Vaya Space criará subsidiária brasileira

(Pictured Left to Right) Almirante Silvio Starling, Phillip Newton, Cris Pinto, Minister Marcos Pontes - MCTI, Rob Fabian- Vaya Space President, and Jack Blood- Vaya Space Vice President

COCOA, Flórida--()--Empresa americana de tecnologia espacial Vaya Space, uma provedora de serviços de propulsão de foguetes híbridos e lançamento orbital, anunciou que criará uma subsidiária brasileira como parte de seu plano estratégico para expandir as operações para a América do Sul. A Vaya Space prevê a criação de 200 empregos diretos no Brasil nos próximos dois anos e planeja uma área de fabricação inicial de aproximadamente 10.000 metros quadrados.

Jack Blood, vice-presidente da Vaya Space, comentou sobre o clima favorável aos negócios que existe no Brasil, a política governamental para facilitar os esforços de espaço comercial e a oportunidade para parcerias público-privadas.

“O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-EUA protege as exportações de tecnologia espacial sensível para o Brasil para lançamento a partir do Centro de Lançamento de Alcântara. Isso garante a conformidade com os requisitos de controle de exportação dos EUA e nos permite aproveitar a excelente localização deste espaçoporto, que pode suportar uma ampla gama de azimutes de lançamento, do equatorial ao polar”, afirmou Blood. “O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob a liderança de Marcos Pontes, tem sido um forte defensor de trazer negócios de lançamento comercial para o Brasil. Outras considerações incluíram a capacidade de gerar soluções chave na mão com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que possui recursos robustos para apoiar o desenvolvimento de tecnologias de pequenos satélites, particularmente observação da Terra e ciências espaciais e atmosféricas; juntamente com o alinhamento da Agência Espacial Brasileira (AEB) com as melhores práticas da FAA. Combinados, todos esses fatores criam um excelente ambiente no Brasil para as operações espaciais comerciais e para que o Brasil assuma um papel de liderança na indústria espacial na América do Sul”.

O local final para as operações de fabricação da Vaya Space no Brasil continua em negociação, com várias áreas disputando consideração. Anteriormente, um memorando de entendimento foi assinado com a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (INDI) para o estado de Minas Gerais, Brasil. A Vaya Space também está considerando localizações do cluster aeroespacial localizado no interior do estado de São Paulo, na cidade de São José dos Campos, que segundo o ranking do jornal Financial Times de 2020 é a terceira melhor cidade do mundo para investimento estratégico no setor aeroespacial.

O presidente da Vaya Space, Rob Fabian, resumiu: “Estamos entusiasmados com a construção de nossa subsidiária brasileira. Estamos ansiosos para fazer parceria com empresas brasileiras; desenvolvendo cadeias de abastecimento locais, regionais e globais, apoiando uma base de clientes forte e diversificada e contribuindo para a criação de uma economia espacial comercial vibrante”.

Sobre a Vaya Space: A Vaya Space é uma empresa de propulsão de foguetes híbrida e lançadora SmallSat que aproveita os avanços na fabricação de aditivos para redefinir o custo, o desempenho e a segurança do acesso ao espaço. Com um ciclo de construção, integração e pronto para lançamento de menos de 30 dias, a Vaya Space é capaz de lançar cargas maiores que 1.000 kg na órbita terrestre baixa e cargas maiores que 600 kg na órbita síncrona do sol. Posicionada para atender ao mercado global, a Vaya Space agora aceita reservas de lançamento para 2023.

vayaspace.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Mary Baldino
(321) 222-0858
media@vayaspace.com

Contacts

Mary Baldino
(321) 222-0858
media@vayaspace.com