Unifrax apresenta FlexCat™, um novo material catalisador especializado de alto desempenho

Apoiado pela Clearlake Capital, o novo meio de catálise com base em fibras da Unifrax oferece produção aprimorada para reações catalíticas industriais e químicas especializadas, com aplicações na produção de células de combustível e gás hidrogênio

BUFFALO (EUA)--()--Unifrax, a fabricante líder de materiais especiais de alto desempenho, apresentou hoje o FlexCat™ by Unifrax, um novo meio flexível de grande superfície projetada para fornecer maior eficácia do catalisador com maior rendimento usando menos matérias-primas. Para uso em células de combustível, produção de gases especializados, processamento químico, purificação do ar e outras aplicações, o FlexCat oferece aos catalisadores e parceiros industriais melhor desempenho, economia de custos considerável e maior segurança para os funcionários.

Uma solução revolucionária para os mercados de catalisadores especializados

Com muitas indústrias atualmente dependendo de grãos de alumina para realizar reações catalíticas, as empresas químicas especializadas normalmente lidam com reações paralisadas por causa de materiais entupidos, grandes investimentos iniciais e requisitos de espaço significativos. Elas também são forçadas a lidar com emissões prejudiciais ao meio ambiente. Para resolver esses problemas, a Unifrax projetou uma solução de suporte de catalisador fibroso que é 15 vezes mais leve em média do que o padrão da indústria, ao mesmo tempo em que usa menos catalisadores de metais preciosos e metais de terras raras para aumentar o rendimento e melhorar a pureza. Isso permite uma maior produção usando o equipamento existente e uma pegada menor do reator para projetos futuros. O FlexCat pode ser incorporado aos sistemas existentes de controle de emissões da estação para reduzir as pegadas de carbono e permitir que os clientes atendam aos padrões mais rígidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos.

“O FlexCat é uma oferta revolucionária como uma forma de produto muito leve e personalizada que é extremamente durável nas condições adversas normalmente encontradas em muitos reatores”, disse Chad Cannan, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Unifrax. “O FlexCat oferece aos nossos parceiros do setor o potencial de economizar milhões de dólares em suas operações em custos de materiais, investimentos de capital e qualidade aprimorada de equipamentos existentes. De emissões mais limpas ao cumprimento dos padrões mais rígidos da EPA, passando por maior pureza, taxas de fluxo e velocidades de conversão, a introdução do FlexCat é um divisor de águas ambiental, social e de governança (ESG) para a indústria.”

O FlexCat também está preparado para afetar a economia de hidrogênio. Conforme a demanda por hidrogênio aumenta, o FlexCat apoia o crescimento da produção de hidrogênio por meio de melhor seletividade e aumento do rendimento usando significativamente menos material catalisador. A tecnologia FlexCat impulsiona uma maior adoção ao utilizar unidades menores e mais eficientes, que vão desde células de combustível até dispositivos de consumo.

Tecnologia com base em fibras

Aproveitando a área de superfície efetiva do material fibroso exclusivo da Unifrax, o FlexCat oferece resultados aprimorados, fornecendo um caminho mais tortuoso para melhorar a catálise dentro de um reator. O FlexCat elimina a necessidade de qualquer processo de pré-lavagem ou revestimento de zeólita antes de aplicar metais catalisadores. Os testes até agora mostraram:

  • Capacidade de usar até 80% menos de metal, incluindo metais do grupo da platina (PGMs), enquanto obtém o mesmo rendimento de conversão
  • Durabilidade extrema até quase 1.850°F (~1.000°C) com pureza de produto mais consistente
  • Conversão e seletividade aprimoradas de reações catalíticas, mesmo após o envelhecimento, permitindo às plantas industriais um melhor rendimento com os equipamentos existentes
  • Forte adesão de PGMs e quase nenhuma perda de catalisador, mesmo após envelhecimento térmico

A estrutura leve da camada de fibra do FlexCat permite uma instalação e remoção mais seguras e limita os resíduos perigosos – vantagens importantes para a força de trabalho do cliente da Unifrax e a segurança do meio ambiente.

FlexCat e o portfólio de tecnologia da Unifrax

O FlexCat é o primeiro passo da Unifrax na catálise industrial, com base na profunda história da empresa em tecnologia e manufatura com base em fibras. A Unifrax possui um histórico de mais de 75 anos de desenvolvimento e fornecimento de materiais inorgânicos projetados em grande escala para indústrias avançadas no mundo todo, incluindo veículos elétricos, indústria aeroespacial e processamento químico.

“A Unifrax continua perseguindo sua missão de fornecer soluções mais ecológicas, limpas e seguras para clientes e parceiros. O FlexCat é um passo revolucionário para a catálise industrial que atende a esses três pilares”, comentou John Dandolph, presidente e CEO da Unifrax. “A Unifrax tem trabalhado em estreita colaboração com parceiros petroquímicos e de combustíveis renováveis ao longo da sua história. À medida que essas indústrias buscam tecnologias novas e inovadoras para oferecer economia de custos e eficiências que os produtos atuais não podem oferecer, produtos como o FlexCat, junto com nossa nova tecnologia de emissões de veículos Eco-lytic™, fornecem soluções únicas e revolucionárias para a catálise indústrias em geral. Esses produtos terão um impacto transformador na segurança, nos custos e no meio ambiente em centenas de processos industriais e químicos.”

Customizável para parceiros individuais, processos e reações específicas, o FlexCat já pode ser fabricado em escala. A Unifrax estará disponível na Hydrogen 2021 Digital Conference & Exhibition para debater mais com as partes interessadas. Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Saiba mais sobre o FlexCat em www.unifrax.com/landing-page/flexcat/.

Sobre a Unifrax

A Unifrax desenvolve e fabrica materiais especiais de alto - desempenho usados em aplicações avançadas, incluindo isolamento industrial de alta temperatura, veículos elétricos, armazenamento de energia, filtragem e proteção contra incêndio, entre muitos outros. Os produtos da Unifrax são projetados com o objetivo final de economizar energia, reduzir a poluição e melhorar a segurança de pessoas, edifícios e equipamentos, cumprindo nosso compromisso com nossos clientes de soluções mais ecológicas, limpas e seguras para seus desafios de aplicação. A Unifrax possui 37 fábricas operando em 12 países e emprega mais de 2,7 mil funcionários no mundo inteiro. Mais informações disponíveis em www.unifrax.com. Para novidades, siga-nos no Twitter, LinkedIn e Facebook.

Sobre o Clearlake

Fundada em 2006, a Clearlake Capital Group, L.P. é uma empresa de investimento que opera negócios integrados de capital privado, crédito e outras estratégias relacionadas. Com uma abordagem focada no setor, a empresa busca fazer parceria com equipes de gestão experientes, fornecendo capital paciente e de longo - prazo para empresas dinâmicas que podem se beneficiar da abordagem de melhoria operacional da Clearlake, O.P.S.®. Os principais setores-alvo da empresa são indústria, tecnologia e consumo. A Clearlake conta atualmente com aproximadamente US$ 35 bilhões de ativos sob gestão e seus principais diretores de investimento lideraram ou colideraram mais de 300 investimentos. A empresa possui escritórios em Santa Mônica e Dallas (ambos nos EUA). Mais informações disponíveis em www.clearlake.com e no Twitter @ClearlakeCap.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Unifrax:
Deborah L. Myers
Diretora de Comunicação de Marketing Global
dmyers@unifrax.com
716.812.4802

Clearlake:
Jennifer Hurson
jhurson@lambert.com
845.507.0571

Contacts

Unifrax:
Deborah L. Myers
Diretora de Comunicação de Marketing Global
dmyers@unifrax.com
716.812.4802

Clearlake:
Jennifer Hurson
jhurson@lambert.com
845.507.0571