Centro de Pesquisa de Sistemas Seguros do Instituto de Inovação Tecnológica em Abu Dhabi anuncia lançamento da sua primeira instalação de captura de movimento fora dos Estados Unidos

Dr Shreekant (Ticky) Thakkar, Chief Researcher, Secure Systems Research Centre, Technology Innovation Institute (Photo: AETOSWire)

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos--()--O Instituto de Inovação Tecnológica (Technology Innovation Institute, TII), o pilar de pesquisa aplicada do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada (Advanced Technology Research Council, ATRC), anunciou hoje que seu Centro de Pesquisa de Sistemas Seguros (Secure Systems Research Centre, SSRC) é pioneiro na primeira instalação de captura de movimento (Motion Capture, MOCAP) na região. Fora dos Estados Unidos, a exclusiva instalação do SSRC em sua propriedade em Masdar City, possibilitará testes de sistemas aéreos não tripulados (Unmanned Aerial Systems, UAS) ou drones em um ambiente de realidade aumentada (Augmented Reality, AR) ou de realidade mista.

A instalação de MOCAP permitirá que o SSRC simule voos pela cidade de Abu Dhabi e habilite realidade prática de alta precisão para realizar sofisticados experimentos, além de testes virtuais, de realidade aumentada e de realidade mista. A capacidade para simular imagens de câmeras virtuais e sensores facilita os testes em ambientes muito grandes, muito perigosos ou que consumam muito tempo para construir em realidade.

O sistema de captura de movimento de alta qualidade proposto para Abu Dhabi será capaz de realizar rastreamento passivo ou ativo e melhorar as capacidades de comunicação, navegação, comando e controle alcançadas até hoje. O SSRC está modelando esta instalação de acordo com sua contínua colaboração com a Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, que detém a distinção de maior instalação interna de captura de movimento no mundo.

Falando sobre a revolucionária instalação que permitirá a modelagem e operação de um sistema de drones autônomos seguros baseado na nuvem – ao contrário de drones apenas autônomos – neste ambiente, o Dr. Shreekant (Ticky) Thakkar, pesquisador-chefe do SSRC, afirmou: “Isto é um começo, bastante ambicioso, e estamos confiantes que poderemos alcançar tecnologias que poderiam limitar ataques cibernéticos maliciosos enquanto nossa confiança em drones continua aumentando a cada dia. Eles são fundamentais para a vida atual – desde entregar valiosos órgãos a hospitais a realizar vigilância de zonas de alta segurança, ou espalhar sementes em um campo ou até mesmo concluir entregas de alimentos.

“Esta exclusiva instalação de testes será alavancada por diversos grupos de laboratório e nos permitirá realizar experimentos em uma ampla gama de sistemas aéreos não tripulados de diversos tamanhos, enquanto câmeras de alta resolução de ponta rastreiam pequenos objetos no ambiente ao redor. Nosso foco no SSRC é desenvolver soluções de segurança revolucionárias para proteger sistemas que podem ser vulneráveis, como sistemas de drone não seguros que possam representar várias ameaças para privacidade e segurança organizacional ou até individual. Assim, é essencial construir plataformas de drones mais resilientes e seguras.”

Sobre a construção da nova instalação, James Goppert, diretor administrativo da Instalação de Pesquisa e Testes de UAS da Purdue declarou: “Drones autônomos já estão exercendo um importante papel na entrega de pacotes e inspeção de infraestrutura. Enquanto cidades inteligentes evoluem, será fundamental garantir a operação segura de drones em um ambiente urbano. Esta instalação é especialmente adequada para a tarefa de trazer algoritmos para a segurança de drones desde a simulação à aplicação no mundo real permitindo uma transição gradual de elementos de cenário de simulação pura, para o virtual e o mundo real.”

A instalação de testes será utilizada tanto pelo Centro de Pesquisa de Sistemas Seguros e pelo Centro Autônomo de Pesquisa em Robótica da TII para realizar experimentos em uma variedade de veículos. Como um espaço compartilhado, a instalação de captura de movimento pode acomodar desde micro UAS pesando menos de 10 g a grandes UAS que pesam até 1.000 kg em diferentes tipos de UAS, desde multirrotores a helicópteros e veículos de decolagem e pouso verticais (vertical takeoff and landing vehicles, VTOLs) a aeronaves de asa fixa.

Para informações sobre o Instituto de Inovação Tecnológica, acesse www.tii.ae

Para informações sobre o Centro de Pesquisa de Sistemas Seguros, acesse https://securesystems.tii.ae/

*Fonte: AETOSWire

Instituto de Inovação Tecnológica