Cena da Natividade peruana é apresentada para o Natal de 2021 no Vaticano

  • O rico patrimônio cultural do Peru é admirado no mundo todo graças a uma Cena da Natividade composta de mais de 30 estatuetas em tamanho real criadas por artesãos de Huancavelica.

Peruvian Nativity scene is displayed at Saint Peter's Square in Vatican City, Vatican. © PROMPERÚ

LIMA, Peru--()--A tradicional cena da manjedoura criada pela nação chopcca da região de Huancavelica, localizada no centro do país, será exibida na Praça de São Pedro da Cidade do Vaticano a partir de 10 de dezembro, de acordo com a Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PROMPERÚ).

Durante 45 dias, devotos e turistas do mundo todo vão poder admirar a cena que inclui mais de 30 figuras feitas por cinco artesãos especialistas de Huancavelica com fibra de vidro, cerâmica, madeira de agave e outros materiais.

“Essa atividade de enorme transcendência espiritual confirma o ótimo relacionamento como Estado do Vaticano no contexto do bicentenário de nossa independência. Essa exposição também vai gerar interesse nas diferentes nações peruanas. Temos certeza de que o mundo prestará mais atenção no patrimônio cultural do Peru e no talento de nossos artesãos”, declarou Amora Carbajal, diretora executiva da PROMPERÚ.

Um dos principais recursos dessa Cena da Natividade é sua riqueza de cores, exibidas com destaque nas figuras decoradas com as roupas típicas da nação chopcca, declaradas Patrimônio Cultural Intangível Peruano em 2014 graças à sua singularidade, representatividade e importância para a cultura indígena.

Outro traço único dessa Cena da Natividade é a forma como o Menino Jesus é representado. Jesus tem o olhar de uma criança “hilipuska” e é envolvido em uma manta típica de Huancavelica. Além disso, os presentes dos Reis Magos refletem parte da riqueza peruana: seus produtos agrícolas, superalimentos que o país sul-americano exporta para o mundo inteiro.

Alguns animais peruanos — como lhamas, condores, viscachas, flamingos andinos, alpacas, entre outros — foram incluídos na representação dessa Cena da Natividade rural. Elaborada com materiais típicos, a cenografia também faz alusão a paisagens e à arquitetura de Huancavelica.

A celebração do Natal é uma tradição profundamente enraizara na arte peruana. Introduzida na região durante o período do vice-reinado, essa festa religiosa foi preservada por toda a história do país em incontáveis formas de representação e variações iconográficas, sendo as estatuetas uma delas.

Essa ação é o resultado do trabalho conjunto entre o Governo Regional de Huancavelica, a Diocese de Huancavelica, o Ministério de Relações Exteriores do Peru, a Embaixada do Peru na Santa Sé e o Ministério de Comércio Exterior e Turismo (MINCETUR).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Karla Acuña, Comunicaciones@promperu.gob.pe

Contacts

Karla Acuña, Comunicaciones@promperu.gob.pe