ferramentas de precificação da próxima geração."

Todas as descobertas da pesquisa mundial de precificação de seguros da Akur8 estão disponíveis em www.akur8.com/white-papers/global-pricing-survey

Sobre a Akur8

A Akur8 está revolucionando a precificação de seguros com a IA Transparente, ao impulsionar os recursos de precificação das seguradoras com velocidade e precisão sem precedentes em todo o processo de precificação, sem comprometer a capacidade de auditoria ou o controle.

Nossa plataforma modular de pricing automatiza a modelagem de prêmios técnico e comercial. Ela capacita as seguradoras a calcular preços ajustados e precisos segundo sua estratégia comercial, impactando materialmente seus negócios e mantendo o controle absoluto dos modelos criados, conforme exigido pelos reguladores em todo o mundo. Com a Akur8, o tempo gasto na modelagem é reduzido em 10x, o poder preditivo dos modelos é aumentado em 10% e o potencial de melhoria do índice de sinistralidade é de 2 a 4%.

A Akur8 já atende a mais de 50 clientes em mais de 20 países, incluindo AXA, Generali e Munich Re; seguradoras especializadas Canopius e Tokio Marine Kiln; insurtechs Wakam e wefox; e a seguradora mútua Matmut. 700 atuários fazem uso da Akur8 diariamente para criar seus modelos de precificação em todas as linhas de negócios.

Contato de Mídia
Anne-Laure Klein